Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    O que comi por ai: Arepas Venezuelanas

      /  América do Sul   /  O que comi por ai: Arepas Venezuelanas

    O que comi por ai: Arepas Venezuelanas

    Você já ouviu falar em Arepas? Hoje eu vou apresentar aqui para vocês essa espécie de pão, que parece bem simples e sem sabor, mas que é muito gostoso. As Arepas são venezuelanas, prato típico no país. São como pequenos pães de milho feitos com milharina e assados ou fritos. Eu provei quando visitei o Monte Roraima na Venezuela.

    De onde surgiram as Arepas?

    Além da Venezuela as Arepas também são comuns na Colômbia e Panamá. Elas já existiam muito antes dos espanhóis chegarem para colonizar a América do Sul e com o passar do tempo ela se tornou um ícone gastronômico desses países, como uma herança. Antigamente os indígenas daquelas regiões faziam com o milho uma espécie de farinha moída na pedra, formando assim uma massa em forma de pequenas bolas no qual eles assavam em uma chapa barro meio curvada chamada de Aripo.

    Arepas na Atualidade

    Hoje em dia a receita é quase a mesma, a diferença é que não usam mais pedras para moer a farinha de milho (milharina) e pode ser preparada em uma chapa ou grelha comum.

    Você pode comer as Arepas puras com café, de preferência no café da manhã (foi a forma que eu comi) ou pode recheá-las com queijo, presunto, carne ou frango desfiado ou outro ingrediente que você achar melhor. O fato é que as Arepas vão deixar em você um sabor inesquecível.

    Receita de Arepas Venezuelanas

    Bom, vamos ao que interessa né? Se você gostou de ler sobre as Arepas com certeza vai querer experimentá-las, então saiba que é bem simples de prepará-las, vamos lá:

    Ingredientes para as Arepas
    2 xícaras de chá de farinha de milho (milharina).
    2 xícaras de chá de água.
    1/2 colher de chá de sal ou sal à gosto
    1/2 colher de chá de manteiga
    Óleo para fritar
    Assadeira para assar

    Modo de fazer as Arepas
    Misture a água com o sal e em seguida acrescente pouco a pouco a farinha de milho até que forme uma massa homogênea sem caroços. Em seguida acrescente a manteiga e amasse bastante até que a massa fique bem suave, após isso forme com massa bolas achatadas mais ou menos do tamanho da palma da mão.

    Unte uma frigideira com um pouco de óleo de cozinha e esquente-a. Com a frigideira quente coloque as Arepas e as deixe fritando até que fiquem com uma cor dourada. Faça isso dos dois lados. Quando estiverem douradas leve-as ao forno para assar a 180°C para que terminem de cozinhar por dentro. A dica é que ao final elas estejam com um som oco, para assim cortá-las e recheá-las caso queira.

    Bom, espero que gostem da dica e que possam saborear essa delícia!

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on