f

Get in on this viral marvel and start spreading that buzz! Buzzy was made for all up and coming modern publishers & magazines!

Fb. In. Tw. Be.

O que comi por ai: Kremšnita

Views 777

Em uma dessa viagens que fiz eu fui para o Leste Europeu e passei pela Eslovênia e pela Croácia, países completamente diferente do nosso, inclusive na culinária. Quando cheguei lá já me recomendaram comer uma tal de sobremesa que era o orgulho da nação, principalmente na Eslovênia, uma espécie de bolo enrolado chamado de Kremšnita (Pronuncia-se Cremxinita).

Sobre a Kremšnita

A palavra Kremšnita vem da palavra cremeschnitte (millefeuille em alemão). É um tipo de bolo com baunilha, creme e chantili, popular em vários países da Europa Central e Leste Europeu. Existem muitas variações regionais, embora todas as receitas contenham massa folhada e creme de baunilha.

Conhecido como Kremšnitana na Croácia, Kremna Rezina ou Kremšnita na Eslovênia ou Krempita na Sérvia e Bósnia a sobremesa leva os mesmos ingredientes e é motivo de orgulho por lá. Eu fui conhecer e provar essa delícia na Eslovênia onde é associada a cidade de Bled, onde dizem ser feitos os mais gostosos Kremšnitas do mundo. A receita foi levada a Bled pelo confeiteiro Ištvan Kovačevič em 1953 que aprimorou o doce e desde então virou febre. Em outubro de 2009, 10 milhões de Kremšnitas foram assados ​​na confeitaria do hotel desde a sua invenção.

Mas chega de papo e vamos a receita desta delícia.

Receita Kremšnita

Kremšnita

Receita de Kremšnita

Ingredientes
2 Massas folhadas
1 xícara de Creme de Leite

MISTURA 1
12 gemas de ovos
2 xícaras de chá farinha
½ xícaras de chá açúcar
3 colheres de açúcar de baunilha
1 xícara de leite
1 fava de baunilha ou 1 ½ colher de extrato de baunilha

MISTURA 2
5 xícaras de leite
3 colheres de sopa de açúcar de baunilha
2 colheres de sopa de rum (opcional)

MISTURA 3
12 claras de ovo
1 xícara de açúcar de confeiteiro

Modo de Fazer
Primeiro de tudo você irá abrir a massa folhada em duas folhas do tamanho da assadeira que estiver usando. Faça furos na superfície com um garfo e leve ao forno para assar por uns 10 minutos em uma temperatura de 200 graus.

PARA MISTURA 1
Tire as gemas dos ovos e as bata com ½ xícaras de açúcar até que se faça um creme. Acrescente 1 xícara de chá de leite, 2 xícaras de farinha, 3 colheres de açúcar de baunilha e a fava ou extrato de baunilha. Misture tudo e reserve.

PARA MISTURA 2
Em uma panela ferva as 5 xícaras de chá de leite, 3 colheres de sopa de açúcar de baunilha e 2 colheres de sopa de rum, tudo em forno médio. Em seguida adicione a mistura 1 até que engrosse e fique igual a um pudim.

PARA MISTURA 3
Bata as claras em neve bem firme com um pouco de açúcar. Em seguida incorpore as claras batidas com a mistura com consistência de pudim acima até que vire uma espécie de creme.

Ponha uma das folhas da massa folhada no fundo de uma assadeira e depois o creme por cima, resfrie por uns 15 minutos.

Bata o creme de leite em um ponto igual de chantili com o resto do açúcar e jogue sobre o creme resfriado. Corte a folha da massa que sobrou em quadrados e vá cobrindo o bolo. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e leve a geladeira por mais alguns minutos até que fique bem frio. Corte em quadrados e sirva em seguida. Rende 12 porções.

Comente pelo Facebook

comentários

Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 29 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 4 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

Comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.

You don't have permission to register