Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    O Templo da Ilha de Philae

      /  África   /  O Templo da Ilha de Philae

    O Templo da Ilha de Philae

    Que o Egito é cheio de templos dedicados os Deuses antigos a gente já sabe, mas você sabia que tem um templo especifico que está localizado em uma ilha no meio do Rio Nilo? Esse é o Templo de Philae ou Filae.

    Sobre o Templo de Philae

    O Templo de Philae foi construído no reinado de Ptolomeu II e é o Templo dedicado aos deuses Ísis, Osíris e Hórus. Gravado nas paredes do templo é possível ver cenas da mitologia egípcia de Ísis trazendo Osíris de volta à vida, dando à luz Hórus e mumificando Osíris após sua morte.

    O complexo de estruturas do Templo de Ísis foi concluído por Ptolomeu II Filadelfo que reinou de 285 a 246 aC e seu sucessor, Ptolomeu III Euergetes que teve seu reinado de 246 a 221 aC. Suas decorações, que datam do período dos últimos Ptolomeus e dos imperadores romanos, nunca foram concluídas. O imperador romano Adriano acrescentou um portão a oeste do complexo. Outros pequenos templos ou santuários dedicados a divindades egípcias incluem um templo para Imhotep, um para Hathor e capelas para Osíris, Hórus e Néftis.

    Mudança de local

    Assim como outros templos na região, como o de Abu Simbel, o Templo de Philae teve que ser removido da área original onde estava construído, que era a Ilha de Philae. Ele estava ficando submerso devido a construção da nova barragem de Aswan, que inundou a área. Para isso o governo egípcio e a UNESCO trabalharam juntos para esvaziar a área e realocar todo o templo, pedra por pedra (50.000 pedras no total!), para uma ilha próxima chamada Agilka, onde está hoje, porém segue com o nome da ilha antiga.

    Como chegar ao Templo de Philae

    Por ser uma ilha, logo o templo apenas é acessivel de barco. A cidade mais próxima e ponto de partida de muitos viajantes para visitar o templo é Aswan. De lá é preciso ir até o porto de Al Batanyoun de onde os barcos. Vale lembrar que como tudo no Egito é na base da pechincha, vai ter que ter labia para negociar o valor do barco. Dividindo com mais pessoas fica mais barato.

    Visitando o Templo de Philae.

    Quando estive em Aswan eu estava com um amigo egipcío que estava me mostrando toda a cidade. ele quem me levou até o Templo. Fomos de carro até o porto de Al Batanyoun e pegamos um barco. Como eu estava sozinho (sem outros turistas) eu paguei cerca de 400EGP pelo barco para me levar e trazer, o que dava em torno de €12.00 ou R$68,00. O barco leva cerca de 10 minutos até lá e a vista das demais ilhotas no Nilo é bem bonita.

    Chegando lá a ilha já estava lotada de turistas, mas explorando ela é possível encontrar cantinhos solitários, mas incríveis. Gravado nas paredes estão muitas histórias do local, e se você tiver um guia explicando a história o passeio pode ficar muito mais interessante.

    O Templo de Philae já foi reverenciado por muitos povos ao longo da história por ter sido, segundo a lenda, o local onde o Deus Osíris foi enterrado. Diz a lenda que a Deusa Ísis era casada com seu irmão, o Deus Osíris, porém que esse foi morto pelo seu outro irmão Set por inveja. Set picou seu corpo e jogou no Nilo, porém Ísis recolheu todos os pedaços, mumificou e espalhou por toda a ilha.

    O Templo de Philae foi um dos últimos a ser construídos no Egito em um breve momento antes de Roma invadir o Egito. É um dos templos do país que está em melhor estado devido sua localização ser em uma ilha, o que o dificultou de perseguisões religiosas, mas não o protejeu.

    Philae já foi usado como igreja para cultos da igreja católica e devido a isso é possível ver que muitas das imagens nas paredes estão desfiguradas, pois os cristãos queriam remover as imagens pagãs dos seus templos.

    Visitar o Templo de Philae é uma das paradas obrigatórias para quem estiver na região de Aswan. É uma experiência que te leva de volta no tempo e faz um elo entre o passado e o presente.

    Tem interesse em conhecer essa maravilha do Egito? Me conta ai embaixo!

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on