0
Shares
Pinterest Google+

A capital da Noruega é uma cidade encantadora. De começo ela não nos mostra o que tem de melhor, pois cada cantinho fica escondido e é preciso descobri-los. Nada melhor do que pegar uma bike e dar uma volta pela cidade.

Minha passagem por Oslo foi no verão, então o clima estava muito bom, especialmente para pedalar. A ideia de andar de bicicleta não foi exatamente minha, mas do meu host do Couchsurfing. O Lars foi um norueguês que me recebeu em Oslo e que me convidou para dar uma volta de bicicleta pela cidade, me mostrando alguns lugares legais e que hoje vou contar aqui.

Oslo City Hall

O prédio da Prefeitura de Oslo é bem grande e todo de tijolinho. Pode até parecer um pouco sombrio, mas é ali que há a entrega do Prêmio Nobel todos os anos. As pinturas no interior retratam alguns momentos da história da Noruega de Oslo e a arquitetura do lado de fora lembra bem algumas construções da União Soviética. É possível visitar o interior do edifício de graça e as visitas duram cerca de 45 minutos.

Palácio Real de Oslo

Pedalando um pouco mais chegamos ao Palácio Real de Oslo, onde o Rei da Noruega vive. Ele foi inaugurado no ano de 1849 e comparado a outros palácios pelo mundo esse é um tanto que simples possuindo tons de cores bem pálidas. O palácio fica localizado no Parque Slottsparken, uma gigantesca área verde onde as pessoas costumam se encontrar para passar o tempo. Desse parque também é possível ter uma bela vista da cidade, uma vez que ele fica em uma área mais alta. A curiosidade fica por conta que não há grades ou cercas limitando o palácio dos turistas, fica tudo pelo bom senso e também por alguns guardinhas que ficam por ali.

Ópera de Oslo

Há uns 10 minutos de bike do palácio podemos ver o Ópera House de Oslo, uma construção bem moderna de frente para o Fiorde de Oslo. Inaugurada em 2008, foi projetada pelo estúdio de arquitetura Snøhetta. O prédio todo moderno e branco para lembrar um iceberg possui 1100 salas e seu auditório principal acomoda 1364 pessoas. Ele tem uma forma inclinada e quando se está na sua parte mais alta é possível ter uma bela vista do fiorde, especialmente em um dia de sol.

Vigelandsparken Park

Depois de rodar mais pela cidade e passar por vários bairros nós chegamos nesse parque de nome quase impronunciável; o Vigelandsparken. Dentro deste parque podemos encontrar a principal atração, Vigeland Sculpture Park ou Parque das Esculturas, uma área com 212 esculturas de bronze e granito criados pelo escultor norueguês Gustav Vigeland. As esculturas materializam inerências da existência humana, como o trabalho, a ira, a maternidade, o sexo, a fraternidade e etc.

Igreja Uranienborg

A igreja de Uranienborg foi construída em 1886 toda em tijolos e era a mais cara de todas as igrejas erguidas na cidade an época. A igreja foi projetada por Balthazar Lange, que foi arquiteto local entre 1898 a 1920. Foi consagrada em 22 de dezembro de 1886. O edifício tem um toque gótico e foi decorado com vitrais do artista Emanuel Vigeland. O lugar possui 1020 lugares e fica localizado em uma área central de Oslo.

Teatro Nacional de Oslo

O Teatro Nacional de Oslo é outro lugar que pode ser visitado de bike. ele foi inaugurado em 1899 e foi projetado pelo arquiteto Henrik Bull, servindo a principal arena da Noruega para artistas de palco, produções teatrais e outras comemorações. O edifício do teatro foi remodelado várias vezes, mas continua com sua beleza imponente.

Outros Lugares em Oslo

Há diversos outros lugares em Oslo e que também já comentei aqui no blog, como é o caso do Vikingskipshuset ou Museu do Barco Viking. Um museu inteiro dedicado a história e aos barcos dos antigos Vikings. Para ver esse post você pode clicar aqui.
Também fiz um post sobre a Fortaleza de Akershus, um castelo medieval iniciado em 1299 e concluído em 1300 em uma posição estratégica sob as ordens do rei Håkon V da Noruega para proteger Oslo de ataques. Para ver o post clique aqui.

A capital norueguesa é muito charmosa e aconchegante. Se for para lá não deixe de alugar uma bike para conhecer a cidade.

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

Meus trabalhos e salários na Irlanda

Próximo post

Sonho de Criança: Visitando as Pirâmides do Egito