Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

Image Alt

Visitando Navagio Beach: A praia mais bela do mundo

/  Europa   /  Visitando Navagio Beach: A praia mais bela do mundo
    Navagio Beach

Hoje eu vou te levar para conhecer um dos lugares mais surpreendentes que eu já estive em todo esse tempo viajando. É de Navagio Beach, uma praia localizada na ilha de Zakynthos na Grécia. Ok, talvez Navagio Beach não seja a praia mais bela do mundo como eu citei no título, mas eu decidi dar esse título a ela apenas pela beleza exuberante.

Sobre Zakynthos

A Grécia é muito famosa por suas ilhas paradisíacas, sendo Santorini e Mikonos as principais e mais famosas aos olhos dos turistas. Esse brilho todo acaba por ofuscar outras ilhas, como é o caso de Zakynthos, que aos poucos vem sendo explorada mais por turistas. Zakynthos ou Zaquintos é a ilha mais meridional das Ilhas Jônicas e a terceira maior do grupo, tendo Zante como sua capital e principal cidade.

Com uma forte influência veneziana, a ilha foi nomeada de “Fioro di Levante”, que significa “a flor do Oriente”, pois possui uma vegetação rica e densa. Além disso a ilha é conhecida pela sua elegante tradição musical e pela sua arquitetura especial, que é mais evidente na cidade de Zante.

Sobre Navagio Beach

Navagio Beach, Baía de Navagio ou Praia do Naufrágio, assim é conhecido um dos lugares mais bonitos da ilha. Ela é a mais famosa praia de Zakynthos situada no lado oeste da ilha Jónica, perto da aldeia de Anafotiria. A Praia do Naufrágio é uma das paisagens mais fotografadas da Grécia e considerada uma das melhores praias da país.

Foi inicialmente chamado Agios Georgios, mas deve seu novo nome ao naufrágio de um barco que transportava cigarros ilegais, em 1983. O navio foi lavado em terra. Com o passar dos anos, a areia o cercou completamente. Os vestígios do navio podem ser vistos no meio da grande praia de areia branca, que tem incríveis águas turquesa e cristalinas.

As enormes falésias verticais de rochas brancas cercam a areia criando uma imagem única e encantadora e só é possível chegar a esse paraíso de barco.

Como chegar a Praia de Navagio Beach?

Como a praia é cercada por grandes paredões o acesso por terra é impossível então a única forma de se chegar lá é de barco. As embarcações saem de diversos pontos da ilha, sendo o mais famoso o Porto Vromi. Estes barcos de táxi estão saindo a cada hora e a viagem dura cerca de 30 minutos e os bilhetes podem variar muito, mas diria algo em torno de €30,00.

Há outros pontos da ilha onde saem embarcações também e onde o fluxo de turistas é menor, como os barcos do Porto de Nikoloas Agio, onde além de ir para praia eles passam também pelas Blue Caves, umas cavernas azuis maravilhosas.

Quando eu estive em Zakynthos o acesso a praia estava fechado devido alguns deslizamentos de rocha que houveram recentemente. Como também não era época de turismo a ilha estava morta e os poucos barcos que faziam um passeio em frente a praia estavam cobrando valores que ultrapassavam os €100,00.

Como chegar ao mirante de Navagio Beach?

Outro ponto que é possível ter a mais bela visão de todas é do Mirante da praia de Navagio Beach. Uma plataforma de observação muito alta, mas com uma vista de tirar o fôlego.

O único problema é que você precisa dirigir pra chegar lá. Não existe qualquer tipo de transporte público em Zakynthos que te leve até o mirante. Mas calma que ainda há algumas opções.

1. Você pode tentar pegar um ônibus (raros por sinal) em Zante para Anafonitria e de lá caminhar cerca de 5km até o mirante (prepare-se para subidas).
    2. Você pode ir de tour a partir de Zante. Esse tour se chama Back to The Roots e não é direcionado apenas ao mirante, mas sim a história da ilha, passando por várias aldeias e igrejas.
    3. Ou você pode simplesmente alugar um carro em uma das diversas locadoras de carro em Zante e fazer seu próprio roteiro na ilha, que foi o que eu fiz e recomendo. Assim terá seu próprio tempo para desbravar o local.

Alugando carro em Zakynthos

Sim, infelizmente a ilha não conta com transporte público e basicamente tudo terá que ser feito com carro. Por ser uma ilha pequena não importa onde você ficará hospedado, o tempo para cruzar a ilha de norte a sul de carro não excederá 1 hora.

