Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Uma viagem pela sua história | MyHeritage DNA

    Olá pessoal! E hoje eu vim falar de uma coisa bem legal, de viagem, claro. Mas não é qualquer viagem não, essa é uma viagem sua, que vai fundo na sua história.

    Dia desses eu estava pensando de onde vieram meus antepassados, onde moraram, ou se eu teria algum tipo de ascendência em outro país? Até tentei criar uma árvore genealógica, mas quando cheguei nos meus bisavós as informações ficaram mais e mais difíceis de serem obtidas. Foi ai que eu pensei que eu precisava de algo mais exato, já que eu não podia saber quem eram meus trisavós, eu poderia ao menos saber de quais lugares da terra vem minha linhagem.

    Exame de Ancestralidade

    Foi ai que pesquisando eu encontrei um exame de DNA de ancestralidade, isso mesmo que você leu. Não entendeu? Bom, eu te explico. Esse exame basicamente coleta uma amostra do seu DNA, que depois de extraído e examinado em laboratório, mostra a porcentagem no mundo onde o seu DNA é mais presente. Uma das empresas que oferecem esse serviço é a MyHeritage, uma grande empresa de genealogia que tem como objetivo usar a internet como uma ferramenta para pesquisa de antepassados. Fazendo o cadastro no site deles, que tem uma versão em português, você também consegue criar a sua árvore genealógica, colocar fotinhas e eles ainda tem um serviço de dar “Match”, podendo assim descobrir “parentes perdidos” no banco de dados.

    Foi ai que eu decidi fazer o exame e descobrir de onde eu venho. Após o pedido a MyHeritage enviou para minha casa um Kit de DNA.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Ative seu Kit DNA MyHeritage!

    Quando você recebe o Kit DNA MyHeritage ele vem com uma sequência numérica que precisa ser ativada. Você faz o seu cadastro no site da MyHeritage que é de graça, depois é só ir na aba DNA e clicar em ativer meu kit de DNA. Dessa forma todo o processo será online após o envio do kit de volta para o laboratório.

    Como fazer o exame?

    O exame é totalmente auto-didático, simples e fácil de ser realizado, não precisa tirar sangue, apenas a saliva e você não precisa da ajuda de ninguém. Dentro do Kit vem algumas instruções, além de 2 cotonetes para coleta da saliva, 2 pequenos tubos com um liquido dentro para a conserva do material, um plástico e um envelope para que você envie o seu material de volta para o laboratório.

    Primeiro é bom não comer nada por pelo menos 30 minutos antes do exame. Na verdade ninguém disse isso, mas eu achei melhor. Depois você vai esfregar um cotonete de um lado da bochecha por 1 minuto e fazer o mesmo com o outro cotonete na outra bochecha. Gente, quando eu falo bochecha é dentro da boca ok, não me vão esfregar do lado de fora que não vai funcionar.

    Na ponta do cotonete tem tipo um botãozinho que se você apertar a parte que tem saliva cai, então você deixa preparado para cair dentro do tubinho com o liquido de conserva. Após fazer isso você você tampa os tubinhos, coloca no saquinho plástico, coloca dentro do envelope e envia de volta.

    O envio

    As vezes as pessoas se confundem para enviar. Eu enviei da Irlanda e não tive problemas, mas pode ser que no Brasil eles perguntem ou achem problema em enviar material biológico pelo correio. Se te perguntarem é só falar que é um teste de ancestralidade. Envie com código de rastreio que dai você consegue saber onde está.

    O resultado

    O resultado do exame vem com mais ou menos entre 4 e 6 semanas e vem online no seu perfil da MyHeritage, você apenas recebe um email dizendo que já está pronto. O resultado vai mostrar qual a porcentagem do seu DNA em cada parte do mundo, nos últimos 200 anos se não me engano. Ele também pode dar um “Match” em outras pessoas que compartilham o DNA igual ao seu, nessa você encontra alguns primos de 5° grau.

    O meu resultado

    Bom, eu fiz o exame, pois como todos aqui eu amo viajar e queria muito saber de onde os meus antepassados vieram, para quem sabe um dia ir conhecer esses lugares. Eu recebi o kit, ativei, segui as intruções de coleta e envie novamente para o laboratório. Com mais ou menos umas 3 semanas eu recebi um e-mail dizendo que o resultado estava disponível.

    Eu tinha algumas possíveis certezas sobre de onde eu poderia ter vindo, como Portugal, Espanha ou Itália, mas o resultado do exame me mostrou bem mais que isso. Olha ai.

    Sim senhoras e senhores, eu tenho resquícios de DNA Ibérico, Inglês, Irlandês, Escocês, Judeu, Centro Americano e até Africano vindos da Nigéria e Quênia. Eu realmente fiquei de boca aberta quando eu vi o resultado. Um ponto interessante é que ao clicar na opção “Toque Introdução” no site ele mostra uma animação bem bacana  Gostei Bastante!

    Concorra a um Kit DNA!! Sorteio no Facebook

    E agora a boa notícia!! Se você leu esse post até o final e ficou com vontade de fazer um exame igual eu vou te dar uma ajuda. O Tô Longe de Casa foi sortear um Kit MyHeritage DNA!! Isso mesmo! Para participar é muito simples, mas você tem que ter um perfil no facebook.

    Você tem que curtir as páginas do Tô Longe de Casa e da MyHeritage no Facebook.

    Acessar o post do sorteio clicando aqui, curtir e compartilhar ele na sua timeline e comentar o lugar que você acha que vem.

    O resultado vai sair no dia 23/08/2017!

    Mas caso você não queria esperar e já queira fazer o teste, que tal adquirir ele com um super desconto? Basta acessar o site MyHeritage e clicar em encomendar seu kit e adicionar o código de desconto Leonardo quando for solicitado. Dai amigo, é só controlar a ansiedade para saber do seu passado!

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on