Home»Brasil»Os pontos turísticos de Brasília

Os pontos turísticos de Brasília

0
Shares
Pinterest Google+

Brasília está crescendo a cada dia mais entrando na rota do turismo brasileiro. Mas o que fazer em Brasília? A cidade não é tão grande assim, logo é possível conhecer em 1 dia apenas, 2 para conhecer com mais calma. Quer conhecer os principais pontos turísticos da cidade? Te mostro aqui!

Ponte JK

A Ponte Juscelino Kubitschek é a ponte mais nova da cidade e que liga o Plano Piloto ao Lago Sul. Em 2003 ela foi eleita a ponte mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania nos Estados Unidos. A ponte é obra do arquiteto Alexandre Chan, possui 1200 metros de extensão e é formada por três arcos metálicos que se intercalam por cima das pistas e calçadas. A posição intercalada dos arcos representa o movimento de uma pedra quicando sobre a água. Um exemplo de arrojo arquitetônico que faz jus ao espírito de mudança que foi o marco da construção de Brasília

Congresso Nacional

O Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer e é sede do poder legislativo brasileiro. Os prédios tem 28 andares e abrigam as sedes administrativas. Já nas cúpulas estão os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado federal. O Congresso é aberto para visitas guiadas de segunda a sexta das 9h30 às 17h. Para grupos com mais de 15 pessoas é preciso agendamento pelo www.congressonacional.leg.br/visite
Endereço: Palácio do Congresso Nacional, Praça dos 3 Poderes
Contato: (61) 3303-4671 e (61) 3216-1768

Catedral Metropolitana

Também projetada por Niemeyer ela foi inaugurada em 1970, possui 40 metros de altura e 16 arcos de concreto rodeados por um espelho d’água. A cruz metálica no topo foi benzida pelo Papa Paulo VI. Na entrada estão os quatro evangelistas medindo cada um cerca de 3 metros de altura e feitos por Alfredo Cheschiatti. Durante o dia o interior da Catedral é banhado pela luz natural do sol filtrada pelos belos vitrais de Marianne Peretti. A visitação ocorre diariamente das 8h às 18h.
Endereço: Início da Esplanada dos Ministérios – Eixo Monumental/Via S1

Museu Nacional de Brasília

Integrando o Conjunto Cultural da República está o Museu Nacional de Brasília. O espaço insere na capital um circuito internacional de artes e mostra o que há de melhor nesse ramo. O espaço é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados assuntos importantes para a sociedade. O museu tem uma área de 14,5 mil metros quadrados e foi desenhado por Niemeyer. As visitas são de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.
Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto
Contato: (61) 3325-5220 e 3325-6410 | museunacional@gmail.com

Pontão do Lago Sul

Pra quem busca diversão o Pontão do Lago Sul é a pedida certa. É considerado um dos maiores centros de entretenimento e diversão da capital, pois conta com uma ótima estrutura com parquinhos, quiosques, feiras, shows, eventos esportivos, bares e restaurante e tudo isso nas margens do Lago Paranoá. Um centro completo de lazer cercado por muito verde e segurança que contribuíram para torná-lo um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília. É aberto todos os dias a partir das 7h.
Endereço: SHIS – QL10 – lotes 1 a 33 – Lago Sul
Contato: (61) 3364-0580

Estádio Nacional de Brasília

O Estádio Nacional, também conhecido como Estádio Mané Garrincha foi o palco da Copa do Mundo de 2014 em alguns jogos. A arena multiuso recebe também, além de campeonatos de futebol, diversos shows. Localizado no complexo esportivo Ayrton Senna o estádio foi inaugurado em 1974 e possuía capacidade para 45 mil pessoas, depois da reforma o estádio aumentou para 71 mil pessoas. O estádio é aberto a visitas todos os sábados das 10h às 16h e é gratuita.
Endereço: SRPN Estádio Nacional Mané Garrincha, S/N, Asa Norte
Contato: (61) 3214-2764 / (61) 3329-6970 / (61) 3329-6995

Memorial Juscelino Kubitschek

O memorial, ou Museu JK foi construído em homenagem ao ex-presidente JK e onde foi celebrada a primeira missa de Brasília. No lugar podemos observar diversos objetos que simbolizam a cidade além de artefatos pessoais de JK como seu casaco, faixa presidencial, medalhas, carro e inclusive seu mausoléu onde estão seus restos mortais. O lugar conta boa parte da história e carreira de Juscelino e também de Brasília.
Endereço: Eixo Monumental, Lado Oeste – Praça do Cruzeiro
Contato: (61) 3226-7860 / 3225-9451

Torre da TV Digital

A Torre foi batizada na cidade como “Flor do Cerrado“, mas para muitos habitantes é conhecida como “Casa dos Jetsons” aquele desenho animado antigo lembra? Isso por causa do seu formato inusitado. A torre foi construída com o intuito de garantir uma melhor transmissão de sinal digital para a TV dos brasilienses, mas acabou virando um ponto turístico da cidade. Ela possui 120 metros de altura e 3 mirantes, sendo o mais alto 360°, já os dois abaixo na verdade são duas cúpulas reservadas para exposições.
Endereço: Estrada Parque Contorno, Grande Colorado, Sobradinho

Praça dos Três Poderes

A praça é um dos destinos obrigatórios para quem vem visitar a capital federal, pois é lá que estão localizado os três poderes do estado: Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário), além também de outros símbolos da capital como o Panteão da Pátria, Mastro da Bandeira que possui a maior bandeira independente hasteada no mundo, Pombal, Pira da Pátria, Espaço Lúcio Costa e a escultura Os Dois Candangos, que homenageia aqueles que ajudaram a construir a cidade.
Endereço: Final da esplanada, atrás do Congresso Nacional.

Torre de TV

A Torre de Televisão tem 224 metros de altura é um grande projeto de Lúcio Costa que une a diversão, lazer e funcionalidade. Além da função de transmitir sinal ela também serve como um mirante 360° para toda a capital federal. Na base da torre ainda é possível encontrar uma grande feira com lanchonetes e lojas de artesanato local. Em sua frente há uma escultura do artista plástico Alexandre Wakenwit chamada “Era Espacial”. Está aberta para visitação todos os dias da semana.
Endereço: Eixo Monumental Oeste

Palácio da Alvorada

Lá é a residência oficial da presidente Dilma e uma das construções mais importantes do modernismo arquitetônico de Brasília projetado por Niemeyer. Foi a primeira construção em alvenaria da capital e possui na faxada grandes colunas de concreto em forma de curva que é um dos símbolos da cidade. O acervo artístico do Palácio da Alvorada reúne obras de arte de artistas consagrados brasileiros e estrangeiros. Existe uma distância do ponto de visita, uma piscina com peixes e um extenso gramado separam as pessoas do palácio, mas é possível realizar visitas guiadas no interior todas as quartas feiras a partir das 14h.
Endereço: Península da Alvorada

Ermida Dom Bosco

A Ermida Dom Bosco começou com a inauguração de um templo em 1957, e que com o passar do ano tornou-se também um dos lugares preferidos pelos brasilienses para se divertir, visto que o lugar fica às margens do Lago Paranoá. Lá as pessoas podem andar de skate, bicicleta, nadar no lago, praticar slackline dente outros. O lugar conta com uma capela tem a forma de uma pirâmide de base triangular, revestida em mármore, com uma cruz de metal no topo. Mirante para o lago e na parte mais baixa uma extensa área gramada para o lazer das pessoas.
Endereço: QI 29 do Lago Sul
Contato: (61) 3367-4965

Igrejinha Rainha da Paz

A Catedral Militar Rainha da Paz, conhecida também como Igrejinha Rainha da Paz é uma das mais visitadas da cidade. Em 1980 ela abrigou a comitiva do Papa João Paulo II. O projeto atual, inaugurado em 1994, é de Oscar Niemeyer. Vale destacar: a pedra fundamental da Catedral Militar Rainha da Paz foi abençoada por João Paulo II, papa declarado santo em 2014.
Endereço: Canteiro Central do Eixo Monumental Oeste – SMU
Contato: (61) 3323.3858 / 3321-0211

Gente, são infinitos pontos turísticos em Brasília e é meio que impossível falar de todos. Para ficar mais fácil eu citei os principais ai acima e aqui em baixo disponibilizo um mapa para que possam localizar estes lugares e também alguns outros que não citei aqui em cima.

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

Tô Longe de Casa - Ep 08 - Corumbau, Brasil

Próximo post

Partiu Irlanda! Partiu Dublin!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *