Home»Brasil»O que comi por ai: Tacacá Paraense

O que comi por ai: Tacacá Paraense

0
Shares
Pinterest Google+

Você conhece o Tacacá? Você pode não ter experimentado, mas com certeza já ouviu falar. O Tacacá é uma iguaria da região norte do Brasil e se brincar é a comida típica mais famosa da região. Eu pessoalmente gostei muito, tanto que mereceu um post aqui no blog.

O que é o Tacacá?

Tudo começou com uma antiga sopa indígena que se chamava Mani Poi e que deu origem ao Tacacá dos dias atuais. Os registros do Tacacá vem desde o século XVIII, onde segundo o historiador Aldrin Figueiredo, uma índia teria matado uma mulher com uma cuia de Tacacá envenenado.

Hoje em dia o Tacacá tá mais para uma bebida ou sopa do que comida propriamente dita. Ele é composta de diversos temperos e dentre os principais ingredientes estão o tucupi (sumo amarelo extraído de mandioca), goma de tapioca, Jambu (planta típica da região amazônica) e camarão que em alguns casos pode ser substituído por carne de Pirarucu. Tudo isso é servido em uma cuia, uma espécie de casca natural que vem de uma outra planta nativa da região chamada de Cuiera.

A mistura de todos os ingredientes do Tacacá nos traz uma experiência sensorial com sabor exótico e em alguns casos até afrodisíaco. De todos os ingredientes podemos dizer que o toque final fica por conta do Jambu, que tem a capacidade de anestesiar os lábios e a língua, coisa que os paraenses chamam de “tremer a boca”. Independente do clima, o Tacacá deve ser consumido quente, sempre e sem auxílio de talheres, na verdade você usa um palito para mexer e bebe a sopa direto da cuia.

Rico em vitaminas

Numa única cuia de Tacacá você pode encontrar diversas vitaminas, dentre elas a vitamina C, vitaminas do complexo B e vitamina E. Juntas elas têm uma funçao antioxidante e cicatrizante que também ajudam e casos de anemia, resfriado e má digestão.

Além de tudo o Tacacá pode ser consumido sem nenhum medo, pois se trata de um alimento de baixíssimo teor calórico, uma cuia pode ter menos de 123,09 Kcal, enquanto o consumo calórico recomendado para pessoas adultas no jantar é de 1.200 Kcal.

Tacacá

Receita de Tacacá Paraense

Agora que já falei bastante do Tacacá tá na hora de você também experimentar. Segue então aqui a receita da iguaria amazônica. Anota ai:

Ingredientes para Tacacá:
4 xícaras (chá) de água
1/2 xícara (chá) de goma de mandioca
1 colher (chá) de sal
500 g de camarão salgado (seco)
4 folhas de chicória
4 dentes de alho bem amassados
3 pimentas-de-cheiro
2 maços de jambu
2 litros de tucupi

Modo de fazer o Tacacá:
Coloque o Tucupi em uma panela com alho amassado, sal chicória e as pimentas e leve tudo ao fogo. Quando começar a ferver você irá abaixar o fogo, tampar a panela e deixar cozinhar por mais meia hora. Em uma outra panela comece a cozinhar o Jambu até ficar com uma textura macia e depois reserve. Lave bem os camarões e os cozinhe por 5 minutos em água fervente, depois retire a cabeça e a casca. Ferva 4 xícaras de água com sal a gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria, acrescente aos poucos na água fervente, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência. Em uma cuia ou vasilha sirva 1 concha do Tucupi com os temperos, 1 concha da goma e algumas folhas de Jambu com os camarões. Misture tudo e sirva em seguida.

Eai, gostou? Muito simples e muito gostoso. Caso você prefira pode também viajar até o Pará, onde em qualquer cidade você vai encontrar uma “Tacacazeira” para vender.

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

10 países mais perigosos do mundo

Próximo post

8 destinos para uma primeira viagem

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *