Inicio »América do Sul»Chile»Cheiro de maresia em Arica

Cheiro de maresia em Arica

0
Shares
Pinterest Google+

Atravessei a América do Sul e fui parar do outro lado do continente na cidade de Arica no Chile. Arica é localizado bem ao norte do Chile, apesar de estar no Deserto do Atacama é banhada pelo pacifico sul e é uma cidade muito aconchegante, com cheiro de peixe e maresia.

Como chegar em Arica

Existem diversos modos de chegar lá, porém a maioria é de ônibus, a cidade tem um aeroporto mas não sei como é a frequência de voos até lá. Eu cheguei em Arica vindo de ônibus desde San Pedro de Atacama em uma viagem de 9 horas, o veículo é executivo e bem confortável, ele faz algumas paradas nas cidades a caminho de Arica, dentre elas Calama, uma das maiores cidades do Atacama. Não me lembro muito bem mas a passagem custava em torno de 20 ou 30 dólares. Há também opções de ônibus vindos de Santiago.

Chegando em Arica

O ônibus chegou na rodoviária umas 5 da manhã, a rodoviária é bem organizada e lá mesmo tem um lugar que você pode deixar a sua mochila, deixamos as nossas lá e fomos andar pela cidade. Por não ser tão grande dá pra andar a pé tranquilamente. Tudo ainda estava fechado, o tempo ainda estava meio escuro e nublado e eu estava morrendo de fome, aceleramos o passo, seguimos os trilhos do trem e de lá tivemos a primeira imagem do oceano Pacífico. Caminhamos mais até a parte central da cidade aonde tem muitas lojas, muito semelhante com a Calle Florida em Buenos Aires, e foi no centro que encontrei o 1º McDonald’s dessa aventura, mas estava fechado. Encontramos uma padaria aberta e compramos algumas coisas para tomar café na rua até que a cidade começasse a despertar.

Cheiro de maresia em Arica (1)

Cheiro de maresia em Arica (2)

Cheiro de maresia em Arica (3)

Com a barriga cheia fomos caminhar e conhecer a cidade e um dos seus maiores pontos turísticos, o Morro de Arica. Vale dizer que a caminhada até lá não é muito mole não, a subida é grande e p único meio de chegar lá em cima é a pé, mas o lugar é bem lindo. Antigamente o morro foi usado como forte em uma batalha da república peruana com a república chilena para a tomada do território e no fim os chilenos ganharam, hoje funciona como um museu. Subir no morro é gratuito, você paga somente se for entrar no museu. Lá de cima a visão é fantástica, dá pra ver quase toda a cidade, o oceano pacífico e as praias.

Cheiro de maresia em Arica (5)

Cheiro de maresia em Arica (6)

Cheiro de maresia em Arica (7)

Andando mas adiante tem uma estátua, muito semelhante ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro, não sei bem se é Jesus Cristo, mas parecia bastante só que em uma proporção muito menor, logo em seguida tem os antigos canhões que eram usados em batalhas, claro que não funcionam mais, porém ficam de enfeite servindo para turistas mochileiros como nós ficarmos tirando fotos que nem uns bestas. E andando mais um pouco é possível ter uma vista privilegiada de todo o verde do oceano pacífico, ali dá pra sentar e ficar o dia todo refletindo em como somos pequenos neste planeta, a imensidão do mar é linda, você olha e não vê fim e nem se cansa de ficar olhando, realmente tudo muito lindo.

Cheiro de maresia em Arica (9)

Cheiro de maresia em Arica (10)

Eu como muitos dos brasileiros não conhecia o mar, e tão pouco a praia e foi ai que conheci pela primeira vez. Do Morro de Arica descemos novamente para a cidade para almoçar, comi no Mc Donalds mesmo, estava precisando mudar o cardápio um pouco. Após o almoço eu e meus amigos ficamos andando pelas praças da cidade, conforme íamos andando passávamos por diversas lojas de frutos do mar, bem comum por lá, todas em frente ao porto, e aquele leve cheirinho de maresia e mariscos tão bom, andamos, andamos, andamos e chegamos à praia, êê!

Cheiro de maresia em Arica (13)

Cheiro de maresia em Arica (14)

Cheiro de maresia em Arica (16)

Cheiro de maresia em Arica (17)

Devo dizer que de praia é só o nome, porque mal tinha areia, só pedras, mas mesmo assim, eu como uma criança serelepe tirei minhas botas e sai correndo pra colocar meus pezinhos no pacífico, mas a água estava super gelada, mas muito gelada mesmo, ou seja, entrar ali, nem pensar, isso tudo porque é inverno, no verão lá é mais tranquilo, mas de qualquer forma posso dizer que conheci a 1ª praia da minha vida e foi no Chile e foi no pacífico. Fiquei ali a tarde inteira, só curtindo o vento, a maresia, os pássaros e o por do sol.

Comente pelo Facebook

comentários

Post Anterior

24 anos e 196 países na bagagem!

Próximo Post

Trevolta - Viagens financiadas

2 Comments

  1. Mary
    15 de agosto de 2016 at 00:00 — Responder

    Oi Leonardo, gostaria de informações sobre o horário de ônibus que sai de SPA para Arica. Estou indo pra lá agora em setembro e estou meio perdida com isso para poder fechar meu roteiro. Se puder me envie um e-mail com as informações que vc tenha! Obrigada
    mary.nogueira@hotmail.com

    • 17 de agosto de 2016 at 15:09 — Responder

      Oi Mary, tudo bem? Para te falar a verdade eu não sei, faz muito tempo que fui e provavelmente já houve algumas mudanças de horários. Mas acho que se dar um Google você pode encontrar algo! =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *