Home»Culinária»O que comi por ai: Fish and Chips

O que comi por ai: Fish and Chips

0
Shares
Pinterest Google+

Fish and Chips 003
Você já ouviu falar de Fish and Chips? No bom português seria algo como Peixe com Fritas e basicamente é isso mesmo. Esse prato que está mais para um tipo de fast food é muito comum na Europa, principalmente em cidades costeiras de países como Irlanda e Reino Unido.

De onde surgiu o Fish and Chips?

O prato surgiu no século XIX, como uma forma barata e rápida para a alimentação de operários e que era vendido enrolado em jornal, coisa que ainda acontece em algumas cidades do interior. Porém no começo o peixe frito era vendido separado da batata frita. Alguns fatos históricos revelam que a primeira loja em Londres a vender Fish and Chips juntos foi aberta nos anos de 1860 por Joseph Malin.

Já na Irlanda o Fish and Chips apareceu também no século XIX a primeira pessoa a comercializar foi o italiano Giuseppe Cervi que comercializou o Fish and Chips nas ruas de Dublin com um carrinho de mão até encontrar um ponto fixo na Great Brunswick Street que hoje é conhecida como Pearse Street.

Fish and Chips 002

Os peixes usados são bem diversos. Na Inglaterra e Escócia os mais comuns são Arinca, Bacalhau, Escamudo-Negro e Arraias. Já na Irlanda os mais usados são Bacalhau, Solha, Arraia e até Tamboril (um peixe feio pra caramba). Para a fritura alguns estabelecimentos envolviam o peixe em polme, uma massa de consistência mole à base de pão ralado que servia para fritar os alimentos.

Por décadas o Fish and Chips dominou o mercado de comidas pré-feitas no Reino Unido e até hoje continua sendo uma das opções mais saborosas e baratas para o turista sendo bem fácil encontrar uma loja em alguma esquina.

Fish and Chips 001

Receita de Fish and Chips

Para o peixe
1 kg de filé de peixe fresco (preferência de água salgada)
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara (chá) de cerveja clara
1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (café) de sal
Óleo vegetal para fritar

Fritas
1 ou 2 batatas descascadas e cortadas em palitos
Óleo para fritar
Sal a gosto

Modo de fazer
Misture a farinha de trigo com o fermento e a cerveja, mexa bem e em seguida adicione o vinagre e o sal e deixe descansar. Empane os filés de peixe com farinha de trigo e depois na massa que estava descansando, em seguida coloque o filé de peixe para fritar em uma panela com óleo quente. Em seguida frite as batatas também em óleo quente. Depois de frito você pode servir tudo junto em um prato com um pouco de sal e limão. Para ser bem irlandês você pode comer bebendo uma bela pint de Guinness.

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

10 lugares que ameaçam mudar ou desaparecer do mapa

Próximo post

Croagh Patrick: Trilha na Montanha Sagrada Irlandesa

2 Comments

  1. 29 de setembro de 2015 at 20:09 — Responder

    Nossa devia estar uma delicia mesmo!

    • 29 de setembro de 2015 at 20:50 — Responder

      Estava sim Marcia! Deu até vontade de ir comer de novo! haha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *