Home»América do Sul»El Caminito: A rua museu de Buenos Aires

El Caminito: A rua museu de Buenos Aires

0
Shares
Pinterest Google+

Podemos dizer que El Caminito é quase um museu a céu aberto e um dos lugares mais visitados por turistas em Buenos Aires. As casinhas coloridas, as lojinhas de souvenirs e os restaurantes aconchegantes são alguns dos pontos que fazem do lugar um chamariz de visitantes. Apesar de muito turístico o lugar compensa uma visita, mesmo que seja rápida.

Sobre El Caminito

Antes de tudo vale lembrar que Caminito é uma rua e não um bairro, que na verdade é o de La Boca. Os moradores da região costumavam ser imigrantes espanhóis e italianos que ficaram pela região por causa da proximidade do porto, o problema é que eram, na maioria deles, famílias com baixa renda e que não tinham como se manter. Por consequência disso, por volta do século XX o local foi aos poucos se deteriorando e se transformando em um imenso lixão a céu aberto.

Em 1950 um grupo de vizinhos no qual também se encontrava o conhecido pintor boquense Benito Quinquela Martín, decidiram revitalizar o lugar e com a ajuda do governo eles converteram o lixão em uma galeria de arte a céu aberto nomeada de Caminito, uma homenagem do clássico Tango de mesmo nome do compositor Juan de Dios Filiberto. O lugar foi subsidiado pelo governo para manutenções, uma vez que a própria população lá não teria como manter.

O que tem lá? Vale a pena visitar?

Muita arte, restaurantes, lojas e apresentações de tango ao vivo na rua são algumas das coisas que você pode encontrar quando for ao Caminito. Fotograficamente o lugar é muito bom, mas como disse acima é um chamariz de visitantes, por consequência as coisas podem ser um pouco mais caras do que o esperado, principalmente os restaurantes. Outra coisa chata lá são os covers de Maradona que insistem em tirar foto com a gente e depois nos cobram, fuja disso.

Não quero dizer que seja um lugar ruim de visitar, é bem interessante e dá para fazer boas fotos, mas como somos turistas e viajantes sempre haverão uns espertinhos querendo tirar vantagens disso, principalmente na Argentina.

Como chegar ao Caminito?

El Caminito fica localizado no bairro de La Boca, um lugar um tanto que… não seguro, se é que posso dizer assim. Se você quiser ir a pé isso levará em torno de 1 hora desde o centro de Buenos Aires, mas já aviso para ir sem pinta de turista, pois para chegar ao Caminito você terá que entrar em La Boca.

Você também pode ir de táxi, é uma alternativa, mas uma vez que a inflação argentina anda instável os preços podem variar muito. Se optar por ir de ônibus as linhas 20A, 33A e 33B passam no centro de Buenos Aires por trás da Casa Rosada e segue ao Caminito, mas lembre-se que ônibus em Buenos Aires apenas pode ser pago em moedas.

Eu fui com um ônibus de turismo, que além de passar em vários outros lugares passa também pelo Caminito, foi uma alternativa que achei para conhecer lá e outros lugares também.

Agora que você já conhece um pouquinho do lugar, já pode colocar na sua lista quando for a Buenos Aires!

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

Londres – um guia inusitado

Próximo post

Caverna de Postojna: O tesouro da Eslovênia

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *