O Templo Budista de Foz do Iguaçu
Quem conhece Foz do Iguaçu sabe que é uma das cidades mais cosmopolitas do Brasil. São muitas etnias e culturas espalhadas pela cidade. A diversidade religiosa também é grande, dentre elas está o Budismo, que conta com um templo muito legal na cidade.
Eu não sou budista, mas particularmente acho o Budismo muito legal, pelos costumes, esculturas e significados. Como ainda não tenho condições de ir a um país budista e conhecer de perto, aproveitei que estava em Foz do Iguaçu para conhecer o Templo Budista que existe lá, o segundo maior da América Latina e um dos mais visitados no Brasil. Detalhe, a entrada é gratuita.
Como chegar ao Templo Budista de Foz do Iguaçu?
O templo fica nas esquina das ruas Dr. Josivalter Vilanova com Antonio Cezar Cabral no bairro de Porto Belo. Existem duas maneiras. A primeira é por agência de turismo, no qual eu não indico muito, e nem é por ser agência, mas pelo fato de que esses passeios guiados duram pouco tempo, cerca de 30 minutos, dai nem dá para aproveitar muito.
A segunda opção é você ir de ônibus. A linha que você deve pegar é a 102-TTU-Porto Belo, ela sai do Terminal de Transporte Urbano de Foz do Iguaçu e custa R$2,90. O ônibus para quase em frente a entrada do templo, tendo que caminhar poucos metros. Para voltar você pode ir no mesmo local que desceu.
O Templo Budista de Foz do Iguaçu fica em uma periferia da cidade, um bairro um tanto que suspeito e perto de uma região usada para contrabando entre Brasil e Paraguai. Mas calma, não há nada com que se preocupar, fui sozinho e é tranquilo, apenas não fique dando bandeira de turista na região.
Visitando o Templo Budista de Foz do Iguaçu
O templo foi construído em 1996 pela comunidade chinesa da triple fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). Ele fica localizado em uma região alta, portanto de lá é possível ter uma bela visão de Foz do Iguaçu e Ciudad del Leste.
O templo possui diversos atrativos, como a imponente escultura do Buda Maitreya de sete metros de altura, mais 120 estátuas com mais de 2 metros de altura, todas viradas para o pôr do sol, cada estátua representa uma encarnação de Buda na terra, além de outras diversas espalhadas pelo jardim, como o Buda Shakyamuni, um gigante deitado.
Ali ainda está localizado o Santuário Ksitigarbha. Uma grande construção de 1.600m², dois andares e que leva traços tipicamente asiáticos (como os telhados). Lá é a residência do mestre e um espaço consagrado aos Budas no qual é proibido fotografar por dentro. No interior há diversas estátuas, grandes e douradas, além de diversos elementos que lembram a cultura asiática. Quem gosta de lembrancinhas pode visitar a lojinha de souvenir que tem lá dentro, administrada por dois senhorzinhos chineses e que falavam pouco português.
O templo é demais, se você não tem preconceito com outras religiões vai adorar as esculturas. Como sou muito mente aberta passei algumas horas ali e é muito bacana. Estava lá super tranquilo, somente eu no templo, tirando minhas fotos. O Santuário, as esculturas e o harmonioso parque do templo ao céu aberto transmitem muita paz e equilíbrio.
A entrada no Templo é gratuita. E a visitação acontece de Terça à Domingo, das 9h30 às 17h.
15 Comments
Vinícius
8 anos agoUau! Adorei isso! Pensei que em Foz do Iguaçu só existia as cataratas, mas estou vendo que tem muito mais! Não vejo a hora de visitar essa cidade e o Templo Budista!
Leonardo Lima
8 anos agoPois é Vinícius, Foz tem muito mais do que Cataratas! 😉
suelia
8 anos agoA M E I Muuuuuuuuuuuuuuito!
Vivian
8 anos agoLeonardo,
Sou viajante como você e sempre procuro opções low cost, além de serem melhores para conhecer as cidades. Já fui a Foz algumas vezes e não sabia desse tempo (pois é, aff!!!!).
Linha de bus anotada! Valeu mesmo!! E que venha um 2015 de muitas trips!!
Leonardo Lima
8 anos agoOi Vivian!! Pois é, tem esse templo lá, que é lindo por sinal! Quis aproveitar tudo que pude na cidade. Vale a pena conhecer! 😉
Thalita
8 anos agoObrigada pelas dicas de Foz do Iguaçu, foram preciosas para deixar minha viagem para Foz sensacional. Obrigada por compartilhar suas experiências, com dicas tão úteis! Abs
Leonardo Lima
8 anos agoQue bom que gostou Thalita! Obrigado! 😉
Marcio
8 anos agoFala Leonardo.
Valeu a dica do Templo Budista. Fomos conhecer hj, e dá vontade de não sair mais.
Pra galera que curte, vale destacar que eh possível participar das orações de domingo, mas eh necessária uma inscrição previa com o monge, que tem que ser feita nas terças… desta vez eu perdi…
Outra dica eh sobre a linha de ônibus. A linha 102 não passa mais lá. Agora eh necessário pegar a linha 103 (Porto Belo).
Abrass.
Leonardo Lima
8 anos agoOi Marcio! Que bom que gostou e obrigado por nos atualizar sobre o ônibus! 😉
Adriana
7 anos agoOlá, adorei as dicas. Estarei visitando em fevereiro, vou ficar hospedada no hotel faguile que fica na av Brasil no Centro. Como chegar a partir desse hotel?
Leonardo Lima
7 anos agoOlá Adriana! Não sei exatamente a localização do seu hotel, mas todos os ônibus partem do TTU em Foz, então é só ir lá para pegá-lo! 😉
Josiane
7 anos agoOlá. Lá não é possível chegar de carro? Se não, onde fica mais fácil deixar o carro próximo ao terminal?
Marcio
7 anos agoOi Josiane.
Dá pra ir de carro sim. Eles tem estacionamento na entrada do templo e tudo. Joga no gps e se joga! O lugar é lindo d+!!!
Josiane
7 anos agoAi que bom. Obrigada 🙂
Julianw
7 anos agoAdorei as dicas . Em setembro tô indo e já tá anotado quero mt conhecer