Guia de Viagem: Kerry Cliffs, os Penhascos da Irlanda
A Irlanda é cheia de paisagens únicas — e os Kerry Cliffs, no sul do país, são prova disso. Eles ficam na rota do famoso Ring of Kerry, uma das estradas mais bonitas para dirigir na Irlanda.
A imponência dos penhascos
Imagine estar a mais de 300 metros acima do nível do mar, olhando o Oceano Atlântico à sua frente. Esses penhascos de milhões de anos foram esculpidos em um ambiente desértico — sim, a Irlanda já foi deserto! É de tirar o fôlego.
As camadas da história
Quando você está ali em cima, dá até para ver as camadas de rocha se sobrepondo. A cor da pedra muda com a luz e as estações, deixando tudo ainda mais intenso. É a força do mar moldando a terra por milhões de anos.
Preço e horário de visita
Visitar os Kerry Cliffs é bem acessível: a entrada custa €5, e você pode pagar com dinheiro ou cartão. No inverno, eles funcionam das 9h30 às 16h30; no verão, até as 21h. Atenção: fecham nos meses de janeiro e fevereiro.
Como chegar em Kerry Cliffs
Eles ficam no condado de Kerry, a cerca de 80 km de Killarney. A cidade mais próxima é Portmagee, ponto de partida também para passeios às Skellig Islands, e dali dá para caminhar até os cliffs em cerca de 35 minutos — só não tem transporte público rolando por ali, então o ideal mesmo é ir de carro.
Como foi visitar Kerry Cliffs?
Eu já estava fazendo o Ring of Kerry. Dirigimos de Killarney uma cidade que é ponto de partida para quem vai fazer o Ring of Kerry. Fomos até Valentia Island onde passamos a noite e seguiriamos aos Cliffs na manhã seguinte. Valentia Island fica bem perto do local, mas outro ponto para se hospedar próximo é Portmagee, que na verdade fica bem ao lado.
Chegamos, deixmos o carro no estacionamento e compramos o ingresso na entrada. Não havia muita gente. Da entrada até os cliffs há uma breve caminhada ao lado de um pasto com algumas vaquinhas e alpacas.
Depois dessa caminhada chegamos e a vista é simplesmente espetacular. Um pouco menor que os Cliffs of Moher que também ficam na Irlanda, porém eu achei eles bem mais bonitos. Não precisa nem falar muito, as fotos falam por si só.
Chegando aos cliffs, se você for para o seu lado direito do mirante vai ter a vista da Península de Iveragh. A Península de Iveragh é a maior do sudoeste da Irlanda e é cortada pela cordilheira McGillycuddy Reeks. De lá é possível ver a Valentia Island. Já caminhando para o lado esquerdo do mirante chegaremos ao ponto mais alto em que podemos avistar todo oceano e claro, as Skelling Islands. São as duas ilhas rochosas que formam as Skelligs.
Vale a pena?
Eu passei umas boas horas ali parado só apreciando. Sem dúvida, os Kerry Cliffs são um dos lugares mais impressionantes que já vi na Irlanda. Recomendo demais!

Comente