f

Get in on this viral marvel and start spreading that buzz! Buzzy was made for all up and coming modern publishers & magazines!

Fb. In. Tw. Be.

O que comi por ai: Fatteh Shawarma

Views 1.72k

Se eu tivesse que resumir a culinária egípcia em poucas palavras eu diria: Explosão de Sabores. E uma dessas experiências eu tive quando experimentei um prato chamado de Fata Shawarma em Luxor.

O que é Shawarma?

O Fata Egípcio ou também Fatteh Shawarma (شاورما فتاح) é um prato clássico desde o início dos tempos no Oriente Médio. É uma culinária antiga e que hoje é usado em grandes eventos como casamentos, festas e primeira gravidez. No Egito, Shawarma refere-se basicamente a pedaços de carne marinada (carne de vaca, cordeiro ou frango), cozida no espeto com a gordura derretendo por cima. Eles geralmente são servidos em pães sírios e condimentados com molho Thomeya ou com arroz e molho de tomate.

Bom, aqui eu vou tentar ensinar a vocês como preparar esse prato que é super saboroso. Vamos a receita?

Ingredientes:

Para Carne:
1kg de carne (preferencia em tiras)
1 Cebola em rodelas
1 Pimentão vermelho em fatias
1 Pimentão verde em fatias

Para Marinada:
1/2 xícara de iogurte
1 colher de chá de páprica
1/2 colher de chá de pimenta preta
1/2 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de gengibre
1/4 colher de chá de cravo em pó
1/4 de colher de chá de cardamomo
1/4 de colher de chá de cominho
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de galanga (gengibre tailandês – opcional)
1 sal a gosto
2 colheres de sopa de óleo de girassol

Para o molho:
1 xícara de iogurte natural
1 xícara de maionese
2 dentes de alho picados

Para o arroz:
1 1/2 xícara de arroz Basmati, lavado e escorrido.
3 xícara de água
1 caldo de galinha
1 folha de louro
2 dentes de alho
1/2 colher de chá de açafrão
1 pau de canela
2 colheres de sopa de azeite
sal a gosto

Pão Torrado:
2 pães sírios cortado em quadrados e torrados.
1/4 xícara de manteiga sem sal

Modo de fazer:

-Arroz
Coloque a água, o tempero, o óleo e o caldo de frango em uma panela em fogo alto e espere até ferver. Adicione o arroz uma vez cozido e mexa, espere até ferver e abaixe o fogo para baixo e tampe, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

-Molho
Usando um garfo, pique bem o alho com uma pitada de sal para torná-lo macio. Misture o alho, iogurte e maionese, tampe e coloque na geladeira até servir.

-Carne
Prepare a marinada, misture o iogurte com todo o tempero dos ingredientes da marinada. coloque a carne com amaciante de carne ou o que for, para obter uma melhor maciez. Deixe marinar por cerca de 8 horas para um bom resultado. Se estiver com pressa pode deixar por 30 minutos.

Retire a carne da marinada. Em uma panela coloque o óleo de girassol em fogo médio até aquecer, adicione a carne e cozinhe com a cebola e os pimentões por 2 minutos ou até que fiquem bem fritos.

-Pão
Para o pão, coloque uma panela com manteiga em fogo baixo até derreter, adicione o pão e mexa para cobrir bem com manteiga, deixe torrar por cerca de 10 minutos ou até ficar crocante e dourado e mexa a cada minuto.

Depois basta preparar o prato. Coloque o pão no prato como a primeira camada e deixe um pouco de pão para o enfeite. Coloque o arroz uniformemente sobre o pão, adicione a carne e decore com pão torrado e metade do molho Thomeya e sirva o restante em um prato.

Fatteh Shawarma

Fatteh Shawarma

Comente pelo Facebook

comentários

Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 29 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 4 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

You don't have permission to register