Full Day em Torres del Paine
Torres del Paine é um parque natural chileno localizado na região de Magalhães e Antártica chilena, resumindo, Patagônia. É considerado um dos parques mais impressionantes do Chile. Foi fundado em 1950 e declarado patrimônio da UNESCO em 1978 e lá fui eu conhecer.
Como chegar a Torres del Paine?
São diversas as maneiras de ir até lá. Existem 2 cidades que são pontos de partida para o parque, são El Calafate na Argentina e Puerto Natales no Chile. Eu sai de El Calafate e fiz um Full Day no parque, ou seja, não fui para fazer nenhum trekking ou acampar, apenas um passeio guiado de 1 dia, isso porque eu não tinha tempo suficiente para os trekkings. Eu fechei esse passeio com a empresa South Road num valor de AR$677,00 + taxa de entrada no parque de USD30,00, aconselho a levar uns dólares trocado, eu estava sem nenhum e tive que pagar a taxa em peso argentino numa péssima cotação que deu ai AR$360,00. De El Calafate até a entrada do parque são cerca de 2 horas de viagem. Atualmente existem 2 caminhos, esse mais curto que fiz e um bem mais longo, a diferença é que no mais curto você pega estrada de chão e no mais longo apenas asfalto. Fica a seu critério qual pegar.
Os trekkings em Torres del Paine
O parque Torres del Paine é gigantesco e existem diversos tipos de atividades para os amantes de trilhas e trekkings. O mais famosa é o circuito W, que leva em torno de 4 dias para se completar, outro mais complexo é o circuito O que leva em torno de 8 dias e nele você dá a volta na montanha. Ambas as trilhas exigem que a pessoa tenha um bom condicionamento físico. Não vou falar muito dos trekkings aqui pois não os fiz.
O Full Day em Torres del Paine
O pessoal da empresa passa cedinho no lugar que você está hospedado para te buscar. Vale lembrar que no caminho tem que passar pela fronteira Argentina/Chile, mas é super tranquilo, então não esqueçam de levar identidade e passaporte.
Nesse passeio da South Road já é incluso um lanche, mas nada de luxuoso, vale levar uns petiscos para não passar fome. Depois do processo de cruzar as fronteiras cheguei no primeiro mirante do parque, e a paisagem é de tirar o fôlego. Parada obrigatória para algumas fotos né, mas só de cima, chegar perto dos lagos é proibido, por causa da degradação. Aquela montanha maior coberta de neve é o Paine Grande e do lado dela tem mais 3 torres feitas de granito e são conhecidas como Los Cuernos ou Torres del Paine.
Dali embarcamos no ônibus de novo e fomos para a Portería Laguna Armarga, que é uma das portas de entrada do parque, lá é entregue alguns mapas e partimos. De lá fomos até El Salto Paine que é uma cachoeira que tem lá, mas muito bonita. Pra chegar nela nós fazemos uma pequena caminhada, foi até bom, pois o dia, apesar de começar a ventar, estava bem quente, então deu até pra suar na caminhada. Chegando na cachoeira o vento ficou mais forte e a água molhava tudo, que refrescava um pouco. O local é bem amplo e tem como ver a cachoeira bem de pertinho, ficamos ali por um certo tempo, apreciando a paisagem e tirando fotos, mas como o passeio é de agência não dá pra ficar em um só lugar, depois da pausa entramos de novo no ônibus até um lago de um nome quase impronunciável.
Nordenskjöld, sim, esse nome mesmo, quase impronunciável, mas é o nome do lago que fica mais ao fundo da foto, não dá pra ver bem mas ele tem às águas mais azuis que já vi. Ele leva esse nome depois que o Suíço Otto Nordenskjöld o descobriu no século XX e o diferencial dele mesmo é a tonalidade das cores. Depois de uma parada rápida para ver de longe, nós fizemos uma outra caminhada para chegar em um local onde era possível ter uma visão melhor da montanha Los Cuernos, nessa caminhada o tempo fechou do nada e começou a ventar muito forte, uns 90km por hora. O guia começou a explicar o surgimento daquele lugar, ele disse que a milhares de anos atrás tudo isso era coberto pelo mar, quando ele secou as formações geológicas formaram a Cordilheira dos Andes e que todas essas montanhas hoje ai, antes estavam debaixo da terra. Na montanha da foto é possível ver uma coloração diferente que eles chamam de “Chocolate, Doce de Leite e Chocolate”.
Em 2004 o parque sofreu um grande incidente, quando boa parte dele foi queimado após um turista ter se descuidado com uma ponta de cigarro, por isso é extremamente proibido pra quem vai acampar fazer fogueiras no parque. Do Lago Nordenskjöld nós fizemos uma caminhada até o Salto Grande, a caminhada teria até sido fácil se não fosse os fortes ventos do lugar, eles chegaram de 90 a 100km/h, coisa que eu nunca tinha visto na vida e se não tivesse cuidado ao andar era fácil de cair no chão (ou sair voando, como preferir).
Por fim visitamos a Hosteria Pehoé, quer dizer, só a vimos de um mirante. A hosteria é como se fosse um hotelzinho numa ilha do Lago Pehoé, que por sinal tinha uma água com uma cor linda. De lá tem como ter toda visão do Lago Pehoé e das montanhas, mas que se o tempo estivesse mais limpo ficaria melhor ainda.
O parque Torres del Paine tem uma área de 242 mil hectares com montanhas, rios, lagos, cachoeiras e geleiras, acho que no passeio de 1 dia é possível ver muita coisa mas que não chega a ser nem 10% do parque completo. Por fim eu aconselho muito ir ao parque, seja para fazer as trilhas ou só conhecer em 1 dia, pois vale muito a pena e é uma experiência única.
62 Comments
Felipe Gomes
10 anos agoLegal teus relatos. Acompanhando. Gosto tbm dos vídeos: a mescla de dados histórico-geográficos com os da viagem, a agradável soundtrack e as belas imagens vem bem a calhar. Só uma sugestão: compra um tripé bem leve pra te acompanhar e servir de referencial pra hora q vc aparece. Assim vc ganha em qualidade nos vídeos e não dá uma sensação ‘agoniante’ no espectador! Flw!
Tô Longe de Casa
10 anos agoObrigado pela dica Felipe!
Josete
9 anos agoOlá, me diz uma coisa, quando vc fez essa viagem?
Leonardo Lima
9 anos agoOlá! Eu fui em Abril deste ano!
Cris
9 anos agoAdorei seus relatos!! Obrigada pelas dicas!!
Rochele Bastos
9 anos agoIrei em dezembro com meu marido e meu bebê de 11 meses para Ushuaia e El Calafate, estou pensando em fazer este passeio até Torres del Paine. Tu que já fizeste o passeio desde El Calafate, achas que é tranquilo para irmos com nosso bebê?
Leonardo Lima
9 anos agoOi Rochele! Olha, depende muito, as rajadas de vento lá são fortíssimas e frias mas o clima varia muito, um dia pode estar assim e outro não! Mas você tem a opção de ficar dentro do ônibus quando quiser!
Angélica
9 anos agoOi Leonardo!
Adorei o post, estou indo para lá semana que vem e as dicas serão muito úteis.
Só fiquei com uma dúvida, você pagou a entrega do parque diretamente em pesos argentinos ou foi para a agencia?
Vi em alguns lugares que na entrada do parque só aceitavam pesos chilenos e estou em dúvida se compro aqui ou deixo para trocar lá.
Obrigada!
Leonardo Lima
9 anos agoOi Angélica!
Então, se você for por conta própria lá no parque terá que pagar em pesos chilenos. Eu fui com uma agência de El Calafate para fazer o Full Day, pois só tinha 1 dia disponível. Se vc for com alguma agência de Calafate vai ter a opção de pagar em Dólar, Peso Argentino e Peso Chileno, sendo que o que mais vai compensar é o pagamento em Dólar, como só tinha Peso Argentino tive que pagar nessa moeda com uma cotação péssima.. sai no preju!
josete
9 anos agoOlá voltei de lá ha 10 dias, o parque aceita pesos chilenos e dolar.
gellly
9 anos agoObrigada Josete!!
Aline Rodrigues
9 anos agoOi, li relatos que não indicam fazer o passeio bate e volta de calafate porque a viagem é cansativa. Uma cara disse que são 5 horas indo + 5 voltando e lá só ficamos por 2h30. Fiquei confusa lendo o seu relato.
Leonardo Lima
9 anos agoBom Aline, acho que escreveu esses relatos exageraram no tempo! Pode ser que de outra cidade seja isso tudo mesmo mas de El Calafate não é! Não achei cansativo, aconselho bastante!
Aline Rodrigues
9 anos agoNossa! Por que será essa diferença de tempo? Olha o relato que vi http://impressoes-de-viagens.blogspot.com.br/2008/06/programa-furado-torres-del-paine.html
Aline Rodrigues
9 anos agoOi. Voltei para contar que fiz o Full Day e curti. Também relatei no meu blog e atualizei o preço http://umasulamericana.wordpress.com/2014/08/06/full-day-torres-del-paine/ Abraços
Leonardo Lima
9 anos agoLegal Aline! Vou ver!
Rochele
9 anos agoFiz este passeio em Dez/2013. Achei bem cansativo, mas fizemos eu, meu marido e nosso bebê de 11 meses na época. O passeio é lindo, a paisagem é de tirar o fôlego. Uma sugestão é deixar este passeio para o último dia, ou algum dia que não tenha nada agendado na manhã seguinte para poder descansar.
Paola
9 anos agoOlá, achei muito bom seu relato. Gostaria de saber quanto tempo é o passeio por dentro do parque?
Leonardo Lima
9 anos agoOi Paola! O passeio lá dentro dura por volta de 3 a 4 horas!
Julia Fontes
9 anos agoOlá! São 2h de viagem até lá? Você gostou da agência? Estou indo na próxima semana e estava agendando passeios com essa agência. Obrigada
Leonardo Lima
9 anos agoOi Julia! Isso, são mais ou menos umas 2 horas de viagem até lá, mas passa rapidinho! Gostei sim, o carro deles é ótimo, eles te buscam e te pegam na porta do lugar que você estiver hospedada e explicam tudo sobre o parque! Eu aconselho muito!
Paola
9 anos agoOlá,
Outra coisa que esqueci de perguntar, vi alguns comentários sobre demora na fronteira por causa da imigração. Quanto tempo leva isso???
Leonardo Lima
9 anos agoEntão Paola, vai depender da quantidade de gente que tiver no seu tour e se você encontrar com algum outro grupo que já esteja lá! Quanto mais gente mais demorado vai ser! Acho que quando fui passei mais ou menos de 10 minutos na fronteira da Argentina e uns 25 minutos na do Chile, porque lá a gente para em um Café para comprar coisas!
Eliana
9 anos agoOi, pessoal!
Fizemos o passeio de um dia saindo de El Calafate a Torres del Paine na primeira quinzena de fevereiro de 2014. Saímos do hotel às 06h30,ficamos na aduana por cerca de 2 horas , pois a fila era muito grande , e chegamos a TDP em torno das 12h. A tempo da volta foi praticamente o mesmo, tb havia muita fila. Saímos de TDP às 19h e chegamos em Calafate era quase meia noite. O passeio é lindíssimo ! Para nós, a parte mais bonita da viagem, desde Ushuaia, mas é realmente cansativo para um bate e volta. Se você vai com crianças pequenas ou idosos, fica bem complicado. Neste caso, o melhor é se hospedar por lá.
Karoline
9 anos agoAdorei seu post. Pretendo fazer o circuito W mas agora vi que meus amigos que tem menos tempo de férias que eu tambem pode sentir o gostinho das Torres del Paine!
Tambem gostei muito das fotos, qual camera vc usou?
Leonardo Lima
9 anos agoSim!! A velha desculpa de “não vou ter tempo” não cola mais em Torres del Paine!! Usei uma simplesinha Karoline, levei uma Samsung ST64.. essas cybershot sabe!!
Camila
9 anos agoLeonardo. Me ajuda a decidir algo?
Estamos em 4 pessoas, todas dirigem.
Estamos bem tendenciosos a alugar um carro e ir por conta. Além de bem mais barato, podemos fazer tudo no nosso tempo.
O que achas?
Obrigada!
Leonardo Lima
9 anos agoOi Camila! Eu acho a ideia ótima! Com o carro fica melhor pois você não fica na correria de ver os locais como é com a agência de passeio. Só não fui de carro porque estava sozinho! E o melhor, vocês ainda podem se revezar para dirigir!
Carlos Eduardo
8 anos agoSem palavras pra esse pico, irei em breve. Belas fotos!
Leonardo Verza
8 anos agoGrande Leonardo, parabens pelo blog! Bro, to programando essa trip e infelizmente tempo terei que otimizar ao MAXIMO. Vou praticamente passar 2 dias inteiros em El Calafate, pensei em 1 dia Perito Moreno e no outro esse passeio que vc fez de torre del paine. Penso que sao os 2 principais, certo? Em relacao ao carro, nao entendi a logistica. vi em alguns blogs q o trajeto demora 5hrs para ir mais 5 para voltar. Estamos considerando a ideia do carro, pode acessar o Parque de carro? Nao e necessario um guia? Obrigado
Leonardo Lima
8 anos agoEai xará! Então, se você vai ter 2 dias inteiros o indicado é fazer o Perito Moreno em um e o Full Day em TDP em outro, já que esses passeios levam um dia inteiro e são os principais que saem de El Calafate.
O trajeto saindo de El Calafate até a entrada do parque dura cerca de 2 horas pra ir e pra voltar, já o percurso que você fará lá dentro fica a critério, talvez esses blogs tenham somado a duração do passeio. Não precisa de guia para ir de carro, lá na portaria eles vão te dar um mapa após você pagar a entrada, dai você pode rodar lá a vontade!
Orlando Minieri
8 anos agoOlá Leonardo
Ótimas dicas nesse seu post, parabéns, só gostaria de saber de esse seu bate-volta para Torres Del Paine foi por Puerto Natales? Parece que existe outro caminho por cima, também saindo no parque, é isso? Poderia me informar o caminho usado, mais ou menos. Já te agradeço antecipado e um forte abraço.
Leonardo Lima
8 anos agoOi Orlando! Eu fui por El Calafate, cerca de 2 horinhas de viagem! Tem o caminho por Puerto Natales também, mas esse eu já não conheço!
Herica
8 anos agoValeu Leonardo pelas dicas do full day em Torre Del Paine.Estarei indo para El calafate em dezembro e com certeza farei este passeio.Além do passeio do glaciar perito moreno,qual o outro passeio você indicaria saindo de El Calafate?
Leonardo Lima
8 anos agoOi Herica! Então, em Calafate fiz apenas o Perito Moreno, mas tem muito outros passeios lá, tipo navegação nos glaciares, andar de caiaque, cavalgada em vales patagônicos, mas são passeios um pouco caros, tem que chorar por um desconto!
Cheila
8 anos agoLeonardo, parabéns pelo blog. Iremos a El Calafate em outubro, num grupo de 8 pessoas. Pelos relatos que eu tinha lido, não valia a pena fazer o Full Day a TDP, mas como queremos muito conhecer, agora que li a distância em seu blog, vamos fazer certo!!!!! Muito obrigada!!!
Abraço e tudo de bom pra ti!
Leonardo Lima
8 anos agoOi Cheila! Claro que Vale a pena, não é muito longe e pra quem está sem tempo é um ótimo passeio! Aproveite!
Camila
8 anos agoVim agradecer pelas informações!
Voltamos, fizemos um full day de carro, por conta e foi incrível!!
Para quem se interessar em ver como foi
http://viajantelifestyle.com.br/torres-del-paine/
Teu relato é ótimo, todas tuas dicas e ajuda foram essenciais para nossa viagem!
Obrigada
Camila
Leonardo Lima
8 anos agoCamila, tuas fotos ficaram lindas… aquela do reflexo no lago tá show! Parabéns!
Camila
8 anos agoCheila!
Se puderem indico fazer de carro, como vão estar em mais pessoas.
O passeio é caro, e se tem mais gente para dividir o aluguel, talvez seja melhor.
Nós fizemos de carro e foi ótimo, dá uma olhada!
http://viajantelifestyle.com.br/de-el-calafate-a-torres-del-paine-de-carro-alugado/
E nosso dia lá
http://viajantelifestyle.com.br/torres-del-paine/
Espero que ajude!
Eduardo Barros Leal
8 anos agoGostei de seu relato, pretendo viajar próximo ano para El Calafate, e quero fazer este passeio para Torres del Paine em um dia, qualquer aventura para ter o privilegio de conhecer este paraiso vale a pena.
Só uma duvida, em setembro é viável ?
Leonardo Lima
8 anos agoOi Eduardo! Setembro ainda é inverno e pode ser que o passeio esteja fechado devido a quantidade de neve, pois no inverno um monte de atrações lá fecha, mas vai depender muito do clima.
Eduardo Barros Leal
8 anos agoAgradeço pela resposta, mas no mesmo mês de setembro/15, posso fazer o passeio no glaciar Perito Moreno ? se for impossível fazer o mini trecking em virtude do clima, existe o passeio nas passarelas ?
Quero pelo menos ver de perto o gigante gelado e registrar em fotos.
Leonardo Lima
8 anos agoOi Eduardo! O Minitrekking não garanto por causa do excesso de neve, mas o das passarelas ficam abertas sim, a menos que tenha uma tempestade de neve, fora isso dá pra ver pelas passarelas.
Eduardo Barros Leal
8 anos agoAmigo, a partir de El Calafate, quanto custa o passeio para Torres del Paine ?
Leonardo Lima
8 anos agoEstá descrito ai no relato Eduardo, na época que fui custava 677,00 pesos argentino + taxa de entrada. Hoje deve tá mais caro.
Gabriel Gondim
8 anos agoLeonardo, na ida para Torres del Paine saindo de El Calafate, qual lado do ônibus é melhor ficar para ver melhores paisagens na estrada, direito ou esquerdo ?
Leonardo Lima
8 anos agoOi Gabriel! Os dois lados para te falar a verdade srsr. A caminho de Torres del Paine o melhor lado é o direito, dele vc vai ver as montanhas e as torres aparecerem lá no horizonte. Depois que entrar no parque o melhor lado será o esquerdo, onde vão aparece boa parte dos lagos. Se der pra ficar trocando de lado será melhor ainda! =)
Gabriel
8 anos agoObrigado pela dica !
Eduardo Barros Leal
8 anos agoBom dia amigo.
Mais uma vez venho tirar uma duvida com você, estou esperando a agencia de viagens disponibilizar os pacotes para a segunda quinzena de 2015, pretendo conhecer El Calafate e TDP, como pretendo fazer o minitrecking no Perito Moreno e fazer o trajeto para TDP, quero viajar em uma época que seja possível, e conciliar com meu período de férias, pode ser feito em outubro ?
Leonardo Lima
8 anos agoOi Eduardo! Outubro é o começo da melhor época para visitar a região. Os períodos de Novembro a Abril são os melhores pois é começo e fim de verão.
Cintia Gomes
8 anos agoOi, essas suas fotos são de Maio?
Leonardo Lima
8 anos agoOi Cintia! Não não, são de Abril de 2013! 😉
Juliana
8 anos agoOlá Leonardo, parabéns pela iniciativa de dividir suas dicas. Estou de viagem marcada saindo de BUENOS AIRES dia 09 de fevereiro para EL CALAFATE e dia 14 de fevereiro para USHUAIA, ate dia 21 de fevereiro, gostaria de visitar TORRES DEL PAINE, e sua dica de fazer um Full Day no parque foi de grande ajuda pra nós, a principio tinha pensado em ir de ônibus regular, não sei a diferença de valores, mas a comodidade e praticidade de parar em pontos estratégicos no parque guiados, acho q vale a diferença. grande abraço
Leonardo Lima
8 anos agoOi Juliana! Pois é, ir de bus é complicado pois ele te deixa na portaria e vc tem que fazer tudo a pé.. e não rola, tem que ter ao menos um carro ali. Ir com o Full Day é bem mais prático! 😉
Tatiani
7 anos agoOlá Leonardo, tudo bem?
Estou com passagem comprada para janeiro (el calafate 9-13 e ushuaia 13-18) gostaria de dicas? Vc comprou os passeios tds lá?
Obrigada
Leonardo Lima
7 anos agoOi Tatiani, desculpe a demora em responder, estava em uma viagem! Então, eu reservei os passeios pelo hostel que eu fiquei e chegando lá eu apenas paguei, era mais garantia de conseguir vaga, pois são passeios bem requisitados! 😉
Eduardo Barros Leal
7 anos agoFiz agora em setembro, Bariloche e alguns passeios a San Martin de Los Andes, Vila la Angustura e Cerro Tronador, além é claro dos passeios tradicionais a Cerro Catedral, Circuito Chico e Isla Victoria, espero em setembro/16 conhecer El Calafate e Torres del Paine, suas dicas ajudaram bastante.
NAYHARA RAMALHO CARNEIRO GENTIL _
7 anos agoolá, estou pensando em fazer um full day para TDP, esses valores estão em pesos? Você voltou para El Calafate depois?
Leonardo Lima
7 anos agoOi! Eu paguei em pesos argentinos pois comprei o tour em El Calafate. Fiz tudo em um dia.. sai bem cedinho e volta de tardezinha!
Maurício Conti
7 anos agoOlá … como faço pra descobrir se está havendo passagem entre Calafate e Torres del Paine e de Calafate a El Chalten em pleno mes de Julho ??? Pretendo ir no final do mes mas não sei como está o tempo (se as estradas estão ou não bloqueadas)
Guilherme
6 anos agoAmigo, neste passeio nao esta incluso chegar ate a base das torres del paine? ser aq existe algum passei ate a base das torres em um dia?