0
Shares
Pinterest Google+

Imagine um deserto de rochas em frente ao mar. Conseguiu imaginar? Não né, um pouco difícil, mas existe um lugar na Irlanda que ilustra bem essa descrição, esse lugar é conhecido como The Burren National Park, que do irlandês boireann significa “Morada das Rochas”. A convite da Academic Bridge College e da Wice Intercâmbio eu passei por esse lugar e conheci um pouquinho dele.

Sobre The Burren

O grande deserto de rochas de calcário que se estende do topo das montanhas até a costa ocupa uma área de quase 1.300km² de paisagens que nos fazem sentir na lua (talvez), afinal, são grandes placas de rochas cobertas de fissuras, onde em alguns casos nascem grama. A região é tão antiga que é possível encontrar nas pedras resquícios de madeira e animais fossilizados. O lugar que foi esculpido aos poucos pelos ventos e pelo mar também já foi morada dos Celtas há milhares de anos atrás, pois lá ainda é possível encontrar vestígios da passagem desse povo, como alguns monumentos megalíticos, aqueles feitos com pedras empilhadas ao estilo Stonehenge.

Porém o que atraiu mesmo as pessoas para esse lugar não foi a paisagem única, mas sim a capacidade que esse solo tem para reter e liberar calor. A profundidade de calcário em The Burren chega há mais de 1km, fazendo com que o lugar funcione como um gigantesco acumulador térmico. Dessa forma o solo pode reter o calor no verão e liberá-lo no inverno. Isso fez com que os primeiros Colonos que passaram por ali descobrissem que o lugar era perfeito para criação de gado, uma vez que haveria pasto o ano todo.

Se engana quem pensa que é só na superfície que há o que ver. Se por cima o The Burren é incrível, por baixo ele surpreende. A ação da água no calcário poroso fez com que diversas cavernas fossem formadas no subsolo, muitas delas possuem rios, riachos e até cachoeiras. Dizem que na caverna Poll an Ionain está localizada a maior estalactite da Europa, com 9 metros. Como a maioria das cavernas são perigosas não é indicado que os turistas se enfiem nelas, a única aberta ao público é a de Aillwee. Queria muito ter conhecido alguma delas, mas não foi dessa vez.

Como chegar em The Burren?

The Burren está localizado na costa oeste da Irlanda, entre os majestosos Cliffs of Moher e a baía de Galway. A cidade mais perto do lugar é Lisdoonvarna, conhecida também como capital do Burren. Ela possui pouco mais de 800 habitantes e onde estão as únicas águas termais da Irlanda, no qual têm efeitos terapêuticos e radioativos, pois elas contém uma grande quantidade de enxofre, magnésio, ferro e iodo. Lisdoonvarna está há pouco mais que 2 horas de Dublin e você pode chegar seguindo as vias M4, M6 e N67. De ônibus é um pouco mais difícil de chegar, pois você teria que ir para Galway e de lá pegar um outro ônibus até o lugar, que é um pouco isolado. Ou se preferir você pode ir de Day Tour para Cliffs Of Moher, pois a maioria já incluem The Burren no roteiro.

É um lugar bem diferente e interessante, uma paisagem singular e que o torna único, do tipo de coisa que não costumamos ver por ai. Se estiver na costa oeste da Irlanda a visita no lugar vale muito a pena e se o dia estiver ensolarado, coisa que não estava quando fui, o passeio será melhor ainda. Minha passagem por The Burren foi um convite da Academic Bridge College e da Wice Intercâmbio.

Comente pelo Facebook

comentários

Post Anterior

Os imponentes Cliffs of Moher

Próximo Post

A medieval cidade de Kilkenny na Irlanda

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *