Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    A espetacular vista de Slieve League

      /  Europa   /  A espetacular vista de Slieve League
    Slieve League

    A espetacular vista de Slieve League

    Quando falamos sobre a Irlanda muitas coisas vem a nossa mente, principalmente as maravilhosas paisagens que esse país tem a oferecer. Da montanha até o mar a Irlanda é famosa por seus majestosos cliffs, aqueles penhascos a beira mar, um deles tem algo mais especial que os demais, o Slieve League que é conhecido por ser a montanha que foi partida ao meio pelo mar.

    Sobre o Slieve League

    O Slieve League (Sliabh Liag em Irlandês) está no rank de um dos maiores Cliffs da Europa, com mais de 600 metros de queda. Ele é o segundo maior Cliff da Irlanda, perde em altura apenas para o Croaghaun Cliff e por popularidade para Cliffs of Moher, que esteticamente é mais bonito.

    A principio Slieve League era uma montanha no qual teve a face sul esculpida pelo mar por anos formando assim um precipício que desce direto para o Oceano Atlântico. Na base norte da montanha está o Lago Agh que abriga boa parte de animais e plantas alpinas de Slieve League e da região do Condado de Donegal. É possível também fazer o “One Man’s Path” ou “Caminho de um Homem”, uma trilha que sobe o topo de Slieve League e que faz jus ao nome, pois é tão estreita que apenas uma pessoa pode passar. A trilha proporciona uma das mais belas vistas do lugar, não é perigosa, mas requer atenção.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Nas encostas altas de Slieve League é possível encontrar resquícios de uma civilização monástico, com cabanas e capelas. Também há sinais de que o lugar era usado para peregrinação antes da chegada do cristianismo na Irlanda. No caminho para a área de visualização principal é possível ver uma torre de sinal construída nos primeiros anos do século XIX para procurar possíveis invasores franceses. Perto também da área de visualização temos a palavra ‘Éire’ (Irlanda em Irlandês) para o auxílio aos pilotos de aviões durante a Segunda Guerra Mundial.

    Como chegar em Slieve League?

    Então, chegar lá não será uma tarefa fácil se você não tiver um carro, já que é bem difícil achar excursões que vão para lá. Primeiro de tudo você tem que chegar a cidade de Donegal localizada bem ao noroeste da ilha. Donegal fica há 224km de Dublin e não há trens que liguem as duas cidades, se quiser ir de trem terá que ir para Sligo e depois pegar um ônibus para Donegal ou então ir direto de ônibus de Dublin para Donegal. As passagens de ônibus de Dublin para Donegal custam em torno de €30 ida e volta, são cerca de 3 horas e meia de viagem e você pode compara pelo site da Bus Éireann.

    Chegando em Donegal você pode tentar encontrar alguma agência de passeios que leve até Slieve League, já que de lá é bem mais perto do que de Dublin, cerca de 50km. A outra opção é alugar um carro na cidade.

    Visitando Slieve League

    Chegando de carro você vai se deparar com uma estradinha bem pequena, que só passa um carro por vez, dali você vai ter acesso ao primeiro estacionamento, onde você pode deixar o carro e caminhar cerca de 2km até o principal ponto de observação ou se quiser pode ir de carro até o estacionamento 2 que já fica ao lado do ponto de observação. Só a vista desse caminho já é de tirar o folego, os penhascos se estendem para o horizonte e em um dia de sol você pode ver toda a costa para os condados de Sligo e Leitrim e até as montanhas da costa do Condado de Mayo.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Chegando a principal plataforma de observação a vista é insana, a dimensão daqueles rochedos com as ondas do mar é de te deixar sem palavras. Dali é possível fazer uma caminhada de uns 5 minutos até uma parte mais alta onde tem uma visão melhor, se você continuar seguindo esse caminho irá chegar na trilha “One Man’s Path” e poderá subir até o topo de Slieve League.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Bônus: Silver Strand Beach

    Uma dica é visitar um lugar que fica ali pertinho. Há cerca de 20km de Slieve League está a vila de Malin Beg onde fica localizado uma das praias mais bonitas que já vi na Irlanda, a praia de Silver Strand (An Trá Bhán em Irlandês). Rodeada por um pasto bem verdinho, cliffs e algumas ovelhas a praia é acessada do estacionamento através de algumas dezenas de degraus.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Tanto Slieve League quanto Silver Strand estão na Wild Atlantic Way, uma rota que vai de norte a sul pela costa oeste da Irlanda, passando pelos principais lugares do país e sendo uma das principais atrações da Irlanda para aqueles que gostam de viajar de carro.

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on