Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    Skellig Michael: A ilha mosteiro na Irlanda

      /  Europa   /  Skellig Michael: A ilha mosteiro na Irlanda

    Skellig Michael: A ilha mosteiro na Irlanda

    Talvez você não conheça esse lugar pelo nome, mas certamente já deve ter visto em algum filme, principalmente os que amam a franquia Star Wars. Isso porque esse local já foi set de filmagem para esses filmes. O magnífico Skellig Michael Island (Skeilig Mór em irlandês) é um dos dois únicos Patrimônios Mundiais da UNESCO localizados na República da Irlanda.

    Sobre as ilhas

    As Ilhas Skellig são 2 ilhotas rochosas desabitadas na costa sudoeste da Irlanda, sendo a primeira chamada de Little Skelling e a segunda de Skelling Michael. A segunda e principal ilha sobe do mar, atingindo uma altura de 218 metros acima do nível do mar. Skellig Michael tem esse nome em homenagem a São Miguel Arcanjo.

    O mosteiro no cume da ilha

    No topo dessa ilha é possivel encontrar o mosteiro St Fionan, uma das primeiras fundações construídas pelo homem na Irlanda. Como isso foi feito é difícil de saber, já que é uma ilha e é super alta. Os monges que ali viviam rezavam e dormiam em cabanas de pedra em forma de colmeia e muitas delas estão lá até hoje.

    Os monges deixaram a ilha no século XIII. Tornou-se local de peregrinação e, na época das Leis Penais, refúgio de católicos. Eu não cheguei a subir na Ilha, porém se você quiser pode fazer subindo todos os 618 degraus íngremes e irregulares. Chegar ao topo é um grande desafio, mas dizem que vale a pena o esforço (e o valor).

    Little Skellig

    Além da riqueza da história, ao lado se Skelling Island há uma outra ilhota conhecida como Little Skelling. Nela há uma quantidade fantástica e imensa de pássaros. O local é a segunda maior colônia de ganso-patola do mundo, além de contar com gaivotas e papagaios-do-mar. O cheiro no entanto não é muito agradável.

    Como chegar nas Ilhas?

    Skellig Michael está a 12 km (8 milhas) da costa da Irlanda. No entanto, eles podem ser acessados ​​pelos barcos de turismo a partir de Portmagee, na costa de Kerry. Eu comprei o passeio de barco no Skelling Experience Visitor Center. É possível comprar online e apenas o passeio de barco custa €45.00. Caso queira descer na ilha e subir até o mosteiro o valor sobe para €115.00.

    Visitando as Ilhas

    Para visitar as ilhas eu fui até Portmagee, uma vila de pescadores bem pequena. De lá saem os barcos que levam até as ilhas, seja para subir na ilha ou apenas dar a volta de barco. Nós optamos por fazer apenas a volta de barco, pois era um valor mais acessivel. Pegamos o barco pela The Skellig Experience Visitor Centre, um mini centro de visitantes que conta a história das ilhas desde as primeiras construções até o período pré e pós guerras. Recomendo visitar.

    Depois do tour pelo centro de visitantes nós aguardamos a saída do barco. Eles dividiram em 2 grupos em 2 barcos e lá fomos nós. Nessa empresa os barcos são bem, digamos, lentos.. então demoramos até para chegar lá, como cerca de 40 minutos a 1 hora, mas o percurso tem uma bela vista e claro, se molhar todo com aquela água geladíssima. De longe já era possível avistar as ilhas e suas formas piramidais.

    A primeira ilha que passamos perto foi a Little Skelling, aquela que é habitada por passáros. E são muitos deles, o barulho de pássaro é ensurdecedor, o cheiro de coco então nem se fala, porém mesmo assim é incível de vê-los ali em seu habitat natural.

    Em seguida passamos ao lado de Skelling Michael. A ilha é incrivelmente grande. Não descemos, mas era possível observar do barco mesmo o topo da ilha e as construções dos monges, que se assemelham a iglus de pedras. É um cenário bruto e que lembra algo pré histórico.

    É um passeio interessante e que eu recomendo caso estejam na região de Kerry na Irlanda.

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on