Os 7 cumes do planeta.
Os sete cumes são as montanhas mais altas de cada continente, onde a Antárctica entra na lista e a América se encontra separada em América do Norte e América do Sul.
Subir a todas as sete montanhas é um importante desafio de montanhismo e o sonho de muitos montanhistas. Atualmente temos 2 brasileiros que conseguiram subir as 7 montanhas mais altas do mundo, Manoel Morgado e Waldemar Niclevicz mas a primeira pessoa a conseguir o feito foi o canadense Pat Morrow, em 5 de agosto de 1986. Mas quais são as 7 montanhas?
Monte Everest, Ásia – 8.848m
Coberto eternamente de neve e em forma de pirâmide, o Monte Everest é a montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros de altitude. A camada de neve no pico varia ao longo do ano entre cerca de 1,5 m (maio) a 6 metros (setembro) de espessura e isso causa alguma controvérsia quanto a sua altura exata. O Everest fica no Tibete fronteira do Nepal com a China, na parte central cordilheira do Himalaia. O nome Everest é uma homenagem ao explorador inglês Sir George Everest (1790-1866), que fez o levantamento trigonométrico e mapeou a região. Em nepalês Everest significa Sagarmatha ou “mãe oceano”, e em tibetano, Qomolangma ou “deusa do mundo”.
Aconcágua, América do Sul – 6.960
O monte Aconcágua (Sentinela de Pedra) com 6.960 metros de altitude, é simultaneamente o ponto mais alto das Américas, de todo o Hemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia. Apesar de sua altitude, o Aconcágua não é uma montanha difícil de ser escalada do ponto de vista técnico, pois para atingir o seu cume pela rota normal não é necessário que o montanhista realize escaladas técnicas. Porem a subida pela face sul do Aconcágua é considerada uma das mais perigosas do mundo. Para superar blocos de gelo do tamanho de edifícios são necessários bom conhecimento técnico e enorme capacidade física.
Kilimanjaro, África – 5.892m
É o ponto mais alto da África, no norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quênia com uma altitude de 5.892 metros no Pico Uhuru. Este antigo vulcão, com o topo coberto de neve, ergue-se no meio de uma planície de savana, oferecendo um espetáculo único. O Kilimanjaro é protegido por um Parque Nacional do Kilimanjaro, classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A ascensão é tecnicamente fácil, mas longa e penosa pelo frio e pela altitude. Aproximadamente 20.000 pessoas tentam todos os anos alcançar o topo. Este número é controlado pelas autoridades da Tanzânia.
Elbrus, Europa – 5.642m
O monte Elbrus é um vulcão extinto e possui forma de cone, formado pelo magma extravasado. Sua última erupção foi no ano de 50 depois de Cristo. Possui uma cratera com diâmetro que varia de 300 a 400 metros, atualmente cheia de gelo e neve. Seu pico com neves eternas alimenta 22 glaciares que por sua vez, dão origem aos rios Baksan, Kuban e Malka. O Elbrus possui 2 cumes principais, o cume Ocidental, com 5.642 metros e o cume Oriental com 5.621 metros de altitude.
McKinley, América do Norte – 6.194m
O monte McKinley, também conhecido como Denali, é a montanha mais alta da América do Norte localizada no Alasca, com 6.194 metros de altitude. sua ascensão é bem mais complicada, devido ao fator latitude. Por estar distante da linha do equador, seus dias e noites são bem mais frios do que em montanhas mais altas, como o monte Everest por exemplo.
Maciço Vinson, Antártida – 4.892m
O Monte Vinson, além de estar localizado em uma das áreas mais inóspitas do mundo, é o ponto mais alto do continente Antártico com 4.892 metros, tornando-se um dos maiores desafios aos alpinistas mais experientes. A ascensão do Vinson não é considerada tecnicamente difícil mas as condições climáticas extremas fazem com que a sua ascensão constitua um sério empreendimento. Não é raro a temperatura descer abaixo de 40ºC mas esta pode atingir valores bem mais baixos, especialmente quando a região é varrida por fortes ventos.
Pirâmide Carstensz, Oceania – 4.884m
É o ponto culminante da Oceania, em Irian Jaya. Sua altitude é de 4.884 metros, e está localizado no centro do Irian Jaya, parte indonésia e ocidental da Ilha de Nova Guiné. É a nona montanha do mundo em ordem de proeminência topográfica e a mais alta montanha numa ilha. A escalada desta alta montanha exige autorização do governo da Indonésia. O topo não tem geralmente gelo mas existem glaciares nas encostas.
4 Comments
gleiber
10 anos agoMuito legal o post… Sou um alpinista frustrado… 🙂
Japa
10 anos agoLegal! Só o cume interessa!
JURA
10 anos agoPor favor!
Referências de altura, tanto em voos quanto montanhas, se refere ao nível médio dos oceanos. Portanto todas as “alturas” destes cumes, na verdade, é em relação aos níveis médios dos oceanos, são altitudes, e não alturas.
Por exemplo, minha altura é 1,85 em relação ao solo onde piso, se estou no Everest minha altitude é 8.848 + 1,85 metros.
Tô Longe de Casa
10 anos agoÉ isso ai, esclarecedor! Interessante também corrigir alguns pilotos de aviões, pois constantemente trocam altitude por altura em aviação! De qualquer forma acho que não foi um erro para confundir a mente das pessoas porém já foi corrigido. Obrigado pela dica!