Muitos já sabem que eu vim passar um tempo na Irlanda, na verdade eu vim para a Ilha Esmeralda com o intuito de aprender inglês, afinal se eu quero viajar o mundo tenho que ter um mínimo de noção da principal língua falada nele. A escolha por fazer um intercâmbio na Irlanda veio em questões de custo-benefício, uma vez que é mais barato viver e estudar aqui do que em outros países como Estados Unidos, Canadá ou Austrália.

Antes de vir eu passei um pente fino em todas as escolas de inglês da Irlanda para saber qual seria a melhor para mim e para o meu bolso, foi então que eu encontrei a Academic Bridge College, mais conhecida em Dublin por AB College. Nela eu comprei o curso de inglês de 25 semanas que me dá direito a mais 25 semanas de visto na Irlanda e direito a trabalhar, totalizando 1 ano.

Estrutura da Academic Bridge

Recentemente a AB College mudou para um prédio maior em Dublin. O novo lugar está localizado no centro da capital irlandesa, há apenas 7 minutos da O’Connell Street, a principal avenida da cidade. Na nova estrutura a escola passou a possuir mais salas para suportar adequadamente toda a quantidade de alunos que estudam e também para ficar de acordo com as exigências do governo irlandês. As salas são bem espaçosas e num formato em que todos podem interagir entre si.

No subsolo do prédio tem um lounge com computadores com acesso a internet, mesas, diversos livros para leitura, sofás, pufes, TV e vários filmes para poder assistir ali. Lá também tem uma cantina deliciosa onde a gente pode matar as saudades dos salgadinhos e doces brasileiros, além de petiscos de outros países, como o bolinho de arroz coreano, uma delícia.

A recepção na escola

Eu confesso que fiquei muito apreensivo antes de chegar e conhecer toda a dinâmica de funcionamento do lugar e das aulas. Ficava me perguntando: “Oras, como eles vão ensinar (em inglês) uma pessoa que não fala inglês a falar inglês?” . Sim, meu inglês era horrível, nunca tinha estudado e com essa questão na cabeça eu fiquei até o meu primeiro dia de aula.

Chegando na capital da Irlanda eu já me apresentei na escola para saber o que precisava fazer, e a Carol que é a recepcionista de lá  me auxiliou em tudo e marcou o meu teste de nivelamento e meu induction day. No teste de nivelamento eu fiz um bate-papo com uma professora que avaliou meu inglês e definiu o meu nível e no induction day a Pollyanna, que presta coordenação para os brasileiros, explicou todas as regras da escola. A AB College também tem uma equipe de profissionais que nos auxiliam em todos os passos para a emissão do visto de estudante aqui na Irlanda e a abertura da conta no banco.

As aulas na AB College

Na escola tem diversas salas em diversos níveis e tem aulas pela manhã e tarde. As salas não são super lotadas, varia entre 13 e 20 alunos, algo que ao meu ver colabora muito para o aprendizado. Os professores também são pacientes e prestativos, estão sempre dispostos a ensinar e aprender. A maioria deles são irlandeses, o que nos fazem treinar o nosso listening (escuta) com o sotaque irlandês.. e meu amigo, quando você consegue entender o sotaque irlandês, você entenderá qualquer sotaque em inglês.

A metodologia de ensino usadas por eles é incrível, vai desde o material que é muito didático até brincadeiras para descontrair, ou seja, as aulas não se tornam chatas ou cansativas, não existe “mesmice”, todo dia é algo novo, todo dia você fala inglês (mesmo que um pouco errado, afinal estamos lá pra aprender), você conhece pessoas novas e aprende mais. A escola também oferece diversas atividades extras para os alunos, como excursões para outras cidades da Irlanda, atividades especiais em datas comemorativas como St Patrick’s Day e o Halloween e programações culturais na própria escola.

Dai a resposta para a minha pergunta. Como aprender inglês sem nunca ter falado? Bom, eu não sei explicar com palavras o que acontece em sala de aula, mas você consegue entender e aprender. É algo que só vivenciando para saber.

Bom, eu ainda estou com o curso em progresso, devo terminar em meados de agosto desse ano, mas já pude perceber que a Academic Bridge é excelente e dispõe de tudo que precisamos para aprender o inglês. Acima de tudo ela está regular perante o governo irlandês e inclusive possui o Learners Protection, uma especie de seguro que protege o aluno caso aconteça qualquer coisa que impeça a escola de funcionar, como incêndio, declaração de falência, fechamento pelo governo e etc.

Pessoalmente eu estou gostando muito, tive excelentes professores, conheci muita gente e cada dia que passa eu aprendo mais. A escola superou minhas expectativas e sem dúvida nenhuma é a melhor em relação ao custo-benefício. Super recomendo.

Academic Bridge College
33 Gardiner Place, Dublin 1 – Ireland
+353 1 878 8616

Fotos: Academic Bridge
[adrotate group=”1″]

Comente pelo Facebook

comentários