Inscreva-se

Inscreva-se no blog para receber as últimas novidades!

    Image Alt

    O Carnaval de Goiandira – GO

      /  América do Sul   /  O Carnaval de Goiandira – GO

    O Carnaval de Goiandira – GO

    Eu sempre disse que não curtia Carnaval, acho uma festa bonita quando festejada do modo certo porém não era muito fã de cair na folia, mas essa ano foi um pouco diferente, fui até o município de Goiandira no Goiás conferir o Carnaval do interior!

    Sobre Goiandira

    O lugar onde hoje é o município de Goiandira já foi a terra dos Caiapós que tiveram origem de Araxá e se espalharam pelo Triângulo Mineiro. Também houve uma ocupação Portuguesa na metade do século XVII depois que os bandeirantes se instalaram na região. E uma curiosidade é que há uma Estação de Trem em Goiandira e que foi a primeira estação férrea do Estado do Goiás, inaugurada em 24 de fevereiro de 1913 e que ligava Araguari-Goiandira.

    Se você já ouviu falar em Goiandira, parabéns, muita gente não conhece. Hoje em dia é uma cidade muito pacata, tem diversas pracinhas, igrejas, estação de trem e por ai vai. Apesar de simples e ter muitas casinhas de barro, tipo colonial é possível ver também várias mansões e casarões chiques, provavelmente dos fazendeiros ricos que tem naquelas bandas. Por ter muitas fazendas nas redondezas, a maioria dos produtos comercializados na cidade são caseiros, tipo pão, leite, linguiça, até a carne vendida nos açougues são fresquinhas e baratas.

    Restaurante não é muito comum lá, mas os poucos que tem são com comidas caseiras deliciosas e típicas do Goiás. O único hotel de lá é um tal de Asa Branca, não faço ideia de quanto seja pois fiquei na casa de uns parentes, mas as pessoas que vão pro Carnaval de lá costumam alugar lojas pra armarem barracas ou dormem em Catalão, a cidade vizinha.

    Como chegar em Goiandira?

    O município fica bem no interior do estado, no sudeste do Goiás a aproximadamente 330km de Brasília através da BR-040/050 e 17km de Catalão pela GO-210, a cidade mais próxima do município. Creio que não há transporte até lá, então a única maneira é de carro.

    Folia no Carnaval de Goiandira

    Eu conheci esse município através da minha avó que é de lá, no ano de 2003 quando fui conhecer o carnaval de lá, pois me falaram muito dele. Como era um moleque de 12 anos eu não fui pro meio da festa, mas curti bastante. Lá não é nada tipo Salvador ou Olinda, é simples mas bem agitado, típico de cidade do interior. Cada ano o Carnaval de lá tem um tema especifico, nesse ano de 2014 o tema foi a Arte, e a partir do tema a prefeitura decora toda a Avenida Tiradentes que é onde acontece a festa.

    No fim dessa avenida fica um Trio Elétrico e diversos barzinhos e barraquinhas de bebidas e comidas, inclusive tem uma lanchonete lá que faz um Pastel delicioso, a massa é caseira, crocante e ele é mega recheado, só esqueci o nome da lanchonete, mas fica na esquina da Av. Tiradentes.

    A festa começa lá pras 20h e termina apenas as 4h, claro, tem o pessoal que continua lá até o dia amanhecer. Cada ano as atrações mudam, são bandas, duplas e Djs animando os foliões com todos os tipos de músicas. As pessoas também podem se inscreverem nos bloquinhos, para isso é preciso ter um grupo de pessoas e cada grupo vai desenvolver o seu “Abadá”, o bloquinho que tiver o Abadá mais bonito e criativo leva uma quantia de dinheiro. O carnaval lá e tão legal que chega a vir gente de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro só pra curtirem, fora os diversos “Barões” fazendeiros e seus filhos que chegam naquelas Caminhonetes do último ano.

    Na semana do carnaval as ruas são vazias durante o dia, coisa que a noite muda completamente. Outra coisa boa na cidade é a questão da segurança, o índice de criminalidade lá é praticamente zero, tão zerado que as pessoas chegam a dormir com as portas abertas e em 5 dias de carnaval apenas 1 caso foi registrado, uma mulher bêbada que procurou briga com um rapaz acompanhado, fora isso, todos as pessoas são muito educadas e sabem respeitar. O município também não peca na limpeza, após o termino da festa não sei o que acontece que no outro dia a Avenida está totalmente limpa, sem 1 papelzinho no chão, até os banheiros químicos ficam com cheirinho de flores.

    Bom, o Carnaval de Goiandira atrai gente de todos os lugares e é uma ótima festa. Claro, ele é bom pra quem busca algo mais “tranquilo”. Olha que eu não sou muito fã de Carnaval mas esse já me deixou com saudades. Fica dica ai, quer curtir um Carnaval do interior no ano que vem? Vai pra Goiandira!

    Comente

    Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 33 anos, sou de Brasília - DF, mas moro na Europa há mais de 8 anos. O desejo de viajar somou com uma frustração que aconteceu e me fez sair do Brasil. Eu amo viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, tanto que resolvi criar o blog Tô Longe de Casa para poder compartilhar com as pessoas todas essas minhas experiências pelo mundo.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

    Follow us on