Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    Cabo da Roca: O ponto mais ocidental da Europa

      /  Europa   /  Cabo da Roca: O ponto mais ocidental da Europa

    Cabo da Roca: O ponto mais ocidental da Europa

    Portugal é um país lindo, clima bom, comida gostosa e paisagens deslumbrantes. Durante minha passagem pelas terras dos nossos irmãos europeus eu fui há um lugar muito belo chamado Cabo da Roca, onde está localizado o ponto mais ocidental da Europa, ou seja, é a parte do continente europeu mais perto das Américas.

    Sobre o Cabo da Roca

    Como já dizia Luís Vaz de Camões, aqui é “Donde a terra acaba e o mar começa”. O Cabo da Roca é o pedaço de terra do continente europeu mais ocidental. Um monumento em pedra logo na chegada já deixa isso bem claro. Situado na latitude 38º 47´ Norte e na longitude 9º 30´ Oeste, o Cabo da Roca é uma coordenada importante para quem navega ao longo da costa.

    O local também é conhecido por pessoas locais como “Focinho da Roca” e está localizado no Parque Natural de Sintra Cascais que engloba diversos tipos de paisagens, desde praia, montanhas e penhascos à beira mar.

    Segundo registros históricos, havia um forte no Cabo da Roca por volta do século XVII e que desempenhou um forte papel para a segurança de Lisboa, formando uma linha de defesa ao longo da costa portuguesa, principalmente durante as Guerras Peninsulares. Hoje em dia o forte não existe mais, apenas o farol que continua guiando embarcações pela costa.

    Ao visitar o Cabo da Roca você vai se deparar com uma paisagem deslumbrante de penhascos com o mar infinito ao fundo. Além também de uma rica flora e fauna, algumas espécies bem raras como a Armeria Pseudoarmeria, uma flor branca única e linda.

    Como chegar ao Cabo da Roca

    Essa tarefa não será fácil caso você não esteja de carro. O lugar está mais ou menos há uns 40 minutos do centro de Lisboa se você vai dirigindo. Recomendo ir pela costa saindo de Lisboa e passando por Belém, Cascais e algumas praias lindas no caminho.

    Há como usar o transporte público também. Para isso você precisa ir para cidade de Sintra ou Cascais e pegar a linha de ônibus 403 operado pela ScottURB. Essa linha conecta Sintra à Cascais, então independente de onde você pegar o ônibus ele irá parar no Cabo da Roca. Para saber dos horários você pode clicar aqui.

    Caso também prefira você pode ir de tour. Eles tem duração de meio dia ou dia inteiro e os preços podem varias entre €20,00 e €65,00.

    Visitando o Cabo da Roca

    Eu não fui de ônibus, fui de carro com alguns amigos. A viagem desde Lisboa até lá durou cerca de 40 minutos e no caminho nós fomos passando por praias lindas e vilarejos super aconchegantes. Coisas que só Portugal poderia oferecer.

    Uma dessas praias foi a Praia Grande do Guincho. Ela está localizada no meio de duas formações rochosas e tem uma vesta faixa de areia. Com águas bem limpas a praia Grande do Guincho é considerada uma das maiores praias de Portugal. No dia que fui o mar estava bem agitado.

    Depois de parar um pouco ali nós seguimos de carro até o Cabo da Roca. Dali foram uns 15 minutos até chegar. Lá já havia uma grande concentração de turistas, visto pela quantidade de ônibus que estavam estacionados.

    Chegando lá já fui bombardeado com aquela paisagem linda. São imensos penhascos de até 150 metros de altura e as ondas do mar quebrando neles. O dia estava lindo e o local estava bem florido, o que nos fez ficar por ali apreciando a beleza do local por um tempo.

    Bônus: Azenhas do Mar

    E já que está no Cabo da Roca, porque não dar um pulo em Azenhas do Mar? Bom, essa tarefa será mais fácil se estiver de carro. Do Cabo da Roca até Azenhas do Mar são cerca de 20 minutos de carro e o lugar é bem bonitinho.

    Uma cidadezinha linda onde almoçamos em um restaurante de frente para o mar. Perto do restaurante e caminhando em direção a colina temos uma das vistas mais simbólicas de Portugal, a de Azenhas do Mar.

    Depois de um dia de passeio era hora de voltar para Lisboa. Gostou de saber sobre o Cabo da Roca? Me diz ai nos comentários o que achou!

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on