Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    Saint Patrick’s Day 2015 em Dublin

      /  Europa   /  Saint Patrick’s Day 2015 em Dublin

    Saint Patrick’s Day 2015 em Dublin

    Dublin é a capital da Irlanda, e se uma das coisas que deixa essa cidade mais famosa ainda são as festas, bares e os autênticos pubs irlandeses. A capital irlandesa foi até eleita pela National Geograph como a cidade com melhor noite do mundo. Acho que isso tudo porque os irlandeses adoram festa e adoram beber e uma época que eles extrapolam é no 17 de março, dia de St Patrick’s ou São Patrício no Brasil.

    O St Patrick’s Day é mais comum na Irlanda, EUA e alguns outros países da Europa, no Brasil a mania está começando a pegar, mas acho que ainda demora. Nessa data é comemorado o dia do padroeiro da Irlanda e para homenagear, diversos pontos turísticos ao redor do mundo ganham uma iluminação verde, a cor da Irlanda.

    A história de St Patrick

    Patrick nasceu na Grã Bretanha no século IV e morreu no dia 17 de março de 460 A.C, dai a data da comemoração. Ele veio de uma família inglesa muito rica, porém quando tinha 16 anos ele foi sequestrado por piratas irlandeses e trazido como escravo para Irlanda. Ele não era uma pessoa muito religiosa, mas durante o seu cativeiro passou a acreditar em Deus. Com a fé adquirida durante 6 anos de escravidão ele conseguiu escapar e retornou para Grã Bretanha, onde depois seguiu para a França onde entrou para o mosteiro de mosteiro de Ésir. Após alguns anos ele disse ter recebido um chamado de Deus para retornar a Irlanda como bispo, para evangelizar os irlandeses com um método que incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para as pessoas. Depois de quase 30 anos de evangelização ele faleceu. Para lembrá-lo a igreja católica começou a comemorar um dia em homenagem a ele, mas que com o passar dos anos foi se popularizando e comemorado por todos com uma grande festa na Irlanda.

    Saint Patrick’s Festival

    Todo o dia 17 de março a Irlanda para para comemorar e aqui em Dublin costuma acontecer o Saint Patrick’s Festival. O evento começa alguns dias antes do 17 de março e envolve diversas atividades na cidade, como eventos esportivos e culturais até a chegada do dia 17 onde acontece um grande desfile na principal avenida da cidade, a O’Connell Street, onde todos vão com chapéus, roupas verdes e com as bandeiras da Irlanda. O desfile lembra muito o nosso 7 de Setembro, tem muitas bandas, grupos de universidades, artistas que contam alguma história.

    Vale lembrar que é preciso chegar bem cedo para pegar um lugar na grade ou algum lugar que seja bom para ver, pois quando eu digo que lota é porque lota mesmo. Não deixe também que o clima estrague seu dia, leve um guarda-chuvas, pois o clima é bem instável, infelizmente quando fui estava bem nublado, mas deu para aproveitar. A o desfile tem uma duração de mais ou menos 1 hora e meia e é muito bacana de se ver, mas não vá esperando muita coisa por ele, eu particularmente achei bonito, mas o 7 de Setembro lá na minha Brasília é mais bonito ainda.

    A Festa continua

    O desfile pode até acabar, mas a festa não acaba tão cedo. Quando ele acaba todo mundo vai em peso para a região do Temple Bar que é uma rua aqui de Dublin no qual foi preservada toda a estrutura medieval. Lá existe uma diversidade muito grande de bares, pubs e restaurantes e é pra lá que todas as pessoas vão.. para beber é claro. Todos lotam as ruas para beber, até porque todos os estabelecimentos já estão lotados. Esse é o único dia do ano em que é autorizado a beber na rua, pois para quem não sabe isso é proibido aqui na Irlanda.

    Em determinados pontos não tinha como andar de tanta gente. A galera muito animada mesmo, muita gente fantasiada, gente bebada diga-se de passagem, mas o nível de confusões e brigas são mínimos comparados a de um carnaval de rua no Brasil. Ali as pessoas ficam até o dia amanhecer praticamente.

    A parte ruim

    Como tudo tem a parte ruim da coisa, mas neste caso eu me refiro a sujeira que fica na cidade. Engana-se quem pensa que Dublin por si só já é uma cidade limpa, no St Patrick’s então ela fica pior. A parte legal disso tudo é que o serviço de limpeza da cidade é bem rápido e no dia seguinte não se vê nenhum resquício de sujeira do dia anterior.

    O St Patrick’s Day com certeza é uma marca registrada da Irlanda e de Dublin e que vale a pena ser conferido ao menos uma vez. Então fica a dica, se você vem pra Irlanda no mês de março aproveite para curtir a festa.

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on