Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    10 países e suas comemorações de Halloween

      /  Top 10   /  10 países e suas comemorações de Halloween

    10 países e suas comemorações de Halloween

    O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas no Brasil, está chegando e é uma data conhecida no mundo todo. Embora não seja festejada em todo lugar, como no Brasil, onde no dia 31 de Outubro é comemorado o dia do Saci Pererê. Ao contrário do que muita gente pensa, a tradição do Halloween não surgiu nos Estados Unidos, mas sim em terras irlandesas e só então a partir da Irlanda foi se propagando para outros países e se adaptando nas mais diversas culturas.

    E existem diversos lugares espalhados por ai que levam muito a sério essa data, onde as pessoas, crianças e adultos põem suas fantasias e vão para as ruas comemorar ou comemoram de uma forma completamente diferente, como em casa com suas famílias. Por isso separamos aqui 10 países e suas comemorações de Halloween.

    Áustria

    Imagem: Arek

    Imagem: Arek

    Na Áustria a celebração do Halloween é um pouco diferente das que costumamos ver por ai. Ao invés de se fantasiarem e irem para as ruas celebrar, os austríacos mais supersticiosos deixam água, pão e uma lâmpada acesa em suas mesas pouco antes de irem dormir. Esse ritual é uma forma de fazer uma noite mais especial para receber de volta os espíritos no mundo real. Também conhecido como Seleenwoche, o Halloween ou Dia de Todos os Santos é celebrado entre o dia 30 de outubro e 2 de novembro no país a algumas famílias decoram os túmulos de seus entes queridos com velas dentro de copos e vasos.

    China

    Imagem: Reprodução

    Imagem: Reprodução

    Já na China o Halloween se chama Teng Chieh e é realizado todos os anos. Nessa data, os chineses colocam comida e água na frente de fotografias de seus parentes que já morreram e também ascendem fogueiras e ligam lanternas com o intuito de guiar os espíritos de volta para a terra. Outro motivo para isso consiste em lembrar os mortos e libertar a alma daqueles que estão presos por algum motivo ruim ocorrido na terra, que segundo eles podem ser perigosos.

    Inglaterra

    Imagem: thehedgewitchcooks.co.uk

    Imagem: thehedgewitchcooks.co.uk

    Podemos dizer que a Inglaterra possui muito aquele costume americano de “doce ou susto”, mas também há costumes bem típicos do povo inglês no Halloween. Um dele é esculpir beterrabas ao invés de abóboras. Outro costume é ascender fogueiras e jogar objetos para espantar os maus espíritos, segundo alguns costumes, se você jogar um objeto na fogueira e no outro dia ele não estiver lá significa que a pessoa não terá mais que um ano de vida.

    França

    Imagem: momsgoneglobal.com

    Imagem: momsgoneglobal.com

    Francês não gosta muito de inglês, americano e nem da cultura deles, percebe-se isso quando se está na França e ninguém fala inglês. O Halloween de fato era desconhecido no país até a década de 90 quando começou a ser comemorado, antes disso ele era apresentado apenas em meios de comunicação. Hoje o Halloween na França é bem similar ao americano, onde todos colocam fantasias e vão para as ruas comemorar. De qualquer forma eles consideram a data um subproduto americano e não há tanta força cultural como nos EUA.

    Irlanda

    Imagem: Shutterstock / Semmick Photo

    Imagem: Shutterstock / Semmick Photo

    Como eu falei acima o Halloween surgiu na Irlanda há muitos anos atrás na época medieval, quando o país ainda nem era dividido em República da Irlanda e Irlanda do Norte. No irlandês gaélico eles chamam essa época de Samhain que quer dizer fim do verão e a data está relacionada a revisitação dos mortos no mundo real. Pagãos acreditam que este é o início do novo ano e o tempo mais fácil de se comunicar com os mortos. Eles costumam deixar comidas e outros itens como oferendas com velas para ajudar os espíritos encontrar o seu caminho.

    Já em Derry City na Irlanda do Norte o Halloween é comemorado por 9 dias seguidos, como se fosse um carnaval onde há grandes desfiles nas ruas, fogos de artifícios e as pessoas se fantasiam e vão as festas. Na cidade há até tours para visitar lugares mal assombrados. O mesmo acontece em Dublin, capital da Irlanda, onde na noite do dia 31 todos vestem suas fantasias e vão festejar.

    México

    Imagem: Shutterstock / Maciej Czekajewski

    Imagem: Shutterstock / Maciej Czekajewski

    Durante 3 dias (31, 01 e 02) o México comemora o Día de los Muertos (Dia dos Mortos), não apenas o México como boa parte dos países latinos e a Espanha também. A tradição desta celebração é para homenagear os mortos, pois eles acreditam que apenas neste dia os espíritos dos que se foram podem retornar para suas famílias por um momento. Por isso uma muitas famílias vão aos cemitérios onde seus parentes estão enterrados, principalmente no dia 2 de novembro e fazem uma verdadeira festa, com muita música, comida e alegria para receber aqueles que voltam.

    Japão

    Imagem: Shutterstock / Aduldej

    Imagem: Shutterstock / Aduldej

    No Japão não é comum celebrar o Halloween igual aos americanos fazem, no Japão eles celebram o Obon, conhecido também como Matsuri, um festival dedicado aos espíritos e seus antepassados. Pequenos barquinhos com velas são lançados em lagos e rios, como uma forma de dar boas vindas aos espíritos e guiá-los de volta para suas casas.

    Filipinas

    Imagem: annetrent.com

    Imagem: annetrent.com

    Nas Filipinas o Halloween tem como foco os mortos e suas vidas. A influência americana está começando a crescer na região, mas a tradição filipina de Pangangaluluwa ainda é comemorada com força no país. Nela as pessoas vão de casa em casa para cantar músicas sobre as almas presas no purgatório e em troca pedem alguns trocados.

    Escócia

    Imagem: socialwrkrlaura

    Imagem: socialwrkrlaura

    Na Escócia o Halloween foi celebrado pela primeira vez no século XVI. Nesta época as pessoas usavam a data para fazer previsões do futuro e os mais jovens vestiam roupas diferentes em um ato de atrair um noivo(a). Já no final do século XIX as crianças começaram a se vestir e ir de porta em porta pedindo dinheiro ou comida e que se estendem até os dias de hoje, só que elas pedem doces!

    Estados Unidos

    Imagem: Shutterstock / Arina P Habich

    Imagem: Shutterstock / Arina P Habich

    Também não há como falar em Halloween e não relembrar de clássicos filmes americanos como o Abracadabra (Hocus Pocus), infantil da Disney de 1993 e As Bruxas de Salém (The Crucible) de 1996. De fato os Estados Unidos são referência nas festas de Halloween com áreas residenciais enfeitadas com abóboras esculpidas e pessoas fantasiadas. O termo “Gostosuras ou Travessuras” ou “Doce ou Susto” (trick or treat) vem de uma ideia de bondade e educação para pedir doces, dessa forma os mortos não fazem nenhuma travessura ou pregam sustos nas crianças.

    Cidades como New Orleans, Madison, New York, Los Angeles são referência quando o assunto é Halloween, mas não supera a popularidade de cidade de Salém ao noroeste do país. A cidade ficou conhecida pela prática de bruxaria e de caça as bruxas no passado e hoje é palco do Salem’s festival of the dead, um grande festejo de Halloween.

    E então, qual desses lugares você gostaria de passar o Halloween? Bom, eu vou passar aqui em Dublin na Irlanda e esse será meu primeiro Halloween. A comemoração mesmo acontece no sábado (31/10), mas nas ruas já é possível encontrar muita gente louca fantasiada. Conto depois como foi!

    Happy Halloween!

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on