Na ilha há diversas opções de aluguel, desde carros até quadriciclos, que é mais barato, mas nada como o conforto e a proteção do carro. Eu cheguei na ilha pelo Aeroporto de Zakynthos, que foi onde eu havia reservado um carro tipo Polo pela Sixt Rental Cars. Chegando lá havia uma atendente esperando por mim para finalizarmos o procedimento de locação.

No fim eu paguei por 2 dias cheios um valor de €67,00 com todos os seguros + um calção de €100,00 no Cartão de Débito que retornou para mim no final.

Caso você chegue pelo porto de Zante irá encontrar diversas opções de locadoras, desde Hertz, Avis até mesmo locadoras locais, menores e mais baratas. Ah e também caso prefira, algumas locadoras em Zakynthos oferecem um serviço de levar o carro aonde quer que você esteja na ilha a custo de uma tarifa extra.

Visitando Navagio Beach

Cheguei em Zakynthos de tardezinha, peguei o carro no aeroporto e fui direto para Laganas, onde era meu Airbnb. Fui descansar pois no outro dia cedinho eu iria rumo a Navagio Beach.

No dia seguinte eu acordei bem cedo, por volta das 7 da manhã. Montei minha mochila com algumas roupas extras caso resolvesse mergulhar e também um pouco de comida.

Aproveitei que o carro tinha GPS e já direcionei para Navagio Beach, porém pensei bem então decidi não usar o GPS, decidi me perder pelo norte ilha e foi a melhor coisa que fiz.

Aproveitando que o sol ainda estava baixo e sabendo que ainda não iluminaria a praia eu decidi ficar um tempo rodando a ilha sem rumo. Passei por muitas praias bonitas, montanhas com vistas paradisíacas e cruzei diversas plantações de oliveiras.

Quando eu percebi que o sol já estava bem no ápice eu direcionei o GPS para Navagio Beach e fui direto para lá. De onde eu estava levou cerca de 20 minutos dirigindo. Como eu fui em abril a ilha estava vazia, não haviam carros nas estradas, quase zero turistas, era eu curtindo a ilha só para mim.

Chegando lá eu estacionei o carro e conversei um pouco com um senhor grego, que tinha ali seus 60 anos e vendia alguns snacks para comer. Logo em seguida percebi que só havia eu ali de turista, que não haveria aquela competição louca para tirar fotos no melhor lugar.

Fui caminhando lentamente até a plataforma de observação e eu juro, a minha reação ao ver aquilo foi a mais idiota possível, pois eu fiquei sem reação. Eu queria rir, gritar e talvez até chorar por estar em um lugar que eu nunca imaginaria estar antes.

Da plataforma de observação eu caminhei por algumas trilhas pelo lado direito, trilhas essa que me levavam há um certo ponto onde a vista era mais bonita ainda. Ali eu fiquei por horas sentado, pensando no quão grato eu sou pelas oportunidades que tenho.

Depois de muito tempo ali eu decidi pegar o carro e ir comer algo em algum restaurante típico perto dali e conhecer as praias mais ao sul da ilha. Porém no entardecer me deu a louca e eu dirigi tudo de volta para ver o Pôr do Sol do mirante. Cheguei um pouco cedo, às 17h, então tirei um cochilo no carro.

Acordei era por volta das 19h para assistir aquele espetáculo que iria acontecer. Foi um dos mais belos pores do sol que eu já vi na minha vida. Infelizmente eu não tenho como transparecer esse sentimento aqui para vocês.. isso precisa ser vivido.

Viva a Vida Que Você Ama | Live The Life You Love

Quando eu cheguei ao mirante e ao caminhar mais a direita, logo na beirada eu vi algo que de longe achei que fosse um túmulo, mas quando fui me aproximando percebi que era uma espécia de memorial em forma de banco e que tinha a foto de um garoto bem jovem nele.

Logo eu achei que talvez aquele garoto tivesse caído dali ou talvez cometido suicídio. Não havia nenhuma informação além do nome dele, Dennis Arvanitakis, 01/09/1994 – 12/07/2016.

Voltando ao Airbnb eu decidi dar um Google no nome do rapaz. Dennis era um jovem australiano que tinha descendência grega, seus avós eram de Zakynthos e o mirante de Navagio Beach era o lugar favorito dele no mundo.

Dennis morreu em Ibiza em 2016 (não achei o motivo) e seu pai construiu um monumento em homenagem no lugar que seu filho mais amava estar. O banco foi construído com um tipo de rocha que só é encontrada em Zakynthos.

Nela está grafado a palavra MIA ZΩH que significa ‘Vida Única’ além da frase Live The Life You Love que significa Viva a Vida Que Você Ama.

Comente

Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.