Home»Dicas»Não esqueça o adaptador de energia!

Não esqueça o adaptador de energia!

0
Shares
Pinterest Google+

Com toda a certeza um dos maiores medos da maior parte dos viajantes é cair na estrada sem ter como filmar ou fotografar o momento, boa parte viaja bem equipado, com filmadoras, câmeras fotográficas e carregadores, mas é quando você chega ao lugar e descobre que a voltagem é diferente?

Bom, eu ainda não viajei para os EUA, Europa ou  Ásia então não posso falar de algo que não sei, vou dar a minha opinião em relação as minhas viagens pela América do Sul. Bom, de todos os países que passei e não tive nenhum problema com relação a tomadas e voltagens, exceto na Argentina onde meu problema foi o modelo da tomada. Quando fui a Bolívia, Chile, Peru e Paraguai fiquei pensando na questão da voltagem da energia, aqui em Brasília é 220v e quando fui a esses lugares não pensei em pesquisar sobre isso, fui carregando meus equipamentos na tomada e felizmente não aconteceu nada, inclusive os modelos de tomadas nesses lugares são os mesmos usados aqui no Brasil.

Adaptador Energia (2)

Já na Argentina foi um caso em particular, a voltagem é a mesma mas eu tive problemas com o modelo da tomada. Aqui no Brasil somos acostumados aquele modelo convencional de 2 pinos, mas lá na Argentina há um novo padrão que é de 3 pinos achatados, quando cheguei no Aeroporto de Ezeiza entrei em desespero, fui a uma lojinha de eletrônicos e me cobraram mais de R$60,00 por um pequeno adaptador, um absurdo. Porém há alguns lugares que ainda possuem o modelo antigo de tomada, que é o mesmo de 3 pinos achatados porém com uma entrada de 2 pinos, em todas as cidades que passei por lá encontrei esse modelo e foi o que me salvou. Mas lembre-se também das tomadas de 3 pinos redondos, a maioria dos notebooks trazem tomadas assim, nesse caso é preciso achar um adaptador de 3 pinos para se usar no adaptador convencional.

Bom, a minha dica é sempre pesquisar voltagem e modelo da tomada do lugar que você está viajando e se tiver que comprar algum adaptador ou conversor de voltagem o ideal também é comprar no Brasil. Em um lugar turístico eles sabem que sempre tem um gringo sem adaptador e vão aproveitar para cobrarem caríssimo. Outra coisa que eu super aconselho também é levarem um T (aqui chamamos de T aquele adaptador com mais de 3 entradas de tomada), nesses albergues geralmente os quartos possuem apenas 2 ou 3 tomadas assim como as áreas de convivência do albergue, o que torna as tomadas disputadíssimas por lá, levando um T você pode colocar 3 equipamentos para carregar, poupando tempo.

Comente pelo Facebook

comentários

Post anterior

Cheguei em Arequipa

Próximo post

Jessica Watson, a Penélope dos Oceanos

4 Comments

  1. Giga
    2 de setembro de 2014 at 13:20 — Responder

    Olá Leonardo, sou de Brasília também. Estou procurando pela cidade algum lugar onde comprar algum adaptador de tomada argentina para o nosso padrão. Tem ideia de onde posso encontrar um desses aqui na cidade? Já dei uma bela volta por aí, e até agora não encontrei nada, o máximo que achei foi aqueles adaptadores universais mas que servem somente para os padrões europeus e americano.

    Grato!

    • 2 de setembro de 2014 at 22:04 — Responder

      Oi Giga! Nessas casas de artigos elétricos vc deve encontrar, ou no Mercado Livre também, mas quando fui a Argentina o único lugar que tive problemas foi no aeroporto, no resto as tomadas eram iguais as daqui!

  2. Tiago
    15 de dezembro de 2014 at 22:57 — Responder

    Boa noite, estou viajando para buenos aires essa semana e gostaria de saber sobre as tomadas, aqui no brasil achei um adaptador universal com dois pinos achatados, esse de dois pinos também funciona por lá? Esses não tem o fio terra, será que tem problema?

    • 16 de dezembro de 2014 at 12:43 — Responder

      Oi Tiago! Então, existem 2 modelos de tomadas na Argentina, que são essas duas da imagem do post. O modelo antigo serve apenas para tomadas de 2 pinos normais e as novas são de 3 pinos achatados. Na maioria dos lugares o modelo antigo reina, mas em alguns já é possível ver o novo, como é o caso dos aeroportos. Tem que ver se a tomada do seu adaptador se encaixa nessa da imagem, caso contrário você precisará de um adaptador para o adaptador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *