Home»Europa»Viajando na história: Palatino e Forum Romano

Viajando na história: Palatino e Forum Romano

0
Shares
Pinterest Google+

O Coliseu não é um dos pontos turísticos mais importantes de Roma, há outro lugar ali do lado que também recebe diversos curiosos e apaixonados por história do do mundo inteiro, estou falando do Palatino e do Forum Romano. De começo é um pouco complicado entender, mas aos poucos a gente consegue.

Mas o que era o Palatino e o Forum Romano?

Hoje tudo que encontramos no lugar são ruínas daquilo que no passado foi algo grandioso. O Palatino nada mais é do que uma colina ou monte, onde antes havia uma espécie de cidade. Há também uma lenda sobre o Monte Palatino que diz que os gêmeos Rômulo e Remo, descendentes de Eneas que era filho da Deusa Venus, foram abandonados em um rio perto dali por um tio que queria o poder de ficar no trono, porém uma loba os encontrou perto do Monte Palatino, cuidou e os amamentou. Depois de grandes os gêmeos decidiram criar uma cidade ali, porém Rômulo brigou com o irmão e acabou matando-o, proclamando a si mesmo como rei e fundando a cidade de Roma.

Vista aérea do Palatino e Forum Romano. Foto: Martin G. Conde
Vista aérea do Palatino e Forum Romano. Foto: Martin G. Conde

Do lado do Palatino há o Forum Romano que era um local público no meio da cidade e que servia como centro político e comercial do povo, além de reuniões, mercados e outros eventos públicos. O local era um dos principais centros administrativos, mas com a expansão da cidade o lugar ficou pequeno demais e deixou de ser usado.

Tudo isso há muito tempo atrás, mas o que sobrou ainda está de pé como um belo museu a céu aberto. Entre as principais atrações estão o Arco di Tito, Templo de Saturno e Basílica Giulia, cujas origens remontam ao ano 54 a.C..

Como chegar ao Palatino e Forum Romano?

O Palatino e o Forum Romano estão centro de Roma, na Piazza Del Colosseo e do ladinho do Coliseu, então é muito fácil de achar e de chegar. Para ir de metro basta pegar a linha B e descer na estação Colosseo. De ônibus você pode ir com as linhas 75, 81, 673, 175 e 204.

Quanto custa visitar o Palatino e o Forum Romano?

Para evitar as filas, que são longas em Roma, o ideal é fazer a compra dos tickets online. A boa notícia é que com a visita ao Palatino e ao Forum Romano pode ser feita com o mesmo ticket que dá acesso ao Coliseu, ou seja, já são 3 atrações para se ver. O ticket custa €12,00 a tarifa cheia e tem validade de dois dias, ele pode ser adquirido no site oficial do Coliseu.

Passeando pelo Palatino e Forum Romano

O lugar é um pouco que confuso, pelo menos eu achei. A entrada é um pouco escondida, ao contrário do que muitos pensam ela não fica ao lado do Coliseu e sim um pouco depois do Arco Di Constantino, seguindo a Via di San Gregorio. Logo na entrada nos deparamos com as ruínas de uma construção, era o Acqua Claudia, um dos principais aquedutos da Roma Antiga. Seguindo em diante encontraremos vários caminhos que levam para vários lugares, ao todo são mais de 10 ruínas para se ver no Palatino e que não dá para falar de todas elas aqui.

Ao final do passeio pelo Palatino chegaremos em uns jardins que tem um mirante para todo o Forum Romano além da cidade de Roma. Dali você tem que encontrar as escadas para poder descer para o Forum, o que já foi outra aventura para mim, pois não encontrava a tal das escadas. Depois de ficar um pouco perdido eu cheguei ao Forum Romano.

Ao chegar lá embaixo podemos ver todas as construções antigas, estátuas e é onde também encontramos o Arco Di Tito, uma das principais atrações do local. A principal avenida do lugar é a Via Sacra, avenida onde aconteciam os desfiles do Império Romano. O lugar conta com mais de 15 ruínas, entre templos, basílicas, arcos e algumas outras construções.

É um passeio muito legal no qual a gente se imerge na história do país. Super recomendo conhecer.

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

A troca da guarda do Palácio de Buckingham

Próximo post

10 lugares que também falam português

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *