Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    O que comi por ai: Guinness Beef Stew

      /  Culinária   /  O que comi por ai: Guinness Beef Stew
    Beef Guinness Guisado Carne

    O que comi por ai: Guinness Beef Stew

    E hoje eu vou falar de um prato extremamente saboroso e muito comum na cultura irlandesa, vou falar sobre o Guisado de Carne & Guinness ou como é conhecido pela Irlanda Irish Beef & Guinness Stew. É um prato muito comum no país e famoso dentre turistas e nativos.

    Sobre o Guisado de Carne & Guinness

    É um prato de bar típico irlandês e muito encontrado nos Pubs espalhados pelo país. O segredo dessa delícia é que ela tem como chave a cerveja irlandesa Guinness. Para quem não sabe a Guinness é uma cerveja preta e a mais famosa de todas na Irlanda, além de ser uma das mais ricas e cremosas de todas. No nosso guisado essa cerveja faz toda diferença, principalmente no molho que o deixa com um sabor profundo, complexo e rico porém sem nenhum gosto de álcool.

    No Guisado também vão alguns outros ingredientes como vegetais, ervas, legumes e claro a carne. Geralmente os irlandeses usam carne de cordeiro para fazer esse prato, mas você pode utilizar uma carne bovina também (não conte a nenhum irlandês isso). O segredo na carne é que ela deve ser cortada em pedaços grandes, nada de cubinhos pequenos. Com pedaços maiores, mais tempo ela levará para cozinhar e mais sabor terá.

    O prato em si leva um tempo de 2 horas para ficar pronto, rende até 6 porções e não é tão difícil de fazer. Vamos a receita?

    Beef Guinness Guisado Carne

    Guisado de Carne e Guinness

    Receita de Irish Beef & Guinness Stew (Guisado de Carne & Guinness)

    Ingredientes
    2 colheres de sopa de azeite de oliva
    1.25 kg de carne de bovino ou de cordeiro desossada (peito ou qualquer outra carne cozinhada lenta)
    3/4 colher de chá de sal
    Pimenta do reino a gosto
    3 dentes de alho picados
    2 cebolas brancas picadas
    180g de bacon cortados em cubos
    3 colheres de sopa de farinha simples
    440ml de Cerveja Guinness
    4 colheres de sopa de extrato de tomate
    3 xícaras / 750 ml de caldo de galinha ou carne
    3 cenouras , descascadas e cortadas em pedaços de 2cm
    2 grandes talos de salsão cortados em pedaços de 2cm
    Mini batata
    2 folhas de louro
    3 raminhos de tomilho ou 1 colher de chá de folhas de tomilho seco

    Modo de fazer
    Corte a carne em pedaços grandes de mais ou menos 5cm e depois tempere com sal e pimenta a gosto.

    Aqueça uma panela grande com o azeite de oliva e adicione metade da carne para cozinhar, fique girando os pedaços de carne até dourar. Depois que estiverem bem dourados, retire da penela e os coloque em alguma travessa. Coloque um pouco mais de azeite na panela e repitao processo com o resto da carne.

    Na mesma panela em que você dourou a carne adicione o alho e a cebola (se necessário um pouco mais de azeite, mas não retire os restos de carne e óleo, é o que dará mais sabor) para fritar por uns 3 minutos e em seguida adicione os cubinhos de bacon. Deixe tudo ficar bem dourado e por fim adicione a farinha e misture bem. Em seguida você irá adicionar a Guinness e misturar para garantir que a farinha se dissolva bem.

    Adicione o resto dos ingredientes (extrato de tomate, caldo de galinha ou carne, cenouras, batatas, salsão, folha de louro e tomilho) e coloque a carne de volta na panela, inclusive qualquer caldo que ela tenha liberado. Tudo tem que estar coberto pelo molho, caso não esteja você pode adicionar um pouco mais de água para completar.

    Deixe tudo cozinhando em fogo médio por cerca de 2 horas com a tampa fechada e mexendo ocasionalmente. Em seguida tire a tampa e deixe cozinhar por mais 30 minutos ou até que você perceba que a carne esteja bem mole e o molho bem grosso.

    Por fim retire as folhas de louro e o tomilho e estará pronto.

    Você pode servir com purê de batatas, vegetais ou dar uma abrasileirada e servir com arroz branco.

    Aproveitem

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on