Ronda: A cidade sonhada da Espanha
Uma cidade antiga e repleta de história e cultura, mas ao mesmo tempo aconchegante e turística. Essa é Ronda na Espanha, um lugar que vi num filme uma vez e pensei que tinha que conhecer. Então quando a oportunidade bateu eu fui lá ver como era.
Sobre Ronda
Ronda fica a menos de uma hora de distância da Costa Del Sol, localizada no planalto montanhoso da Andalucia na Espanha. Situado precariamente à beira de um desfiladeiro cercado por colinas, construções caiadas, laranjeiras e olivais, tem um dos cenários mais bonitos da região.
É uma das cidades mais antigas da Espanha e foi colonizada pelos celtas, antes de ser habitada pelos romanos e mouros. As ruas de paralelepípedos, casarões antigos e igrejas de pedra refletem sua história.
Era um favorito dos viajantes românticos do século XIX, incluindo escritores como Orson Welles, Alexander Dumas e Ernest Hemingway, que se inspiraram nos destinos europeus mais preservados.
A Ronda mantém muito do seu charme original, embora esteja um pouco mais na rota turística hoje. Ainda dá uma impressão de ser uma cidade pequena, sem arranha-céus ou hotéis luxuosos, e você se encontrará no campo se caminhar por alguns minutos.
Como chegar em Ronda
Ronda está há pouco mais de 1 hora de de carro de Málaga na Espanha, uma das principais cidades do país ou 2 horas de ônibus. A empresa que faz essa rota é a Damas e ela sai da Estação de Autobuses de Malága para Ronda custando cerca de 15 euros a passagem de ida.
O que fazer em Ronda?
El Puente Nuevo
O desfiladeiro El Tajo é uma queda rochosa de mais de 100 metros de altura até o Rio Guadaleví e está no centro de Ronda. Como a cidade é cortada pelo desfiladeiro, 3 pontes conectam a parte nova da parte histórica da cidade e uma delas é El Puente Nuevo que também é o ponto mais conhecido de Ronda.
El Puente Nuevo ou Ponte Nova, tem um arco triplo gigante com colunas que se estendem por 120 metros até as profundezas do desfiladeiro. Apesar do nome, é novo para os padrões de Ronda e foi inaugurado em 1783, depois de 40 anos de construção. A ponte anterior na mesma área desabou apenas seis anos depois de ser concluída, matando 50 pessoas, então mais cuidado foi necessário.
A vista abaixo do Tajo
Uma das melhores maneiras de ver Puerto Nuevo é descer para ver o topo; isso dá uma boa noção da magnitude dessa incrível obra de engenharia. Para chegar ao fundo do desfiladeiro El Tajo eu fui de carro. Tem como ir a pé também, mas a caminhada pode ser um pouco longa, especialmente para voltar já que é subida.
A vista lá de baixo é linda e lá você também tem a oportunidade de seguir o rio Guadalevín ou observar as ruínas dos moinhos de farinha na Carretera de los Molinos, que foram destruídos por um terremoto em 1917.
La Casa del Rey Moro
A Casa del Rey Moro foi construída no local de um poço do século XVIII. A mansão não está aberta ao público, mas os belos jardins, projetados pelo paisagista francês Jean-Claude Forestier em 1912, podem ser vistos. Do Jardim já é possível ter algumas vistas incríveis de Ronda.
Os jardins são compostos por três terraços construídos na encosta. Eles têm fontes, riachos e piscinas com flores vibrantes e azulejos.
Há também uma escadaria antiga que leva dos jardins até o fundo do desfiladeiro El Tajo. Foi feito para buscar água quando Ronda estava sob cerco. Lá você chega bem pertinho da água que forma um espelho, literalmente. Difícil de identificar o que é o que.
Parque Alameda e o Pôr do Sol do Desfiladeiro
Não dá pra ir a Ronda e não assistir o Pôr do Sol das falésias! E um dos lugares para se fazer isso é o Parque Alameda del Tajo que dá uma vista panorâmica para todo o vale lá embaixo. Este parque do século XIX tem cinco avenidas que levam à beira do penhasco e são cercadas por árvores. Os Jardins da Alameda del Tajo são uma área social para os residentes de Ronda, que se reúnem sob a sombra das árvores para conversar uns com os outros durante um dia claro. Ah o parque é cheio de gatinhos!
Mas outro local também que é possível ver o pôr do sol é o Mirador de Aves que fica ao lado do El Puente Nuevo.
Ronda Histórica
O centro histórico de Ronda está localizado na parte sul, cruzando a ponte e lá você vai encontrar aquelas ruazinhas estreitas de paralelepípedos, bem ao estilo interior. Caminhe por lá para explorar as ruas com suas casinhas típicas, igrejinhas, praças e suas laranjeiras por todas as partes.. mas não se enganem a laranja não é doce.
Ronda é uma cidade de interior muito rica em cultura e história. Se você estiver viajando pela região de Andalucia na Espanha eu super recomendo a visita.
Comente