Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    Brasília de cima: A vista da Torre de TV

      /  América do Sul   /  Brasília de cima: A vista da Torre de TV
    Torre de TV Brasília

    Brasília de cima: A vista da Torre de TV

    Brasília não é apenas política, a cidade tem muito mais do que isso a oferecer e conta com belíssimos pontos turísticos, um deles é a Torre de Televisão ou Torre de TV como é chamada pelos brasilienses. Sendo a maior estrutura física da capital ela conta com 230 metros de altura e recebe cerca de 1000 visitas diárias. Vale lembrar que essa não é a Torre de TV Digital, essa é uma outra.

    Sobre a Torre de TV de Brasília

    A Torre de TV de Brasília foi projetada por Lúcio Costa e não por Oscar Niemeyer. As obras para a construção da torre começaram em 1965, porém ela foi inaugurada apenas 2 anos depois em 1967. Feita em aço em uma base triangular de concreto que representa o triangulo das comunicações e o Tríplice Poder, a torre pesa mais de 350 toneladas, possui 230 metros de altura e foi construída com o intuito de melhorar os sinais de TV e rádio da região. Aos 75 metros dos 230 é possível encontrar um mirante com capacidade para 150 pessoas e que nos dá uma visão panorâmica de 360 graus da Capital Federal. Apesar de ter sido inaugurada apenas em 1967, o mirante já era aberto para visitação desde 1965, quando a torre tinha apenas 140 metros de altura. A Torre de TV de Brasília já foi considerada a 13 maior torre do mundo, é 4ª maior da América Latina, 2ª maior do Brasil e a maior de Brasília.

    O Museu Nacional de Gemas

    Muitos não sabem, mas no mezanino da torre aos 25 metros do chão e onde era um restaurante até 1996 está localizado o Museu de Gemas. É um museu permanente de Pedras Preciosas e desde a sua inauguração o museu já recebeu mais de 3000 espécimes de gemas brasileiras e tem como intuito difundir informações sobre minerais gemas do Brasil, exterior, jóias e correlatos.

    Feirinha da Torre

    Atrás da Torre de TV é possível encontrar a famosa Feirinha da Torre. Lá você acha artesanato e presentes e comidas tipicamente brasileiros. São mais de 500 barraquinhas com muita coisa interessante, uma delas é o Capim Dourado, uma planta que só dá no cerrado e que é usado para fazer muitas coisas, desde roupas, chapéus e bijuterias. A Feira da Torre começou na década de 70 e antes era um amontoado de camelôs espalhados na frente da torre, com a reforma do lugar em 2010 eles ganharam um lugar próprio e regularizado.

    A Fonte Luminosa da Torre de TV

    Outra atração e que fica de frente para Torre de TV é a Fonte Luminosa da Torre de TV, uma das maiores da América Latina e estando entre uma das 10 maiores do mundo com 80 metros de diâmetro. Ela possui diversos jatos d’água, sendo que o maior a lança numa altura de 50 metros. Ao todo são 3,5 milhões de litros de água.

    Visitando a Torre de TV e o mirante

    A visita a Torre de TV de Brasília é totalmente gratuita. O mirante é aberto de terça a domingo de 9h às 19h, basta ir para debaixo do mezanino e entrar na fila para pegar o elevador. É proibido subir com alimentos e bebidas. O elevador chega ao mirante em questão de poucos minutos e o senhor que trabalha dentro dele sempre sobe e desce contando piadas. Chegando aos 75 metros, parte mais alta acessada pelo público, você se depara com uma linda visão panorâmica de Brasília. De um lado a Esplanada dos Ministérios, Asas Sul e Norte e o Lago Paranoá ao fundo e de outro o Estádio Nacional de Brasília, Feirinha da Torre, Parque da Cidade e Memorial JK. Se você vai em período de chuvas irá encontrar um gramado totalmente verdinho, já na seca a cidade fica amarelada.

    Como chegar até a Torre de TV de Brasília?

    A Torre de TV de Brasília está localizada bem no centro da Capital Federal, bem no Eixo Monumental Oeste. O lugar conta com vários estacionamentos para quem vai de carro e pontos de ônibus ao redor para quem precisa usar o transporte público.

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on