Home»Dicas»Fui roubado / furtado na viagem! E agora?

Fui roubado / furtado na viagem! E agora?

0
Shares
Pinterest Google+

Podemos viajar para os países mais seguros do mundo, mas nunca estaremos a salvo de ser vítimas de roubo ou furto.  Primeiro precisamos saber a diferença entre um e outro; O roubo é classificado quando há uma ameaça sendo feita para que você entregue algum bem ao bandido. Já o furto é quando simplesmente pegam algo seu sem que você percebe. Lugares rola o maior número de furtos são em aeroportos, albergues e em ruas movimentadas.

Quando passamos por isso aqui no Brasil já sabemos o que fazer, mas quando isso acontece no exterior longe de casa? Pode parecer desesperador, mas calma, é mais tranquilo do que imagina! Vamos tratar aqui dos principais e mais importantes itens para um viajante, Passaporte e Documentos, Dinheiro e VTM, Cartões e Celulares.

Roubaram meu Passaporte / Identidade

Roubo e FurtoEm alguns países podemos viajar apenas com RG, como é o caso dos países que fazem parte do Mercosul, porém no resto é indispensável a apresentação do Passaporte na entrada e na saída, mas se ele foi roubado/furtado? Eai? Para começo é preciso manter a calma e não entrar em desespero, falo isso pois quando fui a Buenos Aires uma amiga foi furtada, levaram dinheiro, cartões e identidade, a coitada caiu aos prantos de choro no meio da rua achando que não retornaria ao Brasil.

Após o ocorrido você deve ir a delegacia mais próxima para registrar o Boletim de Ocorrência. Dependendo de onde esteja não é qualquer delegacia que você será atendido. Algumas atendem por departamento e bairro, então verifique qual delegacia atende a região do qual você foi roubado/furtado.

Tendo o Boletim de Ocorrência em mãos, você pode ir até a Embaixada ou Consulado Brasileiro, veja aqui a lista de consulados. Lá será possível emitir um novo passaporte ou um passaporte emergencial que pode ser emitido no mesmo dia ou em alguns dias ou também pode ganhar a Autorização de Retorno ao Brasil, um documento que você pode mostrar no aeroporto para retornar. No caso do passaporte vai ser necessário pagar uma taxa de emissão. A Embaixadas não se responsabilizam por outros documentos como CNH ou Título de Eleitor.

Roubaram meu Cartão de Crédito

Roubo e Furto 3Nesse caso, a primeira medida a ser tomada é o bloqueio do seu cartão de crédito junto a sua operadora. Caso seu cartão seja Visa, você deverá entrar em contato a Visa Global Customer Assistance Services (GCAS). Você pode conferir os telefones de cada país clicando aqui.

Já se seu cartão for MasterCard você deverá entrar em contato com a MasterCard Global ServiceTM em alguns dos telefones disponíveis, você pode ver clicando aqui. Ambos funcionam 24 horas por dia todos os dias do ano.

Um Boletim de Ocorrência também deve ser feito junto uma delegacia, mesmo que você tenha perdido e já saber que nunca mais vai encontrá-lo, a ocorrência é essencial.

Mas você foi roubado/furtado bem no começo da viagem e não tem nem cartão e nem dinheiro? Então você pode solicitar junto a sua operadora um cartão de crédito emergencial. Ele pode ser solicitado na mesma ligação de bloqueio e se aprovado pelo banco pode chegar no mesmo dia ou em alguns dias no lugar em que você estiver hospedado.

Roubaram o meu Celular

Roubo e Furto 4Com relação a aparelhos celulares não há muito o que fazer a não ser solicitar o bloqueio da linha telefônica e pedir a restituição do número quando tiver um novo chip. Outros equipamentos eletrônicos como Notebooks ou Câmeras fotográficas também não tem muita solução a não ser realizar o Boletim de Ocorrência e torcer para encontrarem.

