0
Shares
Pinterest Google+

Em uma dessa viagens que fiz eu fui para o Leste Europeu e passei pela Eslovênia e pela Croácia, países completamente diferente do nosso, inclusive na culinária. Quando cheguei lá já me recomendaram comer uma tal de sobremesa que era o orgulho da nação, principalmente na Eslovênia, uma espécie de bolo enrolado chamado de Kremšnita (Pronuncia-se Cremxinita).

Sobre a Kremšnita

A palavra Kremšnita vem da palavra cremeschnitte (millefeuille em alemão). É um tipo de bolo com baunilha, creme e chantili, popular em vários países da Europa Central e Leste Europeu. Existem muitas variações regionais, embora todas as receitas contenham massa folhada e creme de baunilha.

Conhecido como Kremšnitana na Croácia, Kremna Rezina ou Kremšnita na Eslovênia ou Krempita na Sérvia e Bósnia a sobremesa leva os mesmos ingredientes e é motivo de orgulho por lá. Eu fui conhecer e provar essa delícia na Eslovênia onde é associada a cidade de Bled, onde dizem ser feitos os mais gostosos Kremšnitas do mundo. A receita foi levada a Bled pelo confeiteiro Ištvan Kovačevič em 1953 que aprimorou o doce e desde então virou febre. Em outubro de 2009, 10 milhões de Kremšnitas foram assados ​​na confeitaria do hotel desde a sua invenção.

Mas chega de papo e vamos a receita desta delícia.

Receita Kremšnita
Kremšnita

Receita de Kremšnita

Ingredientes
2 Massas folhadas
1 xícara de Creme de Leite

MISTURA 1
12 gemas de ovos
2 xícaras de chá farinha
½ xícaras de chá açúcar
3 colheres de açúcar de baunilha
1 xícara de leite
1 fava de baunilha ou 1 ½ colher de extrato de baunilha

MISTURA 2
5 xícaras de leite
3 colheres de sopa de açúcar de baunilha
2 colheres de sopa de rum (opcional)

MISTURA 3
12 claras de ovo
1 xícara de açúcar de confeiteiro

Modo de Fazer
Primeiro de tudo você irá abrir a massa folhada em duas folhas do tamanho da assadeira que estiver usando. Faça furos na superfície com um garfo e leve ao forno para assar por uns 10 minutos em uma temperatura de 200 graus.

PARA MISTURA 1
Tire as gemas dos ovos e as bata com ½ xícaras de açúcar até que se faça um creme. Acrescente 1 xícara de chá de leite, 2 xícaras de farinha, 3 colheres de açúcar de baunilha e a fava ou extrato de baunilha. Misture tudo e reserve.

PARA MISTURA 2
Em uma panela ferva as 5 xícaras de chá de leite, 3 colheres de sopa de açúcar de baunilha e 2 colheres de sopa de rum, tudo em forno médio. Em seguida adicione a mistura 1 até que engrosse e fique igual a um pudim.

PARA MISTURA 3
Bata as claras em neve bem firme com um pouco de açúcar. Em seguida incorpore as claras batidas com a mistura com consistência de pudim acima até que vire uma espécie de creme.

Ponha uma das folhas da massa folhada no fundo de uma assadeira e depois o creme por cima, resfrie por uns 15 minutos.

Bata o creme de leite em um ponto igual de chantili com o resto do açúcar e jogue sobre o creme resfriado. Corte a folha da massa que sobrou em quadrados e vá cobrindo o bolo. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e leve a geladeira por mais alguns minutos até que fique bem frio. Corte em quadrados e sirva em seguida. Rende 12 porções.

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

Tô Longe de Casa #18 | Belfast e o Museu do Titanic

Próximo post

Esse é o post mais recente