Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

Image Alt

Descobrindo os Lençóis Maranhenses

/  América do Sul   /  Descobrindo os Lençóis Maranhenses

Está ai um sonho meu desde pequeno, conhecer os Lençóis Maranhenses. Nunca havia tido a oportunidade por questões financeiras, mas quem espera sempre consegue agarrar aquela promoção de passagens aéreas e foi o que eu fiz. Algumas semanas depois estava embarcando para esse que, com certeza é um dos lugares mais incríveis do planeta.

O Parque dos Lençóis Maranhenses fica no litoral do estado do Maranhão, são mais de 155 mil hectares de paisagens incomuns com dunas de até 40 metros de altura e lagoas de água doce com tons verdes e azuis. Os lençóis só não são um deserto por causa das chuvas que acontecem no local, são mais de 300 pancadas por ano, o que ajuda nas formações das lindas lagoas, que também são formadas por águas pluviais.

Como chegar aos Lençóis Maranhenses? Barreirinhas ou Santo Amaro?

Há diversas formas de chegar aos Lençóis, em ambas você tem que ir para São Luís e de lá partir para Barreirinhas ou Santo Amaro do Maranhão, cada uma em uma extremidade dos Lençóis. Ai você me pergunta, qual a diferença?

Barreirinhas é a cidade de mais fácil acesso, consequentemente é maior, mais turística, onde tem mais gente e as coisas podem ser mais caras. A cidade é cortada pelo Rio Preguiça, mas ele é meio escuro e não é legal nadar ali. De Barreirinhas até os lençóis é um pouquinho demorado, mais de 40 minutos de carro e o problema nem é esse, mas sim a super lotação, algumas lagoas lá ficam cheias demais, meio Piscinão de Ramos, eu pelo menos não curto.

Para chegar em Barreirinhas: Viação Cisne Branco
    Horários: Saídas de São Luís nos períodos da manhã, tarde e noite.
    Valor: Em torno de R$85,00 ida e volta
    Duração: 3 horas e meia

A outra opção é Santo Amaro, onde dizem que estão localizados as lagoas mais bonitas dos Lençóis. Para chegar em Santo Amaro é mais complicado, a cidade é bem menor que Barreirinhas, mas tem restaurantes, pousadas e guias. Por ser pequena também é bem segura. A cidade é cortada pelo Rio Grande, com prainhas e água cristalina de tons amarelos e vermelhos, ótimo de tomar banho ali. Santo Amaro está bem mais perto dos Lençóis do que Barreirinhas, em 5 a 10 minutinhos de carro você já está lá. O bom disso tudo é que como a cidade é menos procurada há menos fluxo de turistas por lá, deixando os lençóis completamente para você. Como disse, para chegar lá é um pouco complicado, primeiro é preciso pegar uma Van em São Luís com destino ao povoado de Sangue que fica na beira da BR. Chegando em Sangue você irá trocar a Van por um “Pau de Arara” e vai seguir  em uma estrada de areia e atravessando rios.

Para chegar em Santo Amaro: Van do Denilson – 0(xx)98-9148-8904
    Horários: Saídas às 1 da tarde e 3 da manhã
    Valor de 2014: R$50,00 (R$30,00 a Van e R$20,00 o Pau de Arara)
    Duração: 5 horas

Veredito final: Santo Amaro

Onde se hospedar em Santo Amaro? Onde comer?

Santo Amaro apesar de pequena tem várias pousadas. Conheci duas lá que recomendo para vocês, a primeira é a que fiquei, a Pousada Bellas Águas. Ela é bem simples, tem quarto com ar condicionado, banheiro, camas confortáveis, café da manhã e lá mesmo você pode agendar passeios nos Lençóis. O único problema que achei eram os pernilongos, tinha muitos, então leve um repelente. O contato lá é a Dona Marileide, uma senhora muito simples mas que sempre está disposta a ajudar. Eu paguei em torno de R$180,00 por 2 noites. O contato da pousada é o 0(xx)98- 8873-1022.

Outra que conheci foi a Pousada Cajueiro. Não me hospedei nessa, apenas almocei um dia, mas a Dulce que é a dona de lá conversou batente comigo sobre a ampliação da pousada. Tem um clima bem agradável lá, apartamentos limpos e fica de frente para o Rio Grande. Além de pousada também é restaurante onde é servido o delicioso Camarão da Malásia. A diária é por volta de R$ 190,00 e você pode conhecer mais no site da pousada. Eles passam cartão.

Um ótimo lugar para jantar é no Restaurante Sol de Amaro. Tudo lá é muito caseiro, desde o ambiente até as comidas, dentre elas camarões, pizzas, caldos e por ai vai. Com R$ 20,00 dá pra comer bem lá. Fica localizado bem pertinho da Pousada Bellas Águas, não tem erro, é só perguntar.

Conhecendo os Lençóis Maranhenses

Vamos a parte mais interessante então. Os Lençóis são enormes e há muitas lagoas lá, ou seja, são dezenas de passeios diferentes. Fiquei apenas 2 dias em Santo Amaro e fiz dois passeios diferentes. O valor dos passeios em Santo Amaro são por lugar, por exemplo, lagoa X custa R$ 300,00, se você estiver em um grupo de 7 pessoas, irá sair R$ 42,00 para cada. O valor do passeio é sempre dividido pela quantidade de pessoas e você pode ficar o dia inteiro no lugar se quiser.

Fiz esses passeios com o melhor e mais simpático guia que Santo Amaro pode ter, o Srº Dedé. Se você quiser contratá-lo pode ligar diretamente para ele no 0(xx)98-8701 7240. Indico demais ele pois é paciente, explica sobre o lugar e não fica nos apressando, por ele nós poderíamos dormir nos Lençóis.

O primeiro passeio que fiz foi a Lagoa América, uma das mais bonitas de Santo Amaro e esse passeio saiu por R$150,00. Chegar nela é um pouco complicado porque só dá pra ir de barco pelo Rio Grande, então o trecho é um pouco lento.

Saindo do barco e cortando um pedaço de vegetação nós chegamos as dunas, a paisagem muda completamente e eis que nos aparece a Lagoa América, como uma criança eu fui correndo ver de perto. Ela tem um buriti no meio e a cor da água é sensacional, tons de verde esmeralda e azul turquesa que faziam me sentir no Caribe. Do lado da lagoa é cercado por dunas e acredite, a areia é fria, então independente do sol escaldante você não sentirá calor devido ao forte vento, a dica é passar protetor solar. Quando subimos algumas dunas e chegamos no topo podemos ver dezenas de lagoas com águas cristalinas. Nadamos em várias lagoas, andamos bastante e ficamos ali até o por do sol. Não há o que falar, é preciso ver.

No segundo dia de passeio, nós optamos por ir a Betânia, um vilarejo onde almoçaríamos após ir a Lagoa mais bonita de todas, gente, infelizmente me esqueci o nome dessa lagoa, mas suspeito que seja a Lagoa Gaivota. Não se preocupe, o passeio que vai a Betânia passa por lá. Esse ficou por R$350,00.

Nesse passeio nós fomos em uma Toyota, saímos de Santo Amaro e em 15 minutinhos, após atravessar alguns rios nós já estávamos no meio das dunas em uma espécie de Rally radical. Cortando as dunas, passamos por diversas lagoas, umas mais escuras, outras mais cristalinas, porém todas bonitas. Eis que a van para em frente a uma piscina azul linda, parecia uma miragem de tão surreal.

Mas a mais impressionante estava atrás das dunas dessa lagoa, subimos ela correndo e quando cheguei lá em cima tive aquela visão. A lagoa parecia mais um lago, ou o mar não sei. Era extremamente grande, tão grande que tinha até ondas. A cor da lagoa então nem se fala, um azul turquesa nas margens e aquele azul mais escuro no meio. Nesse momento eu tive a certeza que ali foi o lugar mais incrível que conheci em todas essas viagens.

Após ficar bastante tempo lá e tirar muitas fotos, nós fomos par o povoado de Betânia almoçar uma galinha caipira deliciosa na casa de uma senhora que serve comidas típicas.

Bom, essa foi a minha passagem pelos Lençóis Maranhenses. Foi curta mas bem proveitosa e espero que possa despertar sua vontade e te ajudar a conhecer esse lindo lugar que temos no Brasil.

Comente

Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.