Para o bloqueio da linha telefônica em outro país você pode ligar para:

CLARO
+ 55 11 9199-5555

OI
+55 21 2729-1301

TIM
+55 11 2847 6144

VIVO
+55 11 3056-8628

Roubaram meu Dinheiro e VTM

Roubo e Furto 2Se tiverem roubado o seu VTM (Cartão de dinheiro pré-pago) você pode solicitar o bloqueio do cartão junto a operadora para que ninguém use e depois você tem duas opções, ou solicita um outro cartão emergencial contendo o valor do que foi roubado/furtado ou solicita o saque emergencial no qual você pode pegar todo o dinheiro que estava no cartão.

Já se você perdeu dinheiro em espécie, ai meu amigo, faça o Boletim de Ocorrência na delegacia e depois chora, porque dificilmente vão encontrar dinheiro perdido.

As mesmas coisas você pode fazer em caso de perda de algum item desses, mas antes de tudo faça um seguro viagem, é sempre bom prevenir. E você? Já passou por alguma situações de roubo ou furto fora do Brasil? Me conta ai!

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

Ultra Definição - Brasília em 4K

Próximo post

Conheça o Salto do Itiquira

4 Comments

  1. Lucas
    16 de outubro de 2015 at 20:31 — Responder

    Sim, aconteceu comigo a pouco em Santiago. Estava num Starbucks e deixei a minha mochila, com todo o meu dinheiro, passaporte e cartoes bem perto de mim. Mas quando chamaram meu nome para buscar o cafe acabei deixando a mochila sozinha. Quando voltei estava outra em seu lugar cheio de papeis. Foi um pesadelo, nao conseguia sacar dinheiro, estava sem nada. Tentei frustradamente ir ao banco do brasil para sacar dinheiro mas estava fechado, ja que encerram o expediente as 14;00 hs. O jeito foi apelar para a boa vontade de brasileiros morando em santiago e bem como do consulado. Chile, nunca mais!!

    • 16 de outubro de 2015 at 22:14 — Responder

      Oi Lucas! É ruim mesmo quando acontece isso, mas tem no mundo todo sabe, aqui na Europa não é diferente não, o que tem de caso de furto você não acredita, por isso não é legal julgar o país inteiro por isso. 😉

      • Lucas
        18 de outubro de 2015 at 18:58 — Responder

        Leonardo, vc está coberto de razão. Escrevi a mensagem acima quando estava na PDI (Polícia Internacional Chile), ou seja, no calor das emoções. A grande verdade é que poderia ter acontecido em qualquer lugar do mundo e de fato não fui honesto com o povo chileno, muito humildes e simpáticos por sinal. Contrariando o que escrevi acima, voltarei ao Chile sim e muitas vezes mais. Este roubo, apesar de ter me deixado triste não foi o suficiente para estragar toda a minha viagem. Valeu man, pelo puxão de orelha! hahahaha

  2. Paulo
    9 de setembro de 2018 at 21:07 — Responder

    Olá, boa noite, passei por este pesadelo em Santiago tambem, no meu caso furtaram minha carteira no metro na hora do rush e olha que eu sou macaco velho nisso, pois moro em São Paulo e estou acostumado a pegar onibus, metro e trem lotados. Sempre fico muito atento mas dessa vez o cara foi muito mais esperto. O povo chileno,realmente é muito simpatico, solidario e educado, na delegacia muitos que estavam aguardando para fazer um B.O. nos ajudaram. Pena que tem muitos casos de furto lá, tanto na delegacia como no consulado, conheci muita gente nesta situação. Teve um caso de um senhor que foi furtado pelo motorista do taxi. Perdi dois dias de passeios correndo atras do documento de autorização para retorno ao Brasil. Uma dica, se isso acontecer com alguem e o retorno não for direto para o Brasil, você deve avisar as escalas no momento que estiver no consulado para que eles mencionem no documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *