0
Shares
Pinterest Google+

É muito difícil acreditar que nos dias de hoje ainda existam pessoas que vivem isoladas em determinados lugares e nunca viram uma televisão, telefone, computador e tudo que foi criado pelo homem moderno. Na Ilha Sentinela do Norte você encontrará pessoas assim, mas cuidado!

A Ilha Proibida

Essa ilha fica localizada no arquipélago de Andamã e Nicobar no Oceano Índico e pertence a Índia. É uma das ilhas mais antigas do planeta e onde estão localizados uma das tribos menos amistosas desse mundo, a tribo dos Sentineleses. Eles foram considerados um dos povos mais hostis do planeta pelo fato de não aceitarem nenhum contato externo, pessoas e cientistas que tentaram acessar a ilha foram mortos sem piedade. Em 2004 após o Tsunami que varreu aquela região, a Índia mandou um helicóptero de apoio para ilha, afim de socorrer algumas vitimas e levar suprimentos, nada bom, o helicóptero foi recebido com flechadas e não pode cumprir a missão. Isso faz com que a Ilha Sentinela do Norte seja a menos acessível e mais difícil de se conhecer no mundo.

Foto: Christian Caron
Foto: Christian Caron
Foto: Autor desconhecido
Foto: Autor desconhecido

O comportamento dessa tribo ainda é um mistério para os pesquisadores, não se sabe ao certo quantos existem, como foram parar ali ou que língua falam e como a ilha é uma densa mata fechada não dá pra ver como são suas moradias. O que se sabe é que eles não são cultivadores, vivem do alimento que a ilha fornece, como peixes e frutas e podem ser descendentes dos primeiros povos que surgiram na África e migraram para outras regiões há mais de 65 mil anos, ou seja, 35 mil anos antes da última era glacial, 55 mil anos antes de os grandes mamutes desapareceram da América do Norte e 62 mil anos antes de os antigos egípcios construíram as pirâmides de Gizé.

Com tantas tentativas de contato fracassadas a Índia decidiu isolar a ilha para que ninguém chegue perto, tanto propositalmente como acidentalmente. Para isso o a Marinha Indiana patrulha aquelas águas e existe um limite, a pessoa não pode chegar mais perto do que 3 milhas da costa da ilha, mas ainda sim alguns acidentes acontecem. Em 2006 2 pescadores atracaram seu barco na ilha para pescar, foram recebidos com flechadas e mortos.

Foto: Guarda Costeira Indiana
Foto: Guarda Costeira Indiana

Histórias

Em 1869 um presidiário de uma penitenciária Britânica do Arquipélago de Andamã fugiu e ficou à deriva no mar por alguns dias. Ele acabou indo para acidentalmente na ilha, onde foi recebido de forma cruel. Poucos dias depois o seu corpo foi encontrado na praia da ilha totalmente perfurado com flechas e com a garganta cortada.

Em 1981 um cargueiro de Hong Kong chamado Primorse encalhou no recife de corais de uma ilha. Para o comandante uma ilha normal, porém deserta, nada com que se preocupar. Depois de mandar um rádio o capitão e a tripulação aguardaram por alguns dias o resgate, eles decidiram esperar o resgate no cargueiro do que na praia pois as ondas estavam um pouco grandes, ou talvez desconfiaram que aquela ilha seria a Sentinela do Norte. Algum tempo depois o vigia do cargueiro avistou na praia um grupo de 50 pessoas negras, a principio eles acharam que seria o resgate, mas quando perceberam o grupo estava nú e armados com lanças e flechas.Eles estavam na praia construindo algumas canoas para alcançar o cargueiro. A tripulação entrou em desespero e mandou um outro sinal de rádio, pouco tempo depois um helicóptero de resgate levou todos do cargueiro.

Foto: Capitão Robert Fore
Foto: Capitão Robert Fore

Visitas a Ilha Sentinela do Norte

Como dito acima é proibido chegar mais perto que 3 milhas da ilha, mas não é impossível avistá-la. Caso você seja corajoso pode viajar até Port Blair, a capital das ilhas Andamã e lá contratar um barqueiro para te levar até próximo a ilha.

[adrotate group=”1″]

Comente pelo Facebook

comentários

Post Anterior

Foto em Perspectiva no Salar de Uyuni

Próximo Post

Concurso Cultural "Minha Incrível Aventura"

14 Comments

  1. 3 de junho de 2014 at 16:58 — Responder

    Que legal esse texto! Muito interessante saber que ainda existem lugares assim tão intocados, dá uma sensação boa de que o mundo ainda é muito grande e tem muito a ser desbravado! 🙂

    • 3 de junho de 2014 at 20:13 — Responder

      Legal né Thaís!? E tomara que continue assim por muito e muito tempo!

  2. Toby
    31 de agosto de 2014 at 09:12 — Responder

    Essa ilha me lembra The forest…
    Obrigado pela informacao leonardo
    flw

  3. Robert
    28 de outubro de 2014 at 00:42 — Responder

    Essa ilha satânica, ninguém consegue chegar perto desta desgraça! Esse povo que mora aí são realmente selvagens, embora tenham passado por processos de aprendizagem e saibam construir coisas e falar alguma língua que eu não quero aprender.

    Ilha satânica!

    • 28 de outubro de 2014 at 10:41 — Responder

      A ilha não é satânica Robert, mostra como é a vida seguindo seu curso natural sem a interferência da ciência, tecnologia ou religião impostas pelo homem moderno. Por isso deve ser mantida preservada. 😉

  4. Ray
    14 de novembro de 2014 at 22:42 — Responder

    Fantastico! É como.olhar para nosso proprio passado, e pensar, que eles vivem agora, como nossos antepassados viviam! Adorei

    • 14 de novembro de 2014 at 23:07 — Responder

      Demais não é Ray? Tomara que a mantenham conservada por muito tempo!

  5. Afonso Morais
    28 de Fevereiro de 2015 at 00:30 — Responder

    Ai que medo, quero mais notícias dessa ilha, adorei !

  6. Nielson
    28 de julho de 2015 at 08:09 — Responder

    Só uma pergunta, como o corpo do fugitivo britânico foi encontrado na praia da ilha ,se ninguém pode se aproximar da mesma?

    • 28 de julho de 2015 at 13:59 — Responder

      Oi Nielson! O caso do presidiário aconteceu em 1869, naquela época ninguém sabia do quão perigoso seria chegar lá. Após isso muitos pesquisadores chegaram perto da ilha para entender melhor, porém só recentemente foi vetado a aproximação de qualquer pessoa dela. 😉

  7. […] Fontes: Mundo Gump, To Longe de Casa […]

  8. placido
    27 de novembro de 2015 at 10:06 — Responder

    Isso e lindo

  9. lucas
    28 de novembro de 2015 at 13:07 — Responder

    essa ilha e muito misteriosa mais acho que essa tribo esta certa por que eles sofreram como escravos levaram chicotadas apanharam e ainda pegavam doenças graves e morriam muita umilhacao porisso essa tribo e assim

  10. Angelim
    28 de julho de 2016 at 12:06 — Responder

    Se estão vivos é por que não deixam ninguém chegar perto
    o homem “civilizado” bonzinho, dá espelho, doce,
    e depois expulsa os proprietários da terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *