Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    Fui roubado / furtado na viagem! E agora?

      /  Sem categoria   /  Fui roubado / furtado na viagem! E agora?

    Fui roubado / furtado na viagem! E agora?

    Podemos viajar para os países mais seguros do mundo, mas nunca estaremos a salvo de ser vítimas de roubo ou furto. Primeiro precisamos saber a diferença entre um e outro; O roubo é classificado quando há uma ameaça sendo feita para que você entregue algum bem ao bandido. Já o furto é quando simplesmente pegam algo seu sem que você percebe. Lugares rola o maior número de furtos são em aeroportos, albergues e em ruas movimentadas.

    Quando passamos por isso aqui no Brasil já sabemos o que fazer, mas quando isso acontece no exterior longe de casa? Pode parecer desesperador, mas calma, é mais tranquilo do que imagina! Vamos tratar aqui dos principais e mais importantes itens para um viajante, Passaporte e Documentos, Dinheiro e VTM, Cartões e Celulares.

    Roubaram meu Passaporte / Identidade

    Roubo e FurtoEm alguns países podemos viajar apenas com RG, como é o caso dos países que fazem parte do Mercosul, porém no resto é indispensável a apresentação do Passaporte na entrada e na saída, mas se ele foi roubado/furtado? Eai? Para começo é preciso manter a calma e não entrar em desespero, falo isso pois quando fui a Buenos Aires uma amiga foi furtada, levaram dinheiro, cartões e identidade, a coitada caiu aos prantos de choro no meio da rua achando que não retornaria ao Brasil.

    Após o ocorrido você deve ir a delegacia mais próxima para registrar o Boletim de Ocorrência. Dependendo de onde esteja não é qualquer delegacia que você será atendido. Algumas atendem por departamento e bairro, então verifique qual delegacia atende a região do qual você foi roubado/furtado.

    Tendo o Boletim de Ocorrência em mãos, você pode ir até a Embaixada ou Consulado Brasileiro, veja aqui a lista de consulados. Lá será possível emitir um novo passaporte ou um passaporte emergencial que pode ser emitido no mesmo dia ou em alguns dias ou também pode ganhar a Autorização de Retorno ao Brasil, um documento que você pode mostrar no aeroporto para retornar. No caso do passaporte vai ser necessário pagar uma taxa de emissão. A Embaixadas não se responsabilizam por outros documentos como CNH ou Título de Eleitor.

    Roubaram meu Cartão de Crédito

    Roubo e Furto 3Nesse caso, a primeira medida a ser tomada é o bloqueio do seu cartão de crédito junto a sua operadora. Caso seu cartão seja Visa, você deverá entrar em contato a Visa Global Customer Assistance Services (GCAS). Você pode conferir os telefones de cada país clicando aqui.

    Já se seu cartão for MasterCard você deverá entrar em contato com a MasterCard Global ServiceTM em alguns dos telefones disponíveis, você pode ver clicando aqui. Ambos funcionam 24 horas por dia todos os dias do ano.

    Um Boletim de Ocorrência também deve ser feito junto uma delegacia, mesmo que você tenha perdido e já saber que nunca mais vai encontrá-lo, a ocorrência é essencial.

    Mas você foi roubado/furtado bem no começo da viagem e não tem nem cartão e nem dinheiro? Então você pode solicitar junto a sua operadora um cartão de crédito emergencial. Ele pode ser solicitado na mesma ligação de bloqueio e se aprovado pelo banco pode chegar no mesmo dia ou em alguns dias no lugar em que você estiver hospedado.

    Roubaram o meu Celular

    Roubo e Furto 4Com relação a aparelhos celulares não há muito o que fazer a não ser solicitar o bloqueio da linha telefônica e pedir a restituição do número quando tiver um novo chip. Outros equipamentos eletrônicos como Notebooks ou Câmeras fotográficas também não tem muita solução a não ser realizar o Boletim de Ocorrência e torcer para encontrarem.

    Para o bloqueio da linha telefônica em outro país você pode ligar para:

    CLARO
    + 55 11 9199-5555

    OI
    +55 21 2729-1301

    TIM
    +55 11 2847 6144

    VIVO
    +55 11 3056-8628

    Roubaram meu Dinheiro e VTM

    Roubo e Furto 2Se tiverem roubado o seu VTM (Cartão de dinheiro pré-pago) você pode solicitar o bloqueio do cartão junto a operadora para que ninguém use e depois você tem duas opções, ou solicita um outro cartão emergencial contendo o valor do que foi roubado/furtado ou solicita o saque emergencial no qual você pode pegar todo o dinheiro que estava no cartão.

    Já se você perdeu dinheiro em espécie, ai meu amigo, faça o Boletim de Ocorrência na delegacia e depois chora, porque dificilmente vão encontrar dinheiro perdido.

    As mesmas coisas você pode fazer em caso de perda de algum item desses, mas antes de tudo faça um seguro viagem, é sempre bom prevenir. E você? Já passou por alguma situações de roubo ou furto fora do Brasil? Me conta ai!

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on