Home»Opinião»Viajando de Iberia e Iberia Express

Viajando de Iberia e Iberia Express

0
Shares
Pinterest Google+

Como muitos já sabem eu vim morar na Irlanda por um tempo, mas pra chegar aqui eu precisei cruzar o Atlântico e essa tarefa não foi nada fácil, ainda mais quando temos a Iberia no meio. A opção por voar de com ela veio de pelo seus baixos e atraentes valores para destinos Europeus, porém as vezes vale a pena pagar um pouquinho mais para ter um conforto melhor, ainda mais num percurso de 17 horas de duração. Vamos lá, vou te contar como é voar com a Iberia, singelamente apelidada pelos íntimos de Ivieja (velha em espanhol).

A Iberia é uma grande companhia espanhola fundada em 1940, possui sua sede em Madrid e voos para diversas cidades do mundo, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. Ela faz parte da OneWorld, uma aliança de grandes empresas aéreas que inclui TAM, American Airlines, Qatar Airways dentre outros. O forte da Iberia são os preços bem convidativos, mas o ponto fraco é o atendimento pré-embarque e as condições físicas das aeronaves. Algumas são extremamente antigas e apesar da empresa já estar fazendo uma grande renovação da frota de aviões velhos para os novos desde 2011, ainda há uns antigos voando por ai, para se ter uma noção e segundo buscas na internet o A320-200 da empresa está em curso desde 1993! What?

Pré-Embarque pela Iberia

Assim que adquiri minha passagem passei por alguns transtornos com a empresa. Primeiro foi o alto índice de mudança de horário e um cancelamento do voo. Duas vezes por semana era sagrado chegar um e-mail da empresa informando que meu voo tinha sofrido alterações de horário, dai eu tinha que acessar minha reserva no site da empresa para aceitar a mudança, isso quando o site resolvia funcionar.

Na Iberia você não tem o direito de marcar seu assento no avião antes do check-in, pois se quiser vai ter que desembolsar uma grana preta, MAS certa vez o site apareceu para mim que os assentos estavam disponíveis gratuitamente, mas sempre que eu ia marcar não salvava. Mandei mensagem para a empresa e fui informado que teria que pagar. Ué? Então porque estava aparecendo que era gratuito? Propaganda enganosa. Direito do consumidor? Opa, não tem!

Nesse meio tempo eu pesquisei muito sobre a empresa e o que encontrei foi um alto índice de reclamação, tanto em buscas pela internet quanto na fanpage deles no facebook. As reclamações variavam desde problemas com pagamento, mal atendimento e extravio de bagagem. Pensei: Agora que já comprei não tem mais jeito, resta torcer para pelo menos o avião ser da frota nova… mas não foi bem o que aconteceu.

Check-In com a Iberia

O check-in ficou disponível online 24 horas antes do voo, ali pude marcar meu assento sem ter que pagar e foi bem tranquilo, porém alguns amigos que estavam no mesmo voo que eu não conseguiram prosseguir com check-in online por problemas no site.

Chegando em Guarulhos realizei o check-in já preocupado com a minha mochila e o que seria dela a partir dali. Logo no check-in a moça me disse que não poderia despachar minha mochila ali, pois ela se classificava como material frágil e me indicou onde deveria levar para despachar.

Após isso peguei meus bilhetes e fui para o portão de embarque torcendo pra ser um avião da frota nova, para ter o mínimo de entretenimento, mas quando eu olhei pelo vidro da sala de embarque eu percebi pela pintura do avião e pelas manchas no casco que era antigo, parecia um avião russo da década de 80. Os aviões antigos da Iberia tem uma pintura mais fosca com a logomarca antiga, já os novos tem uma pintura mais brilhosa com a logomarca nova.

A essa altura do campeonato tudo o que me restava era torcer para que aquilo fosse apenas por fora, que dentro do avião fosse tudo novo, MAS eu me enganei de novo. O avião era um A340-300 que opera desde 1996 segundo a internet. Puts!! Era uma aeronave com 2 assentos perto das janelas, 2 corredores e 4 assentos no meio. Entretenimento? Apenas o que as 3 TVs passavam e que dava interferência a cada balance do avião. Fazer o que né? Leve muita música pra ouvir ou um notebook para assistir filmes.

Durante o voo

Durante o voo tudo foi bem tranquilo, os assentos tinham um espaço significativo entre um e outro, e eu com meus 1,93 metros de altura não fiquei apertado, mas também não fiquei folgado. Os comissários do avião era todos muito prestativos, mas com uma aparência de cansados e exaustos. Para mim a aparência não muda nada, mas ali estava evidente, não tinha aquela imagem de aeromoça arrumada e maquiada, pelo contrário, elas estavam descabeladas com cara de cansadas e o uniforme dava uma aparência de velhas a elas. Tadinhas, fiquei com pena.

Durante o voo nos foi servidos duas refeições, um jantar e um café da manhã. Muito bons por sinal, não tive do que reclamar nessa parte. Para o jantar as opções eram raviolis ou frango. Eu peguei a segunda opção que era tipo um estrogonofe de frango, com arroz, salada, um filé de carne, pãozinho, torta de sobremesa e um refrigerante. Para o café da manhã nós tivemos um sanduíche de queijo e presunto acompanhado de algumas frutas, um bolo além de suco e uma barrinha de chocolate.

Conexão com Iberia Express

Nada que tenha “express” no meio é bom e com a Iberia pode ser pior. Minha conexão para Dublin foi em Madrid. Depois de uma falta de comunicação da empresa para saber de qual portão sairíamos chegamos até o avião. A Iberia Express é de propriedade da Iberia e é uma companhia Low Coast, ou seja, de baixo custo. Eu imaginava que ela seria como uma GOL ou TAM da vida, com os aviões que somos acostumados no Brasil, mas não se engane meu caro amigo, ela é pior. Eu nunca viajei na minha vida (nem nos ônibus na Bolívia), tão apertado, espremido, imprensado ou outro adjetivo de apertado que você possa imaginar, igual eu viajei com a Iberia Express. O humor das aeromoças não é nada agradável, elas nem se quer esperavam a gente colocar nossas bagagens no compartimento e já ficavam nos apressando. Já imaginava que não teria comida no voo e não teve, se quisesse tinha que pagar para comer algo a preços abusivos e o pior, em euros. O voo estava impossível, o jeito foi tomar um dramin para dormir.. e dormi que nem vi o avião decolar.

Bom, meu relato aqui foi para mostrar como foi a minha experiência com a Iberia, e se você procurar outros relatos na internet verá que não tem tanta diferença assim. Eu espero que a empresa melhore, até porque a minha passagem de volta é com ela e só eu sei o que sofri meu amigo, e não quero sofrer de novo não.

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

Partiu Irlanda! Partiu Dublin!

Próximo post

Uma visita a vila de Howth

28 Comments

  1. PAULO OLIVEIRA
    1 de fevereiro de 2015 at 23:08 — Responder

    Nossa por que não publicou isso antes? rsrsrsrsr. Vou me preparar desde agora , pois comprei passagem para Lisboa , via Madri, pela Iberia, para o fim de março. Vou torcer para que algo mude para melhor senão to f….

    • 2 de fevereiro de 2015 at 15:31 — Responder

      Pois é Paulo, quando eu comprei eu também não sabia da roubada, só vim saber depois. Mas são casos e casos, por exemplo, minha amiga que veio 2 dias antes de mim para Irlanda deu a sorte de pegar um avião novo deles.. já eu não. Espero que sua experiência seja melhor que a minha. Depois me conta aqui!

    • Renato
      30 de dezembro de 2015 at 12:41 — Responder

      E aê, Paulo, como foi a sua experiência. Comprei minhas passagens hoje e estou na expectativa.
      Grande abraço!

  2. 1 de fevereiro de 2015 at 23:40 — Responder

    Olá Leo! Nossa vi minha vida passando no seu relat.
    Viajamos com a Iberia para Italia em Novembro do ano passado e na ida tivemos a sorte grande de viajar no avião novo (que é muito bom, com entretenimento de primeira com filmes que acabaram de sair do cinema e etc) ja na volta sofremos tudo que você narrou e pior: as pessoas extremamente mal educadas…
    Te desejo sorte na volta!

    • 2 de fevereiro de 2015 at 15:34 — Responder

      Pois é Talita, e no meu avião ainda tinha um livreto falando da diversidade de filmes que os aviões novos tinham.. e eu ali sem poder fazer nada kkk, paciência, espero que melhore na volta.

  3. Luciana
    2 de fevereiro de 2015 at 01:00 — Responder

    quando eu fui pra Dublin, o pacote básico da agencia era Iberia, mas por 250 reais a mais dava pra ir de KLM… nunca tinha voado com nenhuma das 2, mas sabia q a Iberia nao era la aquelas coisas… o próprio agente de intercâmbio me aconselhou a pagar mais e ir com a KLM, q valia muito a pena… e nao me arrependi nem um pouco, foi a melhor companhia q já viajei, e depois de ler o post tenho mais certeza ainda kkkk

    • 2 de fevereiro de 2015 at 15:35 — Responder

      Nem fale Luciana, uns amigos vieram de KLM e me falaram que foi a melhor avião da vida kkkk. Fez bem em não ir de Iberia.

  4. Larissa
    3 de fevereiro de 2015 at 09:06 — Responder

    Nossa, que azar. Eu voei de Ibéria pra Dublin tbm dia 20 de janeiro e adorei, o avião era enorme, confortável e cada banco tinha TV com varias series, filmes, jogos, etc. Dava pra ver direitinho onde o avião estava, quanto tempo de vôo e quanto faltava pra chegar. A comida era ótima e o atendimento tbm. Só concordo com o avião de Madrid pra Dublin hehe

    • 3 de fevereiro de 2015 at 10:03 — Responder

      Pois é Larissa, minha amiga também veio em um avião novo. A frota ainda não foi completamente renovada, então há possibilidade de se deparar com um avião velho por ai.

  5. 30 de março de 2015 at 21:34 — Responder

    Estamos indo pra Moscou em Setembro, tomara que a gente de sorte de não passar por isso… 😮

  6. Alexandre
    9 de abril de 2015 at 00:47 — Responder

    Oi Leo!
    Muito interessante o relato! Me diz uma coisa: se eu não marcar assento, o que acontece? As pessoas não pedem para trocar de lugar e ficarem juntas (no caso de amigos, por exemplo?) O que aconteceu com os teus amigos que não conseguiram marcar?

    • 9 de abril de 2015 at 16:45 — Responder

      Oi Alexandre! Então, quem não consegue marcar, vai ter o lugar marcado automaticamente no momento do check-in. Como o meu já estava marcado eu não sei te dizer se no check-in você pode escolher, mas todos meus amigos que não conseguiram foram separados no avião.

  7. Raphael Miranda
    2 de maio de 2015 at 22:52 — Responder

    Boa noite
    Parabens pelo post.
    Tenho algumas dúvidas: comprei minha passagem pro dia 4 de maio com destino a lisboa (rio x madrid / madrid x lisboa). Como funciona a situação da escolha dos assentos? Como vc fez pra escolher seu lugar sem pagar? Eu preciso retirar a bagagem em madrid e despachar novamente ou elas seguem automaticamente na conexão?

    Obrigado

    • 3 de maio de 2015 at 12:00 — Responder

      Olá Raphael, tudo bem? Então, o site da Iberia é meio louco, tem gente que consegue marcar lugar e tem gente que não. Se não consegui escolher pelo site só vai conseguir na hora do check-in. Sobre a bagagem, geralmente ela vai direto pro destino final, mas se informe no check-in! 😉

      • Raphael
        3 de maio de 2015 at 12:15 — Responder

        Òbrigado. Agora, uma outra dúvida: como disse anteriormente, meu voo é para Lisboa, porém faz escala em Madrid. Quando vou fazer o check in, pede nome de um contato no destino. Estou colocando o contato de Lisboa e está dando erro. Sabe como posso proceder?

        • 3 de maio de 2015 at 12:29 — Responder

          Oi Raphael, eu não tive que fazer isso! Neste caso é melhor que entre em contato com a Iberia para verificar, eles vão te auxiliar melhor! 😉

  8. Karen
    24 de maio de 2015 at 13:35 — Responder

    Oi Leonardo,

    Estou comprando um voo para londres e ele faz conexao em madri.

    Daqui pra Madri vou de iberia e depois de madri para londres é iberia express,

    Vc sabe como funciona o lance das malas, já que a iberia express é low cost, ou como é conexao eles aceitam o mesmo tanto de malas?

    liguei na iberia mas eles nao funcionam hj 🙁

    pode me ajudar com isso?

    Obrigada : )

    • 25 de maio de 2015 at 17:16 — Responder

      Oi Karen, mesmo a Iberia Express sendo Low Coast eles vão aceitar sua bagagem pois é uma conexão de um voo internacional onde as passagens foram cpompradas juntas. Isso se aplica tanto na ida quanto na volta. 😉

      • Karen
        25 de maio de 2015 at 23:43 — Responder

        Obrigada pela resposta : )

        acabei comprando a conexao com a iberia normal mesmo, nao tinha visto sua resposta que nao tinha problema 🙁

        mas obrigada pela ajuda

  9. Lilian
    5 de junho de 2015 at 18:57 — Responder

    Olá, viajei pela Ibéria – RJ – Madrid – Lisboa – Madrid – RJ e no voo de ida e volta tive o azar de voar nos aviões antigos da companhia.
    Tal como você descreve. Além de comissárias com cara de cansadas e uniforme amassado, achei-as com péssimo humor !!! Além do mais, as aeronaves estavam sujas. Nosso vôo de ida saiu com 2 horas de atraso, e com isto as malas não chegaram em Lisboa no mesmo vôo que estávamos. Mas fomos bem atendidos no aeroporto e as malas chegaram no final do dia.

  10. Andre Reis
    9 de agosto de 2015 at 16:48 — Responder

    Olá!
    Li o seu relato e vou deixar uma dica: realmente a Ibéria muda muito os horários dos vôos e até mesmo cancela alguns trechos. Sempre fico monitorando as minhas reservas pelo site e sabe o que acontece quando isso acontece comigo? Acho ótimo!
    Vou contar o porque: Bem… quando uma empresa aérea muda o horário do seu vôo em pelo menos 15 minutos você está amparado pelo CDC para solicitar a troca do vôo por outro que melhor te agrade. Isso significa que você pode escolher qualquer outro vôo da companhia (ou mesmo das parceiras da Oneworld, no caso), em qualquer horário, até 7 dias antes ou após o vôo original.
    Então, se seu vôo é uma porcaria, aeronave velha, muitas conexões, dê graças a Deus quando isso acontecer, pois você pode escolher um vôo direto, aeronave nova etc sem pagar nada a mais por isso!
    Já usei dessa artimanha muitas vezes! Na última agora, possuia uma reserva de Vienna para Guarulhos, pela Ibéria, com conexão em Madrid e Rio de Janeiro. Como meu vôo foi alterado, liguei e solicitei a troca do meu vôo por um com conexão em Frankfurt operado pela Lufthansa e depois direto pra Guarulhos, operado pela TAM.

    • 10 de agosto de 2015 at 15:38 — Responder

      Oi Andre! Nossa, muito bom saber disso, quem está enfrentando problemas já sabe agora onde recorrer!

  11. claudia
    5 de setembro de 2015 at 11:36 — Responder

    OI Leonardo. Veja se vc pode me ajudar.. Vou desmbarcar em Madri num voo da tam 12, 30, dia 15/12. gostaria de seguir a Barcelona , pela ryanair já mudei de ideia. Penso em comprar a passagem no Brasil pela Iberia, gostaria de saber, se é muito confuso e demorada essa conexão em Barajas,, ou outra dica. Vlw pelo post mto bom!!

    • 7 de setembro de 2015 at 14:11 — Responder

      Oi Claudia, depende muito, não tem como afirmar. Tem gente que vai e é super rápido, tem gente que vai e passa por uma dor de cabeça. Eu pessoalmente achei o aeroporto bem grandão e meio confuso, já que cheguei de madrugada e estava tudo fechado.

  12. caio albuquerque
    15 de setembro de 2015 at 20:50 — Responder

    e aí amigo, vou para Kuala lumpur, dia 21, e a iberia vai fazer um dos trechos como parceira da British, vou do RJ para Madrid, acredito que o meu deva ser o avião novo, pois aparece o nome aqui Airbus a 330 jet, rola o que bebidas no voo? liberado? pois já voei de lufthansa e tudo era 0800 hahaha, vlw abraço.

    • 18 de setembro de 2015 at 16:30 — Responder

      Oi Caio! Sim, na Iberia é incluso café da manhã e almoço/jantar e bebidas durante as refeições. Bebida liberada que nem na KLM e Airfrance não tem não.

  13. […] ano que passou como 1 mês para mim. Lembro me como ontem do longo voo do Brasil até a Irlanda, do avião taxiando na pista do aeroporto de Dublin e da primeira raja de vento frio que recebi na […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *