Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    O que comi por ai: Tacacá Paraense

      /  América do Sul   /  Brasil   /  O que comi por ai: Tacacá Paraense

    O que comi por ai: Tacacá Paraense

    Você conhece o Tacacá? Você pode não ter experimentado, mas com certeza já ouviu falar. O Tacacá é uma iguaria da região norte do Brasil e se brincar é a comida típica mais famosa da região. Eu pessoalmente gostei muito, tanto que mereceu um post aqui no blog.

    O que é o Tacacá?

    Tudo começou com uma antiga sopa indígena que se chamava Mani Poi e que deu origem ao Tacacá dos dias atuais. Os registros do Tacacá vem desde o século XVIII, onde segundo o historiador Aldrin Figueiredo, uma índia teria matado uma mulher com uma cuia de Tacacá envenenado.

    Hoje em dia o Tacacá tá mais para uma bebida ou sopa do que comida propriamente dita. Ele é composta de diversos temperos e dentre os principais ingredientes estão o tucupi (sumo amarelo extraído de mandioca), goma de tapioca, Jambu (planta típica da região amazônica) e camarão que em alguns casos pode ser substituído por carne de Pirarucu. Tudo isso é servido em uma cuia, uma espécie de casca natural que vem de uma outra planta nativa da região chamada de Cuiera.

    A mistura de todos os ingredientes do Tacacá nos traz uma experiência sensorial com sabor exótico e em alguns casos até afrodisíaco. De todos os ingredientes podemos dizer que o toque final fica por conta do Jambu, que tem a capacidade de anestesiar os lábios e a língua, coisa que os paraenses chamam de “tremer a boca”. Independente do clima, o Tacacá deve ser consumido quente, sempre e sem auxílio de talheres, na verdade você usa um palito para mexer e bebe a sopa direto da cuia.

    Rico em vitaminas

    Numa única cuia de Tacacá você pode encontrar diversas vitaminas, dentre elas a vitamina C, vitaminas do complexo B e vitamina E. Juntas elas têm uma funçao antioxidante e cicatrizante que também ajudam e casos de anemia, resfriado e má digestão.

    Além de tudo o Tacacá pode ser consumido sem nenhum medo, pois se trata de um alimento de baixíssimo teor calórico, uma cuia pode ter menos de 123,09 Kcal, enquanto o consumo calórico recomendado para pessoas adultas no jantar é de 1.200 Kcal.

    Tacacá

    Receita de Tacacá Paraense

    Agora que já falei bastante do Tacacá tá na hora de você também experimentar. Segue então aqui a receita da iguaria amazônica. Anota ai:

    Ingredientes para Tacacá:
    4 xícaras (chá) de água
    1/2 xícara (chá) de goma de mandioca
    1 colher (chá) de sal
    500 g de camarão salgado (seco)
    4 folhas de chicória
    4 dentes de alho bem amassados
    3 pimentas-de-cheiro
    2 maços de jambu
    2 litros de tucupi

    Modo de fazer o Tacacá:
    Coloque o Tucupi em uma panela com alho amassado, sal chicória e as pimentas e leve tudo ao fogo. Quando começar a ferver você irá abaixar o fogo, tampar a panela e deixar cozinhar por mais meia hora. Em uma outra panela comece a cozinhar o Jambu até ficar com uma textura macia e depois reserve. Lave bem os camarões e os cozinhe por 5 minutos em água fervente, depois retire a cabeça e a casca. Ferva 4 xícaras de água com sal a gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria, acrescente aos poucos na água fervente, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência. Em uma cuia ou vasilha sirva 1 concha do Tucupi com os temperos, 1 concha da goma e algumas folhas de Jambu com os camarões. Misture tudo e sirva em seguida.

    Eai, gostou? Muito simples e muito gostoso. Caso você prefira pode também viajar até o Pará, onde em qualquer cidade você vai encontrar uma “Tacacazeira” para vender.

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on