0
Shares
Pinterest Google+

Uma das coisas mais legais de se fazer ao viajar é experimentar algum prato típico local. Antes de ir para o Egito eu estava super ansioso para experimentar a culinária Egípcia e hoje posso afirmar que é uma delícia. Um desses pratos é o Koshari ou Kushari (كشرى), um simbolo egípcio equivalente a nossa Feijoada.

Digamos que o Koshari é um prato bem rico em carboidratos. Isso porque a mistura é um tanto que diferente para nós brasileiros, nenhum pouco atraente à primeira vista digamos assim. O prato é uma mistura de lentilhas, macarrão e arroz cobertos com um molho bem temperado acompanhados por uma cebola frita deliciosa. Os egípcios também comem junto com um pãozinho, azeite, pimenta ou acompanhado por alguns vegetais.

O prato tem sua origem lá no século XIX, na época em que Egito era um país multicultural no meio de um boom econômico. O prato se popularizou muito por levar ingredientes simples e ser fácil de fazer, principalmente por famílias mais pobres, mas hoje é uma das iguarias do país.

É possível encontrar Koshari para vender em qualquer esquina do país, literalmente. Como o Koshari é tradicionalmente preparado sem nenhum produto animal, ele pode ser considerado vegano, desde que toda a fritura usada seja à base de óleo vegetal.

Vamos lá, vamos aprender como fazer esse prato!!

Receita de Koshari Egípcio

Ingredientes

1 xícara de lentilhas marrons lavadas
1 xícara de espaguete (meio círculo ou conchas)
3 colheres de sopa de óleo vegetal
5 dentes de alho picados
Suco de 3 tomates descascados
1 colher de sopa de molho de tomate
4 colheres de sopa de vinagre
Bharat** à gosto
1 xícara de arroz branco encharcado em água por uma hora
1 cebola grande fatiada finamente
Sal à gosto
Pimenta preta à gosto

Cebola Frita:

2 cebolas, tamanho grande, descascadas e cortadas em fatias finas
2 colheres de sopa de óleo vegetal
Pimenta preta como desejado

Modo de fazer

Coloque as lentilhas em uma panela grande, adicione água e sal e cozinhe por cerca de 15 minutos. Depois de cozidas separe as lentilhas do caldo e reserve para usar no arroz.

Aqueça o azeite em uma panela e coloque as cebolas e temperos. Mexa a cebola até que murche e mude de cor, adicione o arroz e deixe a mistura em fogo por mais 3 minutos.

Despeje as lentilhas sobre o arroz e misture delicadamente por alguns minutos, em seguida, despeje o caldo de lentilhas sobre eles. Cubra a panela e cozinhe até que o arroz esteja nivelado.

Enquanto isso, cozinhe o macarrão e em seguida o reserve.

Para preparar o molho de tomate, aqueça o óleo vegetal em uma panela grande, adicione o alho e frite até que fique transparente, em seguida, adicione o suco de tomate, molho de tomate, vinagre e sal. Cozinhe em fogo médio até a mistura começar a ferver. Em seguida, retire do fogo e reserve.

Para preparar a cebola frita, aqueça o óleo em outra panela e frite a cebola até ficar macia e dourada. Polvilhe a pimenta, em seguida, retire as cebolas do fogo e seque em tecidos de papel que absorvem o óleo.

Para servir, coloque o arroz e as lentilhas em um prato, adicione o macarrão por cima e em seguida o molho. Decore com a cebola. Pode ser servido acompanhado de vegetais cozidos e molho de pimenta.

O que é Bharat?**

Bharat é nada menos do que uma mistura egípcia de vários temperos juntos. Ela inclui 2 colheres (sopa) de pimenta do reino preta, 2 colheres (sopa) de páprica picante, 2 colheres (sopa) de de cominho, 1 colher (sopa) de coentro em pó (ou seco), 1 colher (sopa) de cravo em pó, 1 colher (chá) de noz moscada em pó, 1 colher (chá) de canela e 1/2 colher (chá) de cardamomo em pó.

Para isso mistura-se todos os ingredientes em um recipiente para que seja moído ou socado até que vire uma mistura em pó.

Koshari
Koshari

É uma receita bem simples e barata de se fazer. O sabor é demais, uma verdadeira explosão de temperos na boca!

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

O arrependimento de quem trocou a Irlanda por Portugal

Próximo post

Esse é o post mais recente