0
Shares
Pinterest Google+

Olá pessoal! Bom, fiquei meio ausente nas postagens aqui do blog, mas não porque estava viajando e sim por alguns problemas de saúde que me fizeram pensar “e se me acontecesse durante uma viagem? Problemão!

Bom, com absoluta certeza só existem duas coisas nesse vida que podem acabar com a diversão do viajante, roubo, porque ninguém vai ficar perambulando por ai com pouca grana, e o maior deles, algum problema de saúde! Eu já não gosto de ir a hospitais na minha cidade, tanto público quanto particular, agora imagine ter que ir em algum hospital em outra cidade ou pais? Vou falar aqui de uma causa específica minha, mas vale para qualquer problema de saúde.

O probleminha que me afetou essas semanas foram algumas pedras nos meus rins que decidiram dizer um “oizinho”. Pois é, quem já teve uma crise de cálculo renal sabe como é a dor, uma dor pior que qualquer outra coisa que já senti, alguns médicos dizem que a dor no rim chega a ser pior que a dor do parto e que é preferível você sentir a dor de 10 partos normais do que a de 1 rim. Essa é um tipo de dor crônica que pode te pegar em qualquer lugar, em casa, dormindo, trabalhando, no trânsito, no avião, em uma viagem, enfim, são várias situações e ela vem sem avisar e pode durar de 1 hora a 13 horas de dor. Boa parte das pessoas tem pedra nos rins e não sabem, mesmo que minúsculas, por isso é ideal fazer algumas eco-grafias pra saber, é baratinho e não custa nada.

Fique pensando comigo depois que a dor aliviou, visitei o Deserto de Sal, Deserto do Atacama, Torres del Paine, fiz um trekking a Machu Picchu e ao Fitz Roy ou até mesmo dentro do avião, lugares um tanto que sem infraestrutura para pessoas enfermas, nunca aconteceu mas imaginei uma crise renal, ou qualquer outra dor do porte me atacando em um desses ambientes, eu estaria completamente fodido! Por isso é muito importante, antes de qualquer viagem fazer um check-up para saber como anda a saúde. Sei que a situação da saúde pública em nosso país é um caos e muita gente não tem como pagar um serviço hospitalar particular e nem um convênio médico, mas as vezes é preciso fazer um pequeno esforço antes de viajar.

Fez um exame, e deu tudo certo? Não é motivo para esbanjar saúde na hora da viagem, é bom se cuidar no decorrer da trip, ver com o médico que tipos de possíveis remédios usar, levá-los a bordo do avião para possíveis emergências e ver se o país que você vai visitar (se for viagem internacional), aceita que você entre lá com medicação.Fazer uma relação dos hospitais e postos de saúdes nas redondezas do seu local de hospedagem também é interessante para possíveis emergências. É interessante também contratar um seguro-viagem, esses são oferecidos por seguradoras, aquelas mesmas de carro e vida e também por algumas agências de turismo.

Por exemplo, no meu caso, tenho que beber muita, mas muita água mesmo para evitar novas dores, e às vezes nem a água é suficiente e a dor volta, por isso tomei uma decisão bem difícil, parar de viajar até me recuperar desse problema. É chato pois já tinha me planejado para a próxima viagem, iria fazer o trekking de 6 dias ao Monte Roraima na Venezuela mas me vi naquele lugar com dor, então acho melhor dar uma pausa nas andanças por ai. Mas assim que eu me livrar das minhas colegas dentro do meu rim estarei de volta a ativa!

Minha mensagem é só essa, pode ser aquela viagem dos sonhos, mas a sua saúde vem em primeiro lugar. Veja bem, não quero dizer que se estiver doente você não pode viajar, isso é só para evitar perrengues de grande porte. Se mesmo assim você prefere arriscar, então se jogue na estrada, mas consciente das possíveis consequências!

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

Rapel no Buraco das Araras

Próximo post

Atravessando o Estreito de Magalhães

2 Comments

  1. 16 de novembro de 2013 at 22:25 — Responder

    Muito bom o post. Nós que somos meios viciados em viajar, nunca queremos desmarcar uma viagem. Mas as vezes é necessário.
    Recentemente, desmarquei uma porque caí e quebrei o pé. Ai, também fiquei pensando no lance de fazer seguro viagem. Eu nunca fiz, e se isso tivesse acontecido numa viagem?!

    Enfim, temos que passar a tomar certos cuidados antes e durante as viagens.

  2. 9 de março de 2015 at 22:26 — Responder

    […] cheguei a comentar aqui no blog que se sua saúde está prevenida a sua viagem será divertida, ou seja, é sempre bom realizar um check-up antes de partir. Mas fazer um check-up antes não […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *