Home»Brasil»Catedral Metropolitana de Brasília: Um ícone da capital

Catedral Metropolitana de Brasília: Um ícone da capital

0
Shares
Pinterest Google+

Brasília é a sede da política brasileira, apesar de não estar passando pela sua melhor fase é nessa cidade que as decisões do futuro do Brasil são tomadas. Apesar disso não podemos esquecer que Brasília também é uma cidade linda no qual no deve ser apenas associada a política. Um dos lugares mais famosos do Distrito Federal é sem dúvidas um ícone da cidade e conhecida no Brasil inteiro, estou falando da Catedral Metropolitana da cidade.

A construção

A Catedral Metropolitana de Brasília, como todos já sabem, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e teve sua construção iniciada junto com Brasília. As obras começaram em 1958 e foram concluídas em 1960, sendo o primeiro monumento da cidade a estar pronto. Porém até então apenas o “esqueleto” composto pelas dezesseis colunas de concreto da Catedral estava de pé, sendo que apenas em 1970 ela foi realmente inaugurada com a pintura e as vidraças.

Por fora

A Catedral se assemelha bem com uma grande coroa. São 70 metros de circunferência rodeados por um espelho d’água. Logo antes de entrar é possível encontrar quatro grandes esculturas em bronze criadas por Alfredo Ceschiatti, cada uma com quase 3 metros de altura representam os evangelistas. Ainda é possível, antes de descer a rampa que dá acesso ao seu interior, ver o campanário onde estão 4 grandes sinos que foram doados pela Espanha.

Por dentro

Se por fora, apesar da beleza, a Catedral parece um pouco pequena essa impressão muda completamente ao entrar. O interior da igreja é completamente espaçoso. Logo ao entrar podemos dar de cara com 3 anjos suspensos no teto da catedral, o menor com 2,22 metros e 100kg, o médio com 3,40 metros e 200kg e o maior com 4,25 metros e 300kg.

A frente podemos observar o altar da catedral que foi doado pelo Papa Paulo VI e uma réplica original da imagemde Nossa Senhora Aparecida que se encontra em Aparecida SP. Além disse também é possível apreciar a pintura da via sacra de Di Cavalcante e os vitrais compostos por 16 peças de vidro em tons azul, verde, branco e marrom inserido entre os pilares. Cada peça forma um triangulo de 10 metros de base e 30 metros de altura que foram projetados por Marianne Peretti em 1990.

Como visitar a Catedral de Brasília?

Se você gosta de turismo religioso e arquitetônico a Catedral com certeza é uma parada obrigatória. Ela está aberta a visitação diariamente das 8h às 18h e está localizada no início da Esplanada dos Ministérios – Eixo Monumental/Via S1, bem pertinho da rodoviária de Brasília, então você pode pegar qualquer ônibus para lá e ir caminhando poucos minutos até chegar.

Aproveitem bastante!

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

10 países e suas comemorações de Halloween

Próximo post

Spire, o ponto de encontro em Dublin

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *