Home»Europa»Fontana Di Trevi, a fonte mais bonita do mundo

Fontana Di Trevi, a fonte mais bonita do mundo

0
Shares
Pinterest Google+

Sempre que viajamos por cidades históricas nos deparamos com aquelas fontes com uma arquitetura inigualável, porém uma delas se destaca mais dentre as outras, estou falando da Fontana di Trevi em Roma, considerada a fonte mais bonita do mundo.

Fontana Di Trevi (4)

História da Fontana di Trevi

O lugar onde hoje está a fonte é onde era o ponto final do Acqua Vergine, um dos maiores aquedutos que abasteciam Roma no passado e o único em funcionamento até hoje. Um antigo costume romano era sempre erguer uma fonte ao final de cada aqueduto e foi o que o Papa Nicolau II determinou em 1453, porém o projeto foi bem simples. Em 1629 o Papa Urbano VIII determinou uma construção maior, mas faltou dinheiro para concluir as obras. Em 1730 o Papa Clemente XII criou um concurso para um novo projeto para a fonte, o vencedor foi Nicola Salvi com o projeto que apresentava Netuno, o Deus do mar. No total 5 papas passaram pela obra que foi concluída em 1762. Nicola Salvi morreu antes de ver seu projeto erguido.

Imagem: Carlo Antonini
Imagem: Carlo Antonini

Curiosidades sobre a Fontana di Trevi

O nome Trevi significa algo como “três caminhos”, pois ali era o encontro de 3 ruas. A fonte possui mais de 20 metros de largura e 26 metros de altura. As esculturas tem como representação Netuno em uma carruagem puxada por cavalos com tritões.

As águas do aqueduto Acqua Vergine eram consideradas uma das mais puras de Roma, tão pura que diversos barris com água eram levados para o Vaticano para a preparação de chá. Em 1961 o governo declarou que a água não era mais própria para o consumo, entretanto a água da fonte hoje é completamente filtrada e tão pura quanto a de uma água engarrafada, o problema é que a piscina onde ela cai não é limpada sempre, lugar onde pode conter bactérias.

Fontana Di Trevi (5)

Junto com o Coliseu e o Vaticano, a Fontana Di Trevi é um dos lugares mais visitados em Roma e um ritual que sempre acontece lá são dos turistas jogarem uma moeda na fonte. Diz a lenda que ao jogar uma moeda por cima dos ombros significa que você voltará a Roma, duas moedas significa encontrar o amor da vida e três moedas significa que esse amor é romano. A cada 7 dias a prefeitura local limpa a fonte retirando todas as moedas e ao todo são arrecadados por dia mais de 3 mil euros, tudo é destinado a caridade.

Fontana Di Trevi (8)
Imagem: Joshua Ramirez

O lugar está localizado bem no coração de Roma, na Piazza Di Trevi que fica bem escondidinha no meio dos prédios. O lugar fica há 24 minutinhos de caminhada da Estação Termini, a principal de Roma.

Quantidade de gente na fonte
Quantidade de gente na fonte

Um dos melhores momentos para ver é durante a noite quando ela está completamente iluminada. A dica é chegar um pouquinho cedo antes de escurecer para pegar um lugar, visto que fica completamente lotado de turista, sendo difícil até mesmo para tirar uma simples foto. Fica a dica do que visitar em Roma!

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

O que comi por ai: Supplì al telefono

Próximo post

Basílica de Sacré-Cœur no alto de Paris

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *