Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    O que comi por ai: Supplì al telefono

      /  Culinária   /  O que comi por ai: Supplì al telefono

    O que comi por ai: Supplì al telefono

    Você já tinha ouvido falar do Supplì al telefono? Pois é, eu também não, mas fui conhecer quando estive em Roma através de um amigo italiano. É um tipo de bolinho de arroz frito e que lembra muito o croquete que conhecemos, mas é bem diferente.

    Sobre o Supplì

    O Supplì surgiu na Itália há muito tempo atrás, mas precisamente na região de Lazio onde está localizado Roma e é um tipo de comida da rustica culinária romana. Ele é um tipo de bolinho de arroz em forma oval que tem como recheio molho de tomate ou de carne e queijo derretido. Tudo e banhado em ovo e frito. Inicialmente eles eram comercializados em friggitorie, tipicas lojas que comercializavam alimentos fritos, mas que não são tão comuns mais. Hoje é mais comum encontrar esse tipo de comida em pizzarias e lanchonetes.

    O nome Supplì al telefono (telefone), vem pelo fato de que há o queijo derretido no meio e que quando é repartido ao meio o queijo forma como se fosse um fio de telefone.

    Supplì 2

    Esse foi o que comi em um restaurante perto da Piazza del Popolo em Roma. Foto: Daniele Paolini

    Receita de Supplì

    Vamos a parte que interessa não é, a parte de como se prepara essa delícia de comida.

    Ingredientes
    300 Gramas de arroz
    400 Gramas de tomates picados
    150 Gramas de carne moída
    150 Gramas de mussarela
    50 Gramas de queijo parmesão
    40 Gramas de manteiga
    Farinha de rosca
    3 ovos
    óleo de semente para fritar
    400 ml de caldo de vegetais ou carne
    1/2 xícara de vinho branco
    1 Cebola pequena
    3 Colheres de sopa de azeite extra-virgem
    Sal a gosto

    Modo de fazer
    Frite a cebola em uma panela com o azeite extra-virgem. Adicione a carne moída e deixe cozinhar por alguns minutos. Em seguida adicione o vinho branco e deixe cozinhar até que todo o álcool evapore. Diminua o fogo e adicione o tomate picado e o sal. Deixe cozinhar em uma panela coberta por cerca de 20 minutos. Depois de cozinhado adicione o arroz e o caldo de vegetais ou carne aos poucos, fazendo como se fosse um risoto normal. Desligue o fogo e deixe que o arroz fique ao dente. Em seguida coloque a manteiga, o queijo parmesão e adicione um ovo, mexa com cuidado até que fique com uma consistência de massa ou risoto.

    Corte a mussarela em pequenos pedaços quadrados para o recheio. Separe duas vasilhas, uma com 2 ovos batidos e outra com farinha de rosca. Pegue o arroz e faça pequenas bolinhas em formato oval colocando os pedaços de mussarela dentro delas. Passe o bolinho na farinha de rosca em seguida nos ovos batidos e depois novamente na farinha de rosca até que seja totalmente coberto. Em seguida em uma panela com óleo bem quente coloque os supplìs para fritar até que fiquem douradinhos.

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on