Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    O que comi por ai: Fish and Chips

      /  Culinária   /  O que comi por ai: Fish and Chips

    O que comi por ai: Fish and Chips

    Você já ouviu falar de Fish and Chips? No bom português seria algo como Peixe com Fritas e basicamente é isso mesmo. Esse prato que está mais para um tipo de fast food é muito comum na Europa, principalmente em cidades costeiras de países como Irlanda e Reino Unido.

    De onde surgiu o Fish and Chips?

    O prato surgiu no século XIX, como uma forma barata e rápida para a alimentação de operários e que era vendido enrolado em jornal, coisa que ainda acontece em algumas cidades do interior. Porém no começo o peixe frito era vendido separado da batata frita. Alguns fatos históricos revelam que a primeira loja em Londres a vender Fish and Chips juntos foi aberta nos anos de 1860 por Joseph Malin.

    Já na Irlanda o Fish and Chips apareceu também no século XIX a primeira pessoa a comercializar foi o italiano Giuseppe Cervi que comercializou o Fish and Chips nas ruas de Dublin com um carrinho de mão até encontrar um ponto fixo na Great Brunswick Street que hoje é conhecida como Pearse Street.

    Os peixes usados são bem diversos. Na Inglaterra e Escócia os mais comuns são Arinca, Bacalhau, Escamudo-Negro e Arraias. Já na Irlanda os mais usados são Bacalhau, Solha, Arraia e até Tamboril (um peixe feio pra caramba). Para a fritura alguns estabelecimentos envolviam o peixe em polme, uma massa de consistência mole à base de pão ralado que servia para fritar os alimentos.

    Por décadas o Fish and Chips dominou o mercado de comidas pré-feitas no Reino Unido e até hoje continua sendo uma das opções mais saborosas e baratas para o turista sendo bem fácil encontrar uma loja em alguma esquina.

    Fish and Chips 001

    Receita de Fish and Chips

    Para o peixe
    1 kg de filé de peixe fresco (preferência de água salgada)
    1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
    1 colher (chá) de fermento em pó
    1 xícara (chá) de cerveja clara
    1 colher (sopa) de vinagre
    1 colher (café) de sal
    Óleo vegetal para fritar

    Fritas
    1 ou 2 batatas descascadas e cortadas em palitos
    Óleo para fritar
    Sal a gosto

    Modo de fazer
    Misture a farinha de trigo com o fermento e a cerveja, mexa bem e em seguida adicione o vinagre e o sal e deixe descansar. Empane os filés de peixe com farinha de trigo e depois na massa que estava descansando, em seguida coloque o filé de peixe para fritar em uma panela com óleo quente. Em seguida frite as batatas também em óleo quente. Depois de frito você pode servir tudo junto em um prato com um pouco de sal e limão. Para ser bem irlandês você pode comer bebendo uma bela pint de Guinness.

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on