Home»Culinária»O que comi por ai: Supplì al telefono

O que comi por ai: Supplì al telefono

0
Shares
Pinterest Google+

Você já tinha ouvido falar do Supplì? Pois é, eu também não, mas fui conhecer quando estive em Roma através de um amigo italiano. É um tipo de bolinho de arroz frito e que lembra muito o croquete que conhecemos, mas é bem diferente.

Sobre o Supplì

O Supplì surgiu na Itália há muito tempo atrás, mas precisamente na região de Lazio onde está localizado Roma e é um tipo de comida da rustica culinária romana. Ele é um tipo de bolinho de arroz em forma oval que tem como recheio molho de tomate ou de carne e queijo derretido. Tudo e banhado em ovo e frito. Inicialmente eles eram comercializados em friggitorie, tipicas lojas que comercializavam alimentos fritos, mas que não são tão comuns mais. Hoje é mais comum encontrar esse tipo de comida em pizzarias e lanchonetes.

O nome Supplì al telefono (telefone), vem pelo fato de que há o queijo derretido no meio e que quando é repartido ao meio o queijo forma como se fosse um fio de telefone.

Supplì 2
Esse foi o que comi em um restaurante perto da Piazza del Popolo em Roma. Foto: Daniele Paolini

Receita de Supplì

Vamos a parte que interessa não é, a parte de como se prepara essa delícia de comida.

Ingredientes
300 Gramas de arroz
400 Gramas de tomates picados
150 Gramas de carne moída
150 Gramas de mussarela
50 Gramas de queijo parmesão
40 Gramas de manteiga
Farinha de rosca
3 ovos
óleo de semente para fritar
400 ml de caldo de vegetais ou carne
1/2 xícara de vinho branco
1 Cebola pequena
3 Colheres de sopa de azeite extra-virgem
Sal a gosto

Modo de fazer
Frite a cebola em uma panela com o azeite extra-virgem. Adicione a carne moída e deixe cozinhar por alguns minutos. Em seguida adicione o vinho branco e deixe cozinhar até que todo o álcool evapore. Diminua o fogo e adicione o tomate picado e o sal. Deixe cozinhar em uma panela coberta por cerca de 20 minutos. Depois de cozinhado adicione o arroz e o caldo de vegetais ou carne aos poucos, fazendo como se fosse um risoto normal. Desligue o fogo e deixe que o arroz fique ao dente. Em seguida coloque a manteiga, o queijo parmesão e adicione um ovo, mexa com cuidado até que fique com uma consistência de massa ou risoto.

Corte a mussarela em pequenos pedaços quadrados para o recheio. Separe duas vasilhas, uma com 2 ovos batidos e outra com farinha de rosca. Pegue o arroz e faça pequenas bolinhas em formato oval colocando os pedaços de mussarela dentro delas. Passe o bolinho na farinha de rosca em seguida nos ovos batidos e depois novamente na farinha de rosca até que seja totalmente coberto. Em seguida em uma panela com óleo bem quente coloque os supplìs para fritar até que fiquem douradinhos.

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

Usando transfer com a Blacklane

Próximo post

Fontana Di Trevi, a fonte mais bonita do mundo

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *