Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    O que comi por ai: Koshari

      /  África   /  O que comi por ai: Koshari

    O que comi por ai: Koshari

    Uma das coisas mais legais de se fazer ao viajar é experimentar algum prato típico local. Antes de ir para o Egito eu estava super ansioso para experimentar a culinária Egípcia e hoje posso afirmar que é uma delícia. Um desses pratos é o Koshari ou Kushari (كشرى), um simbolo egípcio equivalente a nossa Feijoada.

    Digamos que o Koshari é um prato bem rico em carboidratos. Isso porque a mistura é um tanto que diferente para nós brasileiros, nenhum pouco atraente à primeira vista digamos assim. O prato é uma mistura de lentilhas, macarrão e arroz cobertos com um molho bem temperado acompanhados por uma cebola frita deliciosa. Os egípcios também comem junto com um pãozinho, azeite, pimenta ou acompanhado por alguns vegetais.

    O prato tem sua origem lá no século XIX, na época em que Egito era um país multicultural no meio de um boom econômico. O prato se popularizou muito por levar ingredientes simples e ser fácil de fazer, principalmente por famílias mais pobres, mas hoje é uma das iguarias do país.

    É possível encontrar Koshari para vender em qualquer esquina do país, literalmente. Como o Koshari é tradicionalmente preparado sem nenhum produto animal, ele pode ser considerado vegano, desde que toda a fritura usada seja à base de óleo vegetal.

    Vamos lá, vamos aprender como fazer esse prato!!

    Receita de Koshari Egípcio

    Ingredientes

    1 xícara de lentilhas marrons lavadas
    1 xícara de espaguete (meio círculo ou conchas)
    3 colheres de sopa de óleo vegetal
    5 dentes de alho picados
    Suco de 3 tomates descascados
    1 colher de sopa de molho de tomate
    4 colheres de sopa de vinagre
    Bharat** à gosto
    1 xícara de arroz branco encharcado em água por uma hora
    1 cebola grande fatiada finamente
    Sal à gosto
    Pimenta preta à gosto

    Cebola Frita:

    2 cebolas, tamanho grande, descascadas e cortadas em fatias finas
    2 colheres de sopa de óleo vegetal
    Pimenta preta como desejado

    Modo de fazer

    Coloque as lentilhas em uma panela grande, adicione água e sal e cozinhe por cerca de 15 minutos. Depois de cozidas separe as lentilhas do caldo e reserve para usar no arroz.

    Aqueça o azeite em uma panela e coloque as cebolas e temperos. Mexa a cebola até que murche e mude de cor, adicione o arroz e deixe a mistura em fogo por mais 3 minutos.

    Despeje as lentilhas sobre o arroz e misture delicadamente por alguns minutos, em seguida, despeje o caldo de lentilhas sobre eles. Cubra a panela e cozinhe até que o arroz esteja nivelado.

    Enquanto isso, cozinhe o macarrão e em seguida o reserve.

    Para preparar o molho de tomate, aqueça o óleo vegetal em uma panela grande, adicione o alho e frite até que fique transparente, em seguida, adicione o suco de tomate, molho de tomate, vinagre e sal. Cozinhe em fogo médio até a mistura começar a ferver. Em seguida, retire do fogo e reserve.

    Para preparar a cebola frita, aqueça o óleo em outra panela e frite a cebola até ficar macia e dourada. Polvilhe a pimenta, em seguida, retire as cebolas do fogo e seque em tecidos de papel que absorvem o óleo.

    Para servir, coloque o arroz e as lentilhas em um prato, adicione o macarrão por cima e em seguida o molho. Decore com a cebola. Pode ser servido acompanhado de vegetais cozidos e molho de pimenta.

    O que é Bharat?**

    Bharat é nada menos do que uma mistura egípcia de vários temperos juntos. Ela inclui 2 colheres (sopa) de pimenta do reino preta, 2 colheres (sopa) de páprica picante, 2 colheres (sopa) de de cominho, 1 colher (sopa) de coentro em pó (ou seco), 1 colher (sopa) de cravo em pó, 1 colher (chá) de noz moscada em pó, 1 colher (chá) de canela e 1/2 colher (chá) de cardamomo em pó.

    Para isso mistura-se todos os ingredientes em um recipiente para que seja moído ou socado até que vire uma mistura em pó.

    Koshari

    Koshari

    É uma receita bem simples e barata de se fazer. O sabor é demais, uma verdadeira explosão de temperos na boca!

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on