Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    Por dentro do Coliseu Romano

      /  Europa   /  Por dentro do Coliseu Romano

    Por dentro do Coliseu Romano

    Roma é uma das cidades mais famosas e visitadas do mundo e acho que o monumento que mais lembra a cidade é o gigantesco Coliseu. Eu sempre o via nos livros de história lá quando eu fazia o meu 1º grau, mas nunca imaginaria que um dia eu pudesse ver de pertinho aquela construção.

    A história do Coliseu

    A enorme construção do Império Romano também é conhecida como Anfiteatro Flaviano, uma gigantesca arena construída por ordem do imperador Flávio Vespasiano para que houvessem combates entre gladiadores, até mesmo com animais selvagens. As obras começaram no ano de 72 D.C e só terminaram 8 anos depois, quando o império passou a ser governado por Tito, filho de Flávio Vespasiano. Colocar o nome do pai na arena foi uma forma de Tito homenageá-lo. O Coliseu foi construído com 3 tipos de arquibancadas para diferenciar as classes sociais. O podium eram para os ricos, a menanina para a classe média e os pórticos para os pobres e mulheres. Ao todo as arquibancadas tinham capacidade para 80 mil pessoas. Para comemorar a inauguração houveram 100 dias seguidos de combates na arena, onde mais de 9 mil animais e 2 mil gladiadores morreram. No ano de 523 D.C as atividades no Coliseu foram encerradas.

    Comprando tickets para o Coliseu

    Visitar o Coliseu só será tarefa fácil se você comprar os tickets de entrada online. Eles são vendidos pelo site oficial do Coliseu e custam €12,00, tem a meia entrada também, mas ela só é válida para europeus entre 18 e 25 anos. Esse ticket dá acesso não só ao Coliseu como ao Fórum Romano e ao Palatino que ficam ao lado, mas que irei falar sobre em um outro post.

    Ah, mas eu posso comprar o ingresso na hora? Bom, poder você pode, mas já adianto que vai encarar a maior fila que você já pode enfrentar na sua vida. Eu fui em um sábado e estava monstruosa, mas como havia comprado pela internet, eu só imprimi o comprovante, fui direto ao guichê, troquei o comprovante pelo ticket e já entrei no Coliseu direto.

    Vale lembrar que o ticket não tem um dia especifico de uso, depois que você comprar, poderá usá-lo qualquer dia e ele valerá por dois dias a partir do momento em que você usa.

    Por dentro do Coliseu

    Sabe aqueles monumentos que a gente vê pela TV ou por foto e imagina que é gigante, mas quando chegamos perto é bem pequenininho, como o caso do Cristo Redentor? Pois então, com o Coliseu é diferente, ele aparenta ser grande por foto, e ao vivo ele realmente é.. colossal! Caminhar pela área externa dele é demais, nos leva há uma viagem pelo tempo e é incrível observar aquela quantidade de história ali na sua frente.

    Se por fora ele já é incrível, por dentro é mais ainda. Ao acessar a entrada nós já passamos por uns corredores com paredes e escadarias de pedra sensacionais, tudo muito antigo. O Coliseu é um labirinto por dentro, então é bom ter um mapinha como guia para saber onde estão as escadas que nos vão levando aos níveis superiores da construção.

    No primeiro andar já é possível avistar a arena onde haviam os combates entre os gladiadores. Mas ai você se pergunta: “Dentro dessa arena tem um monte de pedras, igual a um labirinto, como eles lutavam ali?” A resposta é simples, ali havia uma extensa arena, que com o passar do tempo desabou e revelou o que havia mais abaixo, porém era nessa arena onde ocorriam as principais batalhas.

    Subindo um andar a mais temos a mesma visão, porém de uma forma mais panorâmica, dando a oportunidade de tirar várias e belas fotos no lugar. Eu tive a sorte de ir em um dia super ensolarado e até um pouco quente para o inverno italiano, mas a quantidade de pessoas no Coliseu era muito grande, tanto que as vezes era um pouco difícil de achar um lugarzinho maneiro para tirar algumas fotos legais.

    Onde fica e qual horário de funcionamento do Coliseu?

    A construção está localizada no centro de Roma, na Piazza Del Colosseo, muito fácil de achar e de se chegar. Para ir de metro basta pegar a linha B e descer na estação Colosseo. De ônibus você pode ir com as linhas 75, 81, 673, 175 e 204.

    O Coliseu tem horários de funcionamento diferentes dependendo da época do ano, confira a tabela de horários abaixo:

    Horários Coliseu
    Meses Horário Última Entrada
    Último domingo de outubro até 15 de fevereiro 08h30 – 16h30 15h30
    16 de fevereiro até 15 de março 08h30 – 17h00 16h00
    16 de março até último sábado de março 08h30 – 17h30 16h30
    Último domingo de março até 31 de agosto 08h30 – 19h15 18h15
    1 de setembro até 30 de setembro 08h30 – 19h00 18h00
    1 de outubro até último sábado de outubro 08h30 – 18h30 17h00

    Apesar da multidão que visita o Coliseu diariamente eu acho que esse programa de turista vale muito a pena, pois esse contato com história que antes eu só tinha acesso nos livros na minha 8ª série ninguém pode tirar de mim.

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on