Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    Viajando de Iberia e Iberia Express

      /  Experiências   /  Viajando de Iberia e Iberia Express

    Viajando de Iberia e Iberia Express

    Como muitos já sabem eu vim morar na Irlanda por um tempo, mas pra chegar aqui eu precisei cruzar o Atlântico e essa tarefa não foi nada fácil, ainda mais quando temos a Iberia no meio. A opção por voar de com ela veio de pelo seus baixos e atraentes valores para destinos Europeus, porém as vezes vale a pena pagar um pouquinho mais para ter um conforto melhor, ainda mais num percurso de 17 horas de duração. Vamos lá, vou te contar como é voar com a Iberia, singelamente apelidada pelos íntimos de Ivieja (velha em espanhol).

    A Iberia é uma grande companhia espanhola fundada em 1940, possui sua sede em Madrid e voos para diversas cidades do mundo, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. Ela faz parte da OneWorld, uma aliança de grandes empresas aéreas que inclui TAM, American Airlines, Qatar Airways dentre outros. O forte da Iberia são os preços bem convidativos, mas o ponto fraco é o atendimento pré-embarque e as condições físicas das aeronaves. Algumas são extremamente antigas e apesar da empresa já estar fazendo uma grande renovação da frota de aviões velhos para os novos desde 2011, ainda há uns antigos voando por ai, para se ter uma noção e segundo buscas na internet o A320-200 da empresa está em curso desde 1993! What?

    Pré-Embarque pela Iberia

    Assim que adquiri minha passagem passei por alguns transtornos com a empresa. Primeiro foi o alto índice de mudança de horário e um cancelamento do voo. Duas vezes por semana era sagrado chegar um e-mail da empresa informando que meu voo tinha sofrido alterações de horário, dai eu tinha que acessar minha reserva no site da empresa para aceitar a mudança, isso quando o site resolvia funcionar.

    Na Iberia você não tem o direito de marcar seu assento no avião antes do check-in, pois se quiser vai ter que desembolsar uma grana preta, MAS certa vez o site apareceu para mim que os assentos estavam disponíveis gratuitamente, mas sempre que eu ia marcar não salvava. Mandei mensagem para a empresa e fui informado que teria que pagar. Ué? Então porque estava aparecendo que era gratuito? Propaganda enganosa. Direito do consumidor? Opa, não tem!

    Nesse meio tempo eu pesquisei muito sobre a empresa e o que encontrei foi um alto índice de reclamação, tanto em buscas pela internet quanto na fanpage deles no facebook. As reclamações variavam desde problemas com pagamento, mal atendimento e extravio de bagagem. Pensei: Agora que já comprei não tem mais jeito, resta torcer para pelo menos o avião ser da frota nova… mas não foi bem o que aconteceu.

    Check-In com a Iberia

    O check-in ficou disponível online 24 horas antes do voo, ali pude marcar meu assento sem ter que pagar e foi bem tranquilo, porém alguns amigos que estavam no mesmo voo que eu não conseguiram prosseguir com check-in online por problemas no site.

    Chegando em Guarulhos realizei o check-in já preocupado com a minha mochila e o que seria dela a partir dali. Logo no check-in a moça me disse que não poderia despachar minha mochila ali, pois ela se classificava como material frágil e me indicou onde deveria levar para despachar.

    Após isso peguei meus bilhetes e fui para o portão de embarque torcendo pra ser um avião da frota nova, para ter o mínimo de entretenimento, mas quando eu olhei pelo vidro da sala de embarque eu percebi pela pintura do avião e pelas manchas no casco que era antigo, parecia um avião russo da década de 80. Os aviões antigos da Iberia tem uma pintura mais fosca com a logomarca antiga, já os novos tem uma pintura mais brilhosa com a logomarca nova.

    A essa altura do campeonato tudo o que me restava era torcer para que aquilo fosse apenas por fora, que dentro do avião fosse tudo novo, MAS eu me enganei de novo. O avião era um A340-300 que opera desde 1996 segundo a internet. Puts!! Era uma aeronave com 2 assentos perto das janelas, 2 corredores e 4 assentos no meio. Entretenimento? Apenas o que as 3 TVs passavam e que dava interferência a cada balance do avião. Fazer o que né? Leve muita música pra ouvir ou um notebook para assistir filmes.

    Durante o voo

    Durante o voo tudo foi bem tranquilo, os assentos tinham um espaço significativo entre um e outro, e eu com meus 1,93 metros de altura não fiquei apertado, mas também não fiquei folgado. Os comissários do avião era todos muito prestativos, mas com uma aparência de cansados e exaustos. Para mim a aparência não muda nada, mas ali estava evidente, não tinha aquela imagem de aeromoça arrumada e maquiada, pelo contrário, elas estavam descabeladas com cara de cansadas e o uniforme dava uma aparência de velhas a elas. Tadinhas, fiquei com pena.

    Durante o voo nos foi servidos duas refeições, um jantar e um café da manhã. Muito bons por sinal, não tive do que reclamar nessa parte. Para o jantar as opções eram raviolis ou frango. Eu peguei a segunda opção que era tipo um estrogonofe de frango, com arroz, salada, um filé de carne, pãozinho, torta de sobremesa e um refrigerante. Para o café da manhã nós tivemos um sanduíche de queijo e presunto acompanhado de algumas frutas, um bolo além de suco e uma barrinha de chocolate.

    Conexão com Iberia Express

    Nada que tenha “express” no meio é bom e com a Iberia pode ser pior. Minha conexão para Dublin foi em Madrid. Depois de uma falta de comunicação da empresa para saber de qual portão sairíamos chegamos até o avião. A Iberia Express é de propriedade da Iberia e é uma companhia Low Coast, ou seja, de baixo custo. Eu imaginava que ela seria como uma GOL ou TAM da vida, com os aviões que somos acostumados no Brasil, mas não se engane meu caro amigo, ela é pior. Eu nunca viajei na minha vida (nem nos ônibus na Bolívia), tão apertado, espremido, imprensado ou outro adjetivo de apertado que você possa imaginar, igual eu viajei com a Iberia Express. O humor das aeromoças não é nada agradável, elas nem se quer esperavam a gente colocar nossas bagagens no compartimento e já ficavam nos apressando. Já imaginava que não teria comida no voo e não teve, se quisesse tinha que pagar para comer algo a preços abusivos e o pior, em euros. O voo estava impossível, o jeito foi tomar um dramin para dormir.. e dormi que nem vi o avião decolar.

    Bom, meu relato aqui foi para mostrar como foi a minha experiência com a Iberia, e se você procurar outros relatos na internet verá que não tem tanta diferença assim. Eu espero que a empresa melhore, até porque a minha passagem de volta é com ela e só eu sei o que sofri meu amigo, e não quero sofrer de novo não.

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on