Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    Liubliana: A joia escondida da Europa

      /  Europa   /  Eslovênia   /  Liubliana: A joia escondida da Europa
    Castelo Liubliana

    Liubliana: A joia escondida da Europa

    A medida que eu ia para o leste europeu durante o verão parecia que o calor ia aumentando proporcionalmente e em Liubliana na Eslovênia não foi diferente. Derreti, mas aproveitei. A capital da Eslovênia não é uma cidade tão grande, mas é muito aconchegante, principalmente o seu centro histórico e turístico. Ela teve a independência da Iugoslávia em 1991 e desde então faz parte a União Europeia.

    Conhecendo Liubliana

    Escreve-se Ljubljana (em esloveno) mas leia-se Liubliana. Uma das cidades mais aconchegantes que tive a oportunidade de conhecer e que não está muito na rota turística dos brasileiros. Pudera, meio que escondida no centro do leste europeu a Libliana é considerada uma das joias da Europa. Eu cheguei na capital eslovena vindo de trem da Itália e sabia que seria uma estadia diferente, pois dessa vez eu estava acompanhado de um couchsurfing local e que me proporcionou o melhor passeio turístico que eu poderia ter. Eu cheguei em uma época de comemorações, então toda a cidade estava enfeitada com as cores vermelhas e laranjada e a cada esquina havia alguma apresentação de rua cultural.

    Descendo a rua conheci o centro histórico e cultural da cidade, onde passa o Rio Ljiubljianica. O lugar tem a linda Praça de Prešernov, cercada por prédios de época, na praça é possível encontrar uma mangueira de água suspensa a vários metros de altura, ela joga água lá de cima para refrescar as pessoas do calor. Andar pelas ruas é agradável e dá vontade de conhecer mais, isso porque o transito foi banido do centro histórico há muito tempo pela prefeitura, o que deixou o clima bem melhor para os pedestres. Sentar em um dos cafés da cidade para se refrescar com um suco ou sorvete e ver a movimentação das pessoas, turistas e locais é uma experiência bem agradável em na cidade.

    O Mercado local de Liubliana

    Um outro lugar que você pode aproveitar, especialmente se gosta de culinária é o Mercado Local de Liubliana localizado em Vodnikov trg e Pogačarnev trg . O mercado conta com diversas barraquinhas com comidas típicas não apenas da Eslovênia como de todo leste europeu. Lá também você pode achar frutas e vegetais eslovenos frescos cultivados por agricultores locais, artesanato, souvenirs e apresentações artisticas. O mercado é dividido em uma parte ao ar livre e outra parte coberta conhecida pelos locais como Plečnik.

    Dragões por toda parte

    O símbolo da cidade é um Dragão, dá pra encontrar um em cada esquina da cidade, isso porque diz a lenda que Liubliana foi fundada há muito tempo atrás devido a um cavaleiro que lutou e matou um dragão perto da nascente do rio Ljiubljianica. O rio é cortado por várias pontes espalhadas pela cidade, que são como símbolo, sendo uma das mais famosas a Ponte do Dragão. Porém a principal sem dúvidas é a Ponte Tripla que marca o ponto mais central da cidade.

    A noite o clima da cidade muda, ela parece ficar mais aconchegante com os diversos restaurantes e cafés a beira do rio e a luz do luar. Uma curiosidade é que um barco com uma banda tocando ao vivo fica passando pelo rio e animando as pessoas.

    O Castelo de Liubliana

    Mais ao alto podemos ver o Castelo de Liubliana. Ele fica localizado em uma colina que dá uma vista privilegiada de toda cidade e para acessá-lo você pode pagar para usar uma espécie de elevador ou ir caminhando que é de graça. O castelo tem um longo histórico de destruições e reconstruções durante vários períodos da história, servindo desde habitação como arsenal, fortaleza e até prisão no final da segunda guerra mundial. Hoje ele conta com algumas salas de exposições sobre sua história.

    Horários: Todos os dias de 10h às 20h
    Endereço: Grajska planota 1, 1000
    Tickets: €10

    Vista Panorâmica Skyscraper do

    Você também pode visitar o Nebotičnik Skyscraper de Liubliana, ou o prédio mais alto da cidade.. bom ao menos era há alguns anos atrás. O prédio tinha o título de mais alto, onde até foi montado até um café/bar no topo onde se tem uma linda vista da cidade, porém hoje temos prédios maiores por lá, mas ainda sim o nome continuou devido a fama. O restaurante no topo é aberto todos os dias e subir até lá é de graça, basta acessar o prédio e pegar o elevador.

    Horários: Todos os dias de 09h às 01h
    Endereço: Štefanova ulica 1, 1000

    Como chegar em Liubliana?

    Você pode acessar a cidade de 3 formas, ônibus, avião ou trem. O aeroporto é um pouco distante da cidade, porém a estação de ônibus e trens são centrais o que pode facilitar. Existem linhas de ônibus desde Triestre na Itália e Zagreb na Croácia, assim como trens da Croácia para Liubliana e de países vizinhos como Áustria e Alemanha.

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on