Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    Conheça o Salto do Itiquira

      /  América do Sul   /  Conheça o Salto do Itiquira

    Conheça o Salto do Itiquira

    Você gosta de cachoeiras grandes? Então provavelmente vai adorar essa. Há alguns quilômetros de Brasília está localizado o Salto do Itiquira, a maior queda livre acessível do Brasil com seus 168 metros de altura. Já fui lá diversas vezes por ser perto da minha cidade, mas muita gente que vem a Brasília desconhece essa beleza.

    O Parque Águas do Itiquira

    Esse nome é de origem indígena e que significa “Gota d’água”. A cachoeira é a 8ª maior do Brasil, ela cai em um grande poço acessível a pé, não é impossível entrar na água ali, mas se torna perigoso visto que o turbilhão de água é muito forte. Mas abaixo da principal cachoeira forma-se um rio cercado por uma vegetação nativa do cerrado com outras pequenas cachoeiras, corredeiras e diversos poços de águas mais tranquilas para nadar. O lugar onde a cachoeira está é um lugar privado que foi transformado em parque, então tem toda uma infraestrutura com caminhos, pontes para atravessar o rio, banheiros, estacionamento, restaurante e por ai vai. A entrada no parque custa R$15,00.

    Como chegar ao Salto do Itiquira

    O Itiquira está localizado no estado do Goiás, há 115 km de Brasília, sendo a cidade de Formosa GO a mais próxima. Pra chegar lá desde Brasília é preciso seguir a BR-020 sentido Planaltina DF, depois pega-se a BR-030 passando reto por 2 trevos até chegar a Formosa GO, essa rota nçao tem erro e a estrada é bem sinalizada. Ao chegar em Formosa você precisa ir para saída norte pela GO-116, seguindo reto por 30 minutos haverá uma entrada a esquerda para GO-524, ai segue-se apenas reto e você chegará na entrada do parque. Ao todo esse percurso dura em média 1h30m.

    Visitando o Itiquira

    No começo você vai chegar em um grande estacionamento e de lá já é possível ver o topo da cachoeira. Ali tem um restaurante que serve comida típica goiana e o guichê onde você vai pagar a taxa de visita. No outro canto do estacionamento haverá a entrada para a cachoeira, mas vale lembrar que dali até chegar na cachoeira é uma caminhadinha boa, cerca de 15 a 20 minutos andando.

    Nesse trajeto você vai passar por pontes, vai ver algumas corredeiras e também grandes poços de águas bem calmas e que são ótimos para nadar. No percurso também há uma vegetação bem densa que se mistura a do cerrado, deixando o clima bem fresco. Volta e meia aparece alguns banquinhos para sentar e descansar. Os pássaros fazem cantam bastante e o som se mistura com o barulho das corredeiras. Algumas borboletas das asas azuis turquesas voam por ali. Mais em frente há um parquinho infantil, banheiros e uma grande ducha horizontal, bem na beira do rio.

    Logo do lado há uma subida onde podemos chegar bem perto das quedas menores e lá no horizonte podemos ver a gigantesca cachoeira. Há uma escadaria para chegar lá perto, nesse trecho é bom tomar cuidado pois o vento joga partículas de água e a região vive molhada, logo com muito lodo. Quando se chega ao fim da escadaria há uma trilha de pedregulho, difícil de andar com as rajadas de água bem fortes batendo em você além do lodo nas pedras, mas não é impossível de alcançar o poço. O ideal é que você fique apenas na beirada, se for nadar lá no meio é meio perigoso.

    Trilha ao topo da cachoeira

    Olhando o paredão da cachoeira você pode achar que é impossível chegar lá em cima, mas não, existe uma rota. Dentro do parque mesmo há uma trilha lá pra cima. Esse caminho é meio puxado, leva mais de 1 hora para completá-lo e só a primeira subida (de pedras soltas) é de tirar o fôlego de um. Conforme vamos subindo a vista de todo o cerrado é linda e com a cachoeira ao fundo fica melhor. Lá em cima tem algumas uma cachoeira, um poço para nadar e é possível chegar bem na pontinha da cachoeira do Itiquira e ver todos lá de cima. Duas trilhas terminam nesse mesmo lugar, essa que sai do Itiquira e uma outra que sai lá do Indaiá e que eu já comentei aqui no blog.

    Fica a dica para você que está vindo visitar Brasília e que gostaria de conhecer alguma coisa a mais além da cidade.

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on