Inicio »Curiosidades»“Skateistan” ajuda jovens no Afeganistão

“Skateistan” ajuda jovens no Afeganistão

0
Shares
Pinterest Google+

Você já ouviu falar do “Skateistan”. Na tradução correta ficaria “Skatestão”, mas mesmo assim se você não conhece não fará muita diferença traduzir ou não, mas vou te apresentar.

Já pensou em ir trabalhar em Cabul, capital do Afeganistão? Não né, afinal é um dos locais com forte atividade terrorista e falta de segurança, mas isso não foi motivo para o australiano Oliver Percovich. Em 2007 sua namorada foi a trabalho para o Afeganistão e Oliver foi junto levando consigo 3 skates, após o término do relacionamento, Oliver sem dinheiro e amigos começou a andar de skate pelas ruas de Cabul e foi chamando atenção das crianças e adolescentes que pediam para que ele as deixasse brincar um pouco, logo Oliver viu uma forma de tirar crianças das ruas e contribuir na socialização e educação delas, nascia ai o “Skateistan”.

O “Skateistan” é uma Organização Não Governamental que trabalha com jovens no Afeganistão com o intuito de contribuir para a formação do jovem através da pratica de esportes com skate e atividades educativas.

Skateistan ajuda jovens no Afeganistão (1) Skateistan ajuda jovens no Afeganistão (2)

No começo Oliver explicava lições básicas do uso do equipamento em uma piscina vazia no subúrbio de Cabul onde os jovens tiveram suas primeiras lições em rampas, nesse tempo ele recebia uma pequena ajuda de algumas embaixadas. Dois anos depois em 2009, após contribuir na educação de vários jovens de diversas classes sociais veio a maior contribuição, os governos do Canadá, Alemanha, Noruega além de indústrias voltadas ao mundo do skate doaram cerca de 85 mil euros para a construção daquele que seria o primeiro Skate Park do Afeganistão. Inaugurado em 2009 ainda o “Skateistan” foi oficializado como ONG e conta com um espaço de 1750m² onde crianças e jovens tem um ambiente tranquilo para a prática do esporte. Hoje o lugar é o único onde meninos e meninas dividem o mesmo espaço e interagem entre si. Cerca de 40% dos alunos são do sexo feminino e isso faz com que o Skate traga a igualdade em uma das sociedades mais sexistas do mundo.

Skateistan ajuda jovens no Afeganistão (3) Skateistan ajuda jovens no Afeganistão (4)

Com mais de 400 alunos por semana o Skate Park é dividido em diversas áreas de treino e salas de aula onde são ensinados gratuitamente inglês, jornalismo, teatro, fotografia, cinema dentre outras disciplinas que antes eram concedidas apenas ao alto escalão do governo afegão.

Em 2012 a escola foi vítima de um atentado terrorista onde instrutores e alunos morreram, porém não fez com que Oliver deixasse seu projeto de lado e logo foi aberto uma unidade no norte do Afeganistão, Paquistão e Camboja. Hoje o projeto tem apoio de voluntários em diversas partes do mundo e conta com ajuda de embaixadas e patrocinadores além de ter também uma loja com produtos próprios.

Skateistan ajuda jovens no Afeganistão (5) Skateistan ajuda jovens no Afeganistão (6)

Para saber mais sobre esse projeto super interessante que ajuda crianças em vários lugares acesse o site do projeto, caso queira fazer uma doação também fique a vontade.

Acesse http://skateistan.org/, veja também a página do Facebook do projeto.

Comente pelo Facebook

comentários

Post Anterior

Destinos em Time-Lapse

Próximo Post

Cidades mais caras para se sair a noite.